FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Muda de primavera só cresce para baixo...
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/10/06
Mensagens: 312
Localização: são paulo

MensagemEnviada: Sex Jan 16, 2009 9:12 pm    Assunto: Muda de primavera só cresce para baixo... Responder com citação

Olá, amigos.
Esta muda de primavera foi feita por estaquia, mas logo que pus no escorredor ela já tombou para o lado e os ramos dela só crescem para baixo (!!).
Desculpem a pergunta de iniciante, mas acham que ela um dia pode virar um bonsai?
Espero que dê para entender pelas fotos como ela é.
Acho que é uma primavera com complexo de salgueiro...
Laughing

vista de cima

ramos crescendo para baixo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Jan 16, 2009 9:52 pm    Assunto: Responder com citação

Ana todas as primaveras que eu vi até hoje, incluindo a minha, quando os galhos ficam mais compridos tendem a tombar, a sua me parece bem normal. Não se esqueça de aramar o tronco desde já para dar forma ao futuro bonsai. E espero que você não se incomode por eu dizer, mas não se esqueça de por areia no pratinho de suas plantas por causa da dengue.

Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/10/06
Mensagens: 312
Localização: são paulo

MensagemEnviada: Sáb Jan 17, 2009 8:08 am    Assunto: Responder com citação

Não me incomodo, claro que não! Vc tem toda razão.
Sei que vai parecer desculpa, mas o pratinho nunca fica com água. Se acontece de estar assim. Foi uma exceção... Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 49
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Sáb Jan 17, 2009 1:40 pm    Assunto: Responder com citação

Como vai Ana,

Pois é... As primaveras costumam demorar a engrossar o caule quando colocadas em vasos... Mas o crescimento vertical continua acentuado. Sad

Mas enquanto você vai aguardado esta, proponho fazer outras estacas com maior calibre. Rolling Eyes

A propósito, ela me parece estar sofrendo de alguma praga. Aparentemente parece ser ácaros... Vale a pena dá uma observada nas folhas.

Boa sorte. Wink

Franz Lopes
_________________
"O que fazemos em vida, ecoa na eternidade"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Sáb Jan 17, 2009 2:24 pm    Assunto: Responder com citação

anaestela,

como o Marco_Avelar disse, as primaveras agem dessa maneira, é uma característica da espécie.

Voltei para ver as fotos e o Franz Lopes percebeu que tua planta está realmente com problema, veja as manchas amareladas nas folhas.

Abraço - Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/10/06
Mensagens: 312
Localização: são paulo

MensagemEnviada: Sáb Jan 17, 2009 3:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, amigos. Pois é, eu notei estas folhas, mas eu acho que é algum desbalanceamento de nutrientes.
Não estou certa, mas acho que não é pragas, pois ela está ao lado de duas outras mudas de primavera que não estão apresentando problemas.
Se for ácaros, não dá para vê-los, não é?
Vcs sugerem algum tratamento?
Ana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 09/01/06
Idade: 54
Mensagens: 629
Localização: Aparecida de Goiânia-GO

MensagemEnviada: Sáb Jan 17, 2009 3:39 pm    Assunto: Responder com citação

Ana, dá impressão de falta de ferro, como as azaléias elas também gostam, coloco um pedaço de bombril nas minhas quando começam a apresentar descoloração nas folhas, faço isso também com as azaléias.
Quanto ao crescimento, se o galho crescer demais acontece isso mesmo e começa a brotar no alto da curva.
Outra coisa, esta espécie não gosta de muita água não e a terra mais orgânica também é recomendável.
Abraços
Fellini
_________________
FELLINI
A Natureza é sábia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/10/06
Mensagens: 312
Localização: são paulo

MensagemEnviada: Sáb Jan 17, 2009 7:23 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada!!
vou tentar o bombril.
Vc enterra? Desculpe se a pergunta for idiota, mas não quero fazer bobagem com ela.
Ana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 09/01/06
Idade: 54
Mensagens: 629
Localização: Aparecida de Goiânia-GO

MensagemEnviada: Sáb Jan 17, 2009 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

não precisa enterrar, você coloca ele em um canto, como o adubo, sabe.
Ele vai enferrujar rapidinho e em até 6 meses ele some.
_________________
FELLINI
A Natureza é sábia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/10/06
Mensagens: 312
Localização: são paulo

MensagemEnviada: Dom Jan 18, 2009 10:42 am    Assunto: Responder com citação

obrigada!! vou tentar. depois eu conto se funcionou.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 41
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Seg Jan 19, 2009 1:51 am    Assunto: Responder com citação

Não é deficiencia não... isto é praga. De uma olhada e veja se vc não encontra cigarrinas verdes, elas podem ser bem pequenas e costumam pular quando vc balança as folhas.
Só lembrando sintomas de deficiencia nutricional na maioria dos casos aparecem em folhas velhas ou folhas novas, para aparecer em tudo geralmente é algum macronutriente e a condição pode ser bem feia para isso ocorrer. A planta está parecendo saudavel.
tente bater uma foto da folha bem de perto para fazer uma melhor avaliação.
Um abraço
Ricardo Loriggio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/10/06
Mensagens: 312
Localização: são paulo

MensagemEnviada: Seg Jan 19, 2009 12:56 pm    Assunto: Responder com citação

OK, vou bater fotos das folhas e postar aqui, e vou procurar as cigarrinhas ou outros bichos.
Obrigada!
Ana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Seg Jan 19, 2009 3:24 pm    Assunto: Responder com citação

Ana,
PARA não desanimar vc, acredito q vc poderia escolher mais umas duas mudas de especies diferentes pra começar. Eu recomendaria um ficus e um pre-bonsai de azalea, talvez pelas condições de iluminação e espaço q vc tem elas devem se adequar bem, escolha bem o material, ficus responde bem rapido as podas é flexivel (exeto o boni) e resistente agua, adubos e sol, tanto d+ quanto d-. É bem facil de achar boas mudas em ortos e viveiros de plantas, de preferencia aqueles largados em cantos remotos, os excluidos por serem tortuosos e de ramificação irregular Very Happy Very Happy Very Happy tudo q procuramos Exclamation Exclamation Exclamation .
Dessa forma vc poderá trabalhar uma planta enquanto outra descansa, é uma das coisas mais dificieis q tem é controlar a ansiedade de mexer nas plantinhas.


Como já foi dito, essa planta demora bastante pra engrossar em vaso tb não é muito trivial arama-las.
A buganvillea precisa de muito sol pra florir com vontade por isso recomendei a azalea q pelo q tenho lido precisa de menos sol. Esse post meu é pq acredito q vc tenha escolhido a buganvilea por conta das flores, certo?


é isso, espero ter ajudado vc Ana, eu por exemplo comecei com um Pé de cajá.... até hj a unica planta dessa q vi como bonsai é a minha, penei pra pegar macetes dela.
como so tinha ela todo dia eu dava uma tesolrada . rsrsrsrs

fui deixa-la mais quieta a medida q fui arranjando outras mudas..
abraços
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/10/06
Mensagens: 312
Localização: são paulo

MensagemEnviada: Seg Jan 19, 2009 3:36 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
eu por exemplo comecei com um Pé de cajá.... até hj a unica planta dessa q vi como bonsai é a minha, penei pra pegar macetes dela.
como so tinha ela todo dia eu dava uma tesolrada . rsrsrsrs


Laughing Laughing
Coitada!!

Filipe, obrigada pelo seu incentivo. Eu tenho uma muda de ficus, mas não sei se ela é boa. Vou pegar uma foto para mostrar.

Cai de paraquedas no bonsai, quando ganhei uma muda bem raquítica de cipreste, destes "mausais" que vendem por aí. Fiquei com pena da proibido o têrmo e resolvi estudar mais pra saber como cuidar.

Aí fui plantando tudo o que achava e colocando no escorredor até quase não ter mais espaço em casa.

Sim, escolhi a primavera por causa das flores. Esta tem uma flor vermelho-sangue, maravilhosa, mas sei que é difícil ela florescer em vaso e apartamento...

Também tenho uma jabu, o cipreste, o ficus, e dois escorredores com plantas da bahia (!!!): canafístula e jurema preta.

Mas por enquanto estou só nas mudas e acho que tenho que estudar muito ainda pra me arriscar a estilizar uma delas...

Bem, agora que vc me deu a idéia, vou pensar numa azaléia, hahaha.

Um abraço e obrigada mesmo pelo incentivo.

Ana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/10/06
Mensagens: 312
Localização: são paulo

MensagemEnviada: Ter Jan 20, 2009 2:56 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo, você estava certo! Fui olhar SOB as folhas e... bingo!! cigarrinhas verdes!
Pulverizei com neem, por enquanto, mas imagino que deva haver controle mais específico.
Agora, vou bater umas fotos das folhas e colocar no fórum de pragas, pra fazer a pergunta no lugar correto...
Obrigada!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil