|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
samuelhw
|
Enviada: Qui Nov 20, 2008 10:09 am Assunto: Dúvidas [poda] |
|
|
Olá me chamo Samuel, cultivo bonsai aqui em minha casa... Apesar de algumas dificuldades, como local ruin... e materiais inedequados, estou conseguindo bons resulltados com os meus exemplares.... Estou me interessando e apreendendo cada dia mais com lidar com as dificuldades de cultivo. Hoje quero me tornar um bonsaista profissional, por isso gostaria de sua ajuda e conselho... acho que pra isso em 1º lugar teria que fazer um curso básico né? Pois bem já estou providênciando isso. Percebo que existem várias pessoas que se interessam pela arte...
Agora além de tantas informações... gostaria de mais um pouco de atenção. Fiz um substrato composto de telha moida e casca de punis triturda ( Gostaria de saber se está correto ou pelo menos proximo... pois vejo matérias que especifícam demais a composição tornando quase impossível a confecção por um inicante)
Estou com algumas dúvidas quanto ao estilo e poda da alguns exemplares.
Tenho Uma Eugênia que acabou de passar por uma poda drástica. Fiz a poda e coloquei ela em um escorredor com o sustrato preparado. Pois bem ela já está brotando e está ficando linda... fiz tbm a pode de estilização, porem percebi q essa epécie apos brotar... em seguida sua folhas que parecem agulhas secam..., gostaria de ajuda: devo retirar todas as folhas secas e deixar so os galhos vivos? segue o anexo de sua foto.
Tenho tbm um exemplar de ficus... aquele da folhas manchadas de branco. Fiz tbm uma poda drástica e coloquei ele em um escorrendo com substrato preparado para posteiormente colocar em um vaso definitio. Ele está indo bem e já começou a brotar. Gostaria de saber se já devo moldar seus brotos de acordo com o estilo escolhido, fiquei em dúvida por serem muito finos.
Bom é so isso, espero respota! Abraços! _________________ ......samuel [ oWenceslau ]...... |
|
|
 |
Wagner Trindade
Registrado: 13/08/08 Idade: 50 Mensagens: 61 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Nov 20, 2008 10:39 am Assunto: |
|
|
Olá,
Eu também não tenho muita experiencia por isso vou falar das minhas tentativas com relação ao substrato. Tenho usado com sucesso mistura de terra, areia de construção e tijolo/telha triturado do tamanho de um grão de feijão (mais ou menos). Ou então mistura de terra, areia de construção e pedriscos que eu compro em casa de material de construção. São pedriscos que o pessoal usa para colocar no piso de estacionamento ou de estufas.
Uso os três em proporção igual.
Como falei tenho pouco experiência! Mas minhas plantas tem gostado dessa mistura. Minha humilde colaboração....
Com certeza outros colegas com mais tempo de estrada vão dar suas opiniões e eu vou poder aprender coisas novas nesse tema.
Um abraço,
Wagner |
|
|
 |
samuelhw
|
Enviada: Qui Nov 20, 2008 4:42 pm Assunto: OK!!! |
|
|
Obrigado pela resposta....já foi de grande ajuda!! Aguardo mais respostas!!!
........w.......... _________________ ......samuel [ oWenceslau ]...... |
|
|
 |
calao

Registrado: 01/08/07 Idade: 66 Mensagens: 80 Localização: Pedralva/MG
|
Enviada: Seg Nov 24, 2008 9:11 pm Assunto: |
|
|
Boa noite a todos, tambem uso em meu substrato areia,terra e pedrisco tudo em medida igual, tenho mais de trezentas mudas de floriferas e flutiferas e todas estão saldaveis. _________________ Deus está conosco.
PEDRALVA/MG - A CIDADE DOS GÊMEOS
Lat. 22° 14' 34" Sul
Long. 45° 27' 57" Oeste
Altitude 911 Metros - Área 217,834 Km
 |
|
|
 |
rgomes
|
Enviada: Ter Nov 25, 2008 2:28 pm Assunto: |
|
|
boa tarde!
Samuel, ramos mais ternros são mais fáceis de moldar mais também é mais fácil deixar marcas devido a amarração indevida eu sugiro que você espere os galhos tomarem um pouco mais de porte, sem que fiquem muito fortes e só então proceda a amarração.
valeuuss
Renato |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|