FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jin e Shari
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
CASSIO CORTEZE

MensagemEnviada: Ter Nov 18, 2008 12:33 pm    Assunto: Jin e Shari Responder com citação

Caros amigos,

Tenho certeza de que estou indo longe de mais por ser um iniciante no assunto (no que diz respeito a bonsai no geral), mas gostaria de aprender algumas coisas referente aos estilos Jin e Shari, pois realmente me deixam de boca aberta sempre que vejo um trabalho do gênero.

Abaixo faço algumas perguntas simples para a maioria, mas que para mim farão com que eu entenda melhor e não me coloque a fazer o que ainda não sei, hehe.

- O processo de realização de um Jin ou Shari se inicia com a árvore totalmente viva certo? e quando a casca é retirada, como se deve proceder com a madeira exposta? esta não ficará aberta e literalmente "perderá" seiva? (desculpem minha ignorância)

- Para realização do processo, existem alguns aspectos que devem ser observados? Por exemplo, existe alguma forma que não deve ser realizada, ou então alguma parte da casca e/ou da madeira (que se tornará madeira morta) que não deve ser retirada?

- Existe uma idade adequada para iniciar o processo?

- Quais os cuidados que se deve tomar após a realização de tais estilos? A planta corre alguns riscos de vida?

- O que deve ser passado na madeira, após realização das incisões?

Acho que por enquanto é só pessoal. Pretendo encontrar algum Juníperus interessante o qual seja possível realizar o meu primeiro trabalho, claro, depois de estudar bastante as técnicas e com a supervisão de algum mestre que estiver disposto a me ajudar, hehe. Também solicito aos comerciantes de mudas/bonsai/pré-bonsai que, se tiverem algum exemplar de algum Juníperus o qual seria interessante para a realização de tais estilos, que me contatem através do fórum ou do e mail cassiocorteze@gmail.com

Mais uma vez agradeço a todos os amigos!!!!

Cássio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 23, 2008 11:58 am    Assunto: Responder com citação

Cassio,

a árvore vai estar viva sim. Após a retirada da casca ela ficará sem seiva por não ter tecido para conduzí-la. O galho utilizado será morto depois um tempo por falta desta seiva. Caso a técnica seja o shari, onde se tem a retirada de apenas um lado da casca, deverá ser feita do lado onde não se pretende ter massa foliar.

O ideal é que não seja feito em galhos muito finos, já que estes ficam muito quebradiços e pode-se perder o trabalho e estética da planta.

Após a execução da técnica deve ser feita uma proteção com calda bordalesa (calda sulfocácica), ou outro material encontrado. Eu uso cola de madeira misturada com pasta de dentes branca. A cola é uma que vem em tubo como a cola branca. proteje bem. Mas acho que existem possibilidades muito boas e até melhores que podem ser feitas em casa. O único risco é de a madeira exposta se atacada por fungos e acabar apodrecendo. Se a madeira continuar a ser atacada sem nenhum cuidado pode atacar o cerne da madeira pelo furo que ficou do galho e matar mais da planta.

O site abaixo é do Sergivaldo, excelente bonsaísta, com fácil entendimento do básico sobre as técnicas.

http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/informacoes_arquivos/estetica.htm

Como você mesmo já se tocou, estas técnicas não são para ser realizadas de qualquer forma. É melhor ter mais conhecimento da técnica, estudando pela internet e se fizer um curso melhor ainda. Não faça em plantas muito boas para não matá-las e se arrepender. Experimente em plantas que podem até estar vivas, galhos de árvore mais finos para aprender.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: