FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
pmuricy

MensagemEnviada: Qua Nov 12, 2008 1:45 pm    Assunto: Ficus Responder com citação

Boa tarde Srs,
Essa é a primeira vez que mando uma mensagem para o fórum, e gostaria da ajuda de vocês. Tenho um ficus que peguei há mais ou menos uns 5 anos em um copa de uma árvore. Desde lá já fiz diversas podas e reenvazei algumas vezes. há algum tempo esta planta estava em um lugar onde tinha pouquissimo sol e onde ela recebia bastante água, a ponto das raizes estarem apodrecendo e a árvore estar quase solta da terra. Porem, há mais ou menos um mês eu a troquei de vaso e coloquei em um lugar onde ela pega mais sol, e a melhora foi imediata. Agora gostaria da opinião/sugestão de vocês em relação ao que devo fazer com esse ficus, e tambem que tipo de substrato usar, já que sempre deixei ela em terra vegetal comum.
Grato,
Paulo Muricy

[img]http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=1109188288933224346&pid=1226507061895&aid=1226481806$pid=1226507061895[/img]

[img]http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=1109188288933224346&pid=1226507061895&aid=1226481806$pid=1226507050341[/img]

[img]http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=1109188288933224346&pid=1226507061895&aid=1226481806$pid=1226507039138[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
guifercon
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 12, 2008 2:19 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,

Sou novo aqui também mas atrevo-me a dar as boas vindas e algumas dicas:

1- poste fotos em algum site especifico pra isso, quem não tem Orkut ou firewall bloqueia (assim como eu ) nao conseguirá visualizar a foto pra te ajudar. ex: www.imageshack.us megagaleria, etc...

Ficus é uma planta extremamente forte, ÓTIMA pra começar!

Eu tenho um que estou tentando estruturar, plantei em caco de tijolo, carvão, areia, casca de pinus.
Adubo de 15 em 15 dias ja que está chovendo muito por aqui e ele esta recebendo sol e chuva direto.

Plante em qualquer tipo de sustrato, desde que seja drenante, pode ser caco de tijolo, telha, arei grossa, pedriscos.

Coloque um pouco de humus de minhoca pra ter o mínimo de nutrientes no transplante, adube depois de 30 dias.

Aguenta desfolha desde que saudável.

Espero ter ajudado.

100+,

Guilherme.
pmuricy

MensagemEnviada: Qua Nov 12, 2008 3:25 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Guilherme,
Peguei umas dicas aqui em outro tópico, e ai vão as fotos.
Abraço.

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 12, 2008 3:45 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Esse ficus parece ser da variedade Retusa. É ótimo para bonsai, ouso dizer, pois permite moldar caule e galhos de maneira pacifica, via aramação. Very Happy

Minha sugestão é que vce o retire desse vaso preto, replante em uma bacia de tamanho e profundidade médios, perfurada na lateral e no fundo. Ao fazê-lo, distribua as raizes de forma mais radial (algo como a forma da roda daqueles carroções antigos). Isso irá estabilizar melhor sua planta, além de melhorar a aparencia dela. Very Happy

Na sequencia, após o replantio (use um substrato com caco de telha/tijolinho, pedrisco, casca de pinus, carvão vegetal e terra granulada ou areia grossa sem peneirar), corte fora esses galhos mais baixos, alem de escolher o tronco mais fino nessa bifurcação central. Isso irá dar maior conicidade ao tronco inicial. Very Happy

O ficus é uma planta que responde bem a podas radicais, emitindo em seguida forte brotação. Tão logo isso aconteça, aproveite para selecionar os galhos mais bem distribuidos, para com eles formar a estruturação aerea de sua planta. Lembre-se de adubar apenas 45 dias depois do ultimo replante. Regue diariamente e mantenha a pleno sol, para que as folhas, ao serem pinçadas, nasçam menores. Very Happy

Os galhos que vc porventura cortar, use para fazer estaquias. Ao pegarem e brotarem, poderão ser usadas futuramente para preencher a planta principal, via enxertia por encostia no tronco, bem como suas raízes poderão ser agregadas com as da planta principal tambem, melhorando dessa forma o nebari radial. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
RIDDHA - JOSE JORGE

MensagemEnviada: Qui Nov 13, 2008 9:03 am    Assunto: encostia no tronco Responder com citação

Oi Nickyfury!
Interessante esse tipo enxerto. Vc teria como ensinar a técnica ou enviar um link para que possamos aprender.
grato, Riddha
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 13, 2008 11:28 pm    Assunto: Responder com citação

riddha
Desculpe a intromissão + veja no site do Atelier do Bonsai, na página inicial, fundamentos para arte, O Bonsai que fica do lado esquerdo quase no topo...
Ali vc encontra muita coisa que garanto será muito útil.
Quanto ao enxerto, esta lá também e foi postado pelo amigo Geraldo Inocêncio... veja pelo link...
http://www.atelierdobonsai.com.br/enxertia.html
Abraços
Rogério.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
RIDDHA - JOSE JORGE

MensagemEnviada: Sex Nov 14, 2008 9:00 pm    Assunto: diversos tipos de enxertia Responder com citação

Rogério
Muito obrigado pelo material. Eu somente conhecia enxertia por garfo ou borbulha. A "Encostia" e o "Enxerto por Furo" nunca tinha ouvido falar. Me foi muito útil.
Abraços, Riddha
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: