FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pergunta!!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcos josé

MensagemEnviada: Dom Nov 16, 2008 10:45 am    Assunto: Pergunta!! Responder com citação

Olá amigos, sempre quando fasso reenvase de minhas mudas coloco uma camada de pedriscos por cima do substrato para evitar que a agua de irrigação fassa buracos no substrato!!! Isso pode ser feito? Atrabalha o efeito das adubações ( TM e Granulados)?? Obrigado amigos...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
CASSIO CORTEZE

MensagemEnviada: Seg Nov 17, 2008 9:45 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigo Marcos,

Eu comprei algumas mudas e bonsai, e já vieram (da floricultura) com alguns pedriscos (aqueles de aquario), porém, as minhas sempre vieram com musgos além dos pedriscos, ACHO que não tem problema, porém, acho interessante você buscar respostas com alguém mais experiente.
Tenho alguns amigos experientes no assunto, vou me informar e assim que tiver uma resposta posto aqui.

Um abraço!
Cássio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 23, 2008 8:48 am    Assunto: Responder com citação

Marcos,

para plantas em desenvolvimento não tem problema. Pode até usar brita maior para ficar mais fácil de retirar depois que o substrato ficar mais firme. O uso de pedriscos de aquário não é uma boa por ser a maioria de origem marmórea, o que pode deixar a substrato com ph básico.

Para o bonsai não é uma boa opção já que deixa a planta com aspecto pouco natural. Em bonsai não se usa outra coisa se não a cobetura verde com alguns espaços mostrando o substrato, com pedriscos e tudo que contém. A colocação de pedras, pedriscos, figuras ou estradinhas de pedra se dá no penjing árvore, de origem chinesa.

T+
rgomes

MensagemEnviada: Ter Nov 25, 2008 2:20 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Marcos,

Uma outra opção seria a utilização de cacos de telha de barro eles podem ajudar na proteção do substrato. Procure um padrão no tamanho dos cacos evitando a areia que se forma. Eu busco sempre os pedaços com mais ou menos 0,5 cm.

espero que ajude!

Renato
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: