Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Felipe Conde Sales
Registrado: 18/11/08 Idade: 37 Mensagens: 2 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Ter Nov 18, 2008 10:55 am Assunto: Bonsai de Laranjeira |
|
|
Acabei de comprar um bonsai de laranjeira e ele veio com várias pedras em cima do vaso..
quando retirei as pedras(acho muito feio), vi que a raiz está um tanto para fora, como se tivesse faltando areia no vaso.
posso deixar assim mesmo ou alguem aconselha q eu cubra com terra preta?
vlw
  |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Ter Nov 18, 2008 11:07 pm Assunto: |
|
|
Amigo Felipe Conde Sales
Se fosse minha eu colocaria em um escorredor ou uma bacia com furos no fundo e do lados. Com um palito ou garfo desses de jardinagem desfaria uns 20% do torrão para separar as raízes e plantaria em umas das opções acima citadas.
Usaria uma mistura de 40% areia grossa de construção lavada, 40% de substrato para mudas ou uma terra granulada de boa procedência e 20% esterco de vaca bem curtido. Misturaria bem e colocaria até cobrir o torrão + ou - 1 ou 2 centímetros.
Assim ela cresce melhor e engrossa o tronco + rápido.
Quando as raízes estiverem saindo pelos buraquinhos vc pode passar ela para mamadeira.
Abraços
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Nov 19, 2008 12:22 am Assunto: |
|
|
Foto maior pra ajudar...
Eu tenho duas mudas de Limão Rosa e uma de Tangerina e o que percebi ao fazer o reenvase, é que as raízes capilares quebram com muita facilidade, portanto deve-se ter cuidado quando for desfazer o torrão. Use um esguicho de água leve...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Felipe Conde Sales
Registrado: 18/11/08 Idade: 37 Mensagens: 2 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Qua Nov 19, 2008 11:20 am Assunto: |
|
|
Seria nescessario comolcar em um escorredor ou na bacia, ou se eu deixar ele no vaso que está ta bom? |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Qua Nov 19, 2008 8:12 pm Assunto: |
|
|
Amigo
A transferência para uma bacia ou escorredor serviria para dar força a planta.
Se é isso que quer, então eu recomendo que faça isso.
Vc verá uma grande melhora como mais brotações, engorda da planta e crescimento de dela.
Acho que vale a pena.
Abraços
Rogério _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Nov 23, 2008 8:56 am Assunto: |
|
|
Felipe,
sua planta ainda não é um bonsai, mas sim uma muda em vaso raso. Só estar em vaso raso não torna uma planta um bonsai.
o site do nosso colega de fórum e excelente bonsaísta, o Sergivaldo, tem boas dicas para serem seguidas como critérios básicos para uma planta ser chamada de bonsai.
http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/informacoes_arquivos/criterios_basicos.htm
Dê uma lida na página e aproveite para navegar um pouco por ela, é uma página de linguagem fácil e muito esclarecedora.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|