|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Nov 14, 2008 2:07 pm Assunto: Imitação de Araucária |
|
|
Não sei quem foi o artista pois esta foto foi tirada por um compadre meu numa pousada na Serra gaúcha, mas especificamente em Cambará do Sul.
Mas fiquei impressionado com a perfeição da imitação de uma araucária, estilizada a partir aparentemente de uma conífera.
Para quem convive com araucárias, chama a atenção dos detalhes, como o aspecto da casca, a distribuição e aspecto dos galhos, a presença de musgo nas partes mais sombreadas, tudo com muito perfeição. A caixa de fósforo e a garrafa de álcool dão uma idéia de tamanho.
Infelizmente está plantada num vaso de plástico estilo "mausai". Mas isso não tira o mérito de quem estilizou es planta. Em minha humilde opinião.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 14, 2008 10:18 pm Assunto: |
|
|
Hehehehe amigo Élio, se vc não coloca que não é Araucária, iria instigar muitos que sonham com um bonsai desta espécie.
Mas realmente muito bom o trabalho ficou realmente muito parecido com a nossa querida Araucária que por sinal é a arvore simbolo no nosso estado.
Parabéns ao autor, e obrigado por compartilhar conosco este trabalho. Caso descobra a espécie avise.
Um abraço
Gerson Araldi _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
Leandro MM Visitante
|
Enviada: Sáb Nov 15, 2008 7:47 am Assunto: Um trabalho perfeito... |
|
|
Irmão Elio, parabéns pela percepção do excelente material, muito bom mesmo, me parece uma kaizuca, mesmo que não seja já me serviu de inspiração para fazer algo parecido.
Acho que essa pode ser mais uma faceta do bonsai, despertar a observação e nos propor trabalhos inspirados na natureza, não acha?
Um TFA.'. |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Nov 16, 2008 8:54 pm Assunto: |
|
|
É Amigo Araldi, de fato o sonho de um bonsai de araucária já foi manifestado muitas vezes neste fórum. Por isso quiz compartilhar para ajudar na inspiração dos colegas.
De fato Leandro, meu irmão, a natureza sempre deve ser nossa maior inspiradora.
Dori, compartilho com o amigo da preocupação de parecer artificial. Como não fui eu quem fotografou não posso afirmar por opinião própria, mas creio que o meu compadre e a comadre juntos, que já até viveram em sítio não iriam se enganar tão feio...
Será que vou ter que fazer uma viagem até aquela Pousada para confirmar? Então por enquanto tá valendo que natural.
Abraços a todos _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 16, 2008 9:17 pm Assunto: |
|
|
Observe bem a foto, alguns indícios.
- Tem um brilho plástico nas folhas do lado direito.
- As bases dos galhos tem um revestimento verde, parece musgo. não é natural.
- O musgo sobre a terra, tem 2 cores bem definidas.
- Aquela "graminha no lado direito do tronco" é de plástico mesmo.
- Alguém poderia ter se dedicado tanto a formatar uma árvore e plantado nesse vaso proibido o têrmo de 50 centavos?
Artificial, me desculpe o seu compadre. isso se ele não estiver lhe pregando uma peça. _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Nov 17, 2008 8:18 am Assunto: |
|
|
Se não for artificial é uma criptoméria PIPO. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 17, 2008 9:09 am Assunto: |
|
|
Dori,
Muito interessantes suas observações. Agradeço.
Estou sentindo neste momento o quanto é complicado falar por aquilo que a gente não viu pessoalmente.
Talvez tenha faltado senso crítico de minha parte.
No momento que recebi as fotos por e-mail, nem me passou pela cabeça questionar a autenticidade do material, parti do princípio de que quem viu, viu certo.
Mas a estas alturas já estou não com uma, mas com duas pulgas atrás da orelha também. Agora fiquei "encucado". O problema é que não tenho previsão de ir para aquela região.
As plantas artificiais são feitas em grande quantidade de modo que não deverá tardar em aparecer alguém que tenha visto o mesmo em outro lugar.
|
|
 |
CASSIO CORTEZE
Registrado: 05/11/08 Idade: 37 Mensagens: 36 Localização: CAXIAS DO SUL-RS
|
Enviada: Seg Nov 17, 2008 9:27 am Assunto: |
|
|
Caros amigos,
Tomara que não seja artifiicial, pois é muito linda! hehe.
Cambará do Sul? Sou de Caxias do Sul... me passem por favor o endereço correto da pousada que, quando passar por aquela região, farei o possível para vê-la, aí tiramos as dúvidas.
Um abraço à todos!
Cássio |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 17, 2008 3:49 pm Assunto: |
|
|
Cassio, vou conseguir e te passo um MP.
Eu também estou interessado em uma resposta definitava.
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Ter Nov 18, 2008 9:56 pm Assunto: |
|
|
Caro Amigo Elio,
minha opinião é que se trata de uma miniatura artificial, isso levando em conta a aparência com muito brilho e outros dados relatados por colégas.
Amigo Cássio,
como gosta de viajar, está ai a oportunidade de vc esclarecer todas as dúvidas ref. a autenticidade ou não do material em discução.Vai lá e conta a verdadeira estória.
Abraços - Ivanil |
|
|
 |
CASSIO CORTEZE
Registrado: 05/11/08 Idade: 37 Mensagens: 36 Localização: CAXIAS DO SUL-RS
|
Enviada: Qua Nov 19, 2008 7:28 am Assunto: |
|
|
Opa! vontade de viajar não falta, o problema é tempo, hehe. Mas assim que possível, que estiver pela região, darei uma passada nem que seja somente para satisfazer a curiosidade... hehe..
Abraço |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Dez 01, 2008 7:58 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, pode até não ser falsa, mas que parece falsa, parece.
As tentativas de se tentar formar algo parecido a bonsai com uma araucária é tão antiga no sul, quanto o é, aqui no planalto central, de se formar bonsai com um pequizeiro:
No site da infojardin, informações detalhadas sobre essa espécie exótica:
http://fichas.infojardin.com/bonsai/araucaria-heterophylla-araucaria-excelsa-bonsai.htm
E aqui, o famoso pequizeiro:
http://www.biologo.com.br/plantas/cerrado/pequi.html
A sinuosidade de tronco e galhos é natural, como mostra a foto abaixo:
As folhas são muito grandes, dificeis reduzir, mesmo com desfolha constante. A reprodução via alporque, até onde sei, não foi conseguida, mesmo nos campos da EMBRAPA, que desenvolve projeto piloto para produção de mudas via sementeiras selecionadas: a cada mil sementes, 400 ou 500 é que brotam, sendo que apenas um terço disso é que desenvolve plantas adultas. No cerrado, porém, cresce a torto e a direito (não tão a direito, diga-se..rss). _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Dez 02, 2008 9:26 am Assunto: |
|
|
Vejam bem,pode até ser artificial, mas qdo a vi sem ler os comentários posteriores, achei logo que se tratava de um pinheiro alemão, daqueles usados para fazer árvores de natal, o legítimo, por sinal.
Tenho quase certeza de que o seja!
Abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 02, 2008 11:01 am Assunto: |
|
|
Ah fala sério!
Estamos em um forum sobre bonsai, pessoas que entendem de plantas.
e não conseguem distinguir uma planta de plástico de uma verdadeira? _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|