|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcos josé
|
Enviada: Dom Nov 16, 2008 10:45 am Assunto: Pergunta!! |
|
|
Olá amigos, sempre quando fasso reenvase de minhas mudas coloco uma camada de pedriscos por cima do substrato para evitar que a agua de irrigação fassa buracos no substrato!!! Isso pode ser feito? Atrabalha o efeito das adubações ( TM e Granulados)?? Obrigado amigos... |
|
|
 |
CASSIO CORTEZE
Registrado: 05/11/08 Idade: 37 Mensagens: 36 Localização: CAXIAS DO SUL-RS
|
Enviada: Seg Nov 17, 2008 9:45 am Assunto: |
|
|
Olá amigo Marcos,
Eu comprei algumas mudas e bonsai, e já vieram (da floricultura) com alguns pedriscos (aqueles de aquario), porém, as minhas sempre vieram com musgos além dos pedriscos, ACHO que não tem problema, porém, acho interessante você buscar respostas com alguém mais experiente.
Tenho alguns amigos experientes no assunto, vou me informar e assim que tiver uma resposta posto aqui.
Um abraço!
Cássio |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Nov 23, 2008 8:48 am Assunto: |
|
|
Marcos,
para plantas em desenvolvimento não tem problema. Pode até usar brita maior para ficar mais fácil de retirar depois que o substrato ficar mais firme. O uso de pedriscos de aquário não é uma boa por ser a maioria de origem marmórea, o que pode deixar a substrato com ph básico.
Para o bonsai não é uma boa opção já que deixa a planta com aspecto pouco natural. Em bonsai não se usa outra coisa se não a cobetura verde com alguns espaços mostrando o substrato, com pedriscos e tudo que contém. A colocação de pedras, pedriscos, figuras ou estradinhas de pedra se dá no penjing árvore, de origem chinesa.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
rgomes
|
Enviada: Ter Nov 25, 2008 2:20 pm Assunto: |
|
|
Oi Marcos,
Uma outra opção seria a utilização de cacos de telha de barro eles podem ajudar na proteção do substrato. Procure um padrão no tamanho dos cacos evitando a areia que se forma. Eu busco sempre os pedaços com mais ou menos 0,5 cm.
espero que ajude!
Renato |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|