|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Wagner Trindade
Registrado: 13/08/08 Idade: 50 Mensagens: 61 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Nov 18, 2008 6:26 am Assunto: Continuando uma jabuticabeira |
|
|
Olá a todos,
Em agosto coloquei um tópico sobre uma jabuticabeira que eu estava começando a trabalhar como bonsai. Essa é uma planta que cultivei desde a semente e ela tem uns 04 anos. Vejam foto dela quando eu comecei. Era inverno, ela fica totalmente sem folhas nessa época e aproveitei para podar os galhos.
Seguindo sugestões do pessoal aqui do fórum eu podei um pouco mais e agora em novembro ela está com bastante brotações. Nesse final de semana vou mexer nela e trocar de vaso, colocando em um escorredor com terra e caco de telha. Vejam como ela está:
Frente (?)
visão do lado direito
Visão do lado esquerdo
Detalhe da raiz
Bom... gostaria de ouvir um pouco as opiniões dos amigos.
Eu devo já pensar em aramar ou deixo ela quieta mais um tempo? Gostaria da opinião dos amigos de como começar a estilizar essa planta.
Obrigado a todos!
Wagner |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 19, 2008 8:28 pm Assunto: |
|
|
Caro Amigo Wagner !
Bela jabuticabeira , no meu ponto de vista o que deve estar
te deixando na dúvida para o inicio da estilisação é que vc fez a
primeira poda sem definir qual seria o tronco principal podando-os
porem sem definir quem seria tronco e quem seria galho.
Na minha opinião vc deve fazer uma poda geral e bem mais a
baixo ( mais pro final da primavera ) pois ela ainda esta evoluindo
da 1ª poda ,eu escolheria o galho central para tronco podando-o
logo abaixo da 1ª bifurcação ,o galho da direita podaria a 2 dedos
da saida do tronco central ,o da esquerda um pouco mais abaixo
seria ai o 1º patamar .feito isto a colocaria na mamadeira ou vaso
grande para desenvouver, caro amigo sei que é uma sujestão meio
radical mas é o que vislumbro no momento para sua planta ,vamos
aguardar mais opiniões dos colegas ok.
G abraço .
Pv. |
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Qua Nov 19, 2008 11:39 pm Assunto: |
|
|
Oi Wagner...
Concordo com o Paulo numa poda meio radical para escolha do tronco principal...
Acho que poderia ficar assim fazendo-se a escolha do tronco contornado em preto.
Abraços. |
|
|
 |
Wagner Trindade
|
Enviada: Qui Nov 20, 2008 7:05 am Assunto: |
|
|
Paulo Ventura,
Realmente, a dúvida surgiu pois não tenho muita experiência e a planta tem várias opções de trabalho. Mas não consigo bater os olhos e decidir o caminho!! Acho que eu entendi sua sugestão.
Quando você fala "final da primavera" para fazer a poda você quer dizer o que, meados de dezembro? Aqui em São Paulo o clima é meio bagunçado....
Paulo Roberto,
Show de bola sua projeção! Deu uma orientação muito boa sobre o potencial da planta. De novo, estou começando com o bonsai. Eu mexo com plantas já faz um tempo, mas não com bonsai. Fazer uma poda desse dá um medo danado! A jabuticabeira aguenta?
Gostaria de mais sugestões dos amigos do fórum.
Um abraço a todos,
Wagner |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Nov 20, 2008 11:32 pm Assunto: |
|
|
Oi Wagner... Eu tenho algumas jabuticabeiras (gosto mto delas) e venho testando vários procedimentos com elas...
Primeiro (e somente) eu cortaria o tronco direito, o q vai deixar uma grande ferida a cicatrizar na base... Se vc deixar ela crescer livremente com bastante adubação isso acontece em poucos anos.
Neste tempo vc pode selecionar os galhos que quiser pra estrutura futura dela (ela brota abundantemente) sem desprezar os outros que podem ser podados a cada ano.
Se vc aramar o broto novo da jabuticabeira ele rapidamente "pega a forma", o q depois de mais velho demora mto, a ponto do arame marcar profundamente a casca e o galho ainda não deter a forma.
Abraço. |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sex Nov 21, 2008 8:10 am Assunto: Bela projeção |
|
|
Amigo Wagner, fecho com a projeção do amigo Paulo. Esta mostrando uma boa sinuosidade no tachiagari e um belo nebari.
Parabéns pela visão privilegiada Paulo.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Sex Nov 21, 2008 9:04 am Assunto: |
|
|
Cara, eu não concordo mto com essa projeção...
Nós estamos mto bitolados à estética pura e ao ideal artístico do bonsai japonês, que tem como base as espécies deles, sobretudo as coniferas, que realmente têm um crescimento diferente das nossas plantas daqui...
Isso foi bem discutido no evento da niponbonsai....
Eu definiria sim um "tronco-principal" para sua jabuticabeira, mas deixaria -o apenas mais alto q os demais "troncos" fazendo uma copa bem ampla, como é comum ver nessas árvores...
A projeção do paulo roberto é boa sim, talvez fechasse bem p/uma outra planta, mas não vai ser tudo que a sua jabuticaba tem de potencial...
Uma projeção bem tosca feita rapidinha aqui no trampo tenta mostrar oq eu vejo...
 _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 21, 2008 9:12 am Assunto: |
|
|
Ahhh, no blog do valdir hobus tem um post resumido do assunto tratado no evento... http://bonsaihobus.blogspot.com/ _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Wagner Trindade
|
Enviada: Sex Nov 21, 2008 1:30 pm Assunto: |
|
|
Frk,
Essa é uma questão que sempre me faço quando olho para um bonsai. Falando francamente a projeção do Paulo ficou muito legal! Eu ficaria muito feliz de conseguir trabalhar uma planta e chegar no resultados que ele imaginou.
Mas também concordo com você: jabuticabeiras não crescem em patamares bem definidos... A condição climática do Brasil, baixa força de ventos, alta umidade, nos levam a ter árvores "bem comportadas", sem aquela cara de sofrimento das árvores orientais. Falo isso de modo bem genérico! Podemos ter algumas condições aqui no Brasil que nos levem a esse tipo de desenvolvimento tortuoso também.
Além da dificuldade técnica que possuo, já que sou iniciante, tenho um pouco dessa discussão na minha cabeça: fazer bonsai seguindo uma diretriz estética ou cultivar uma árvore, como na natureza, porém em uma bandeja ?
Desculpem todos por desviar tanto do foco do fórum, mas não pude perder a chance de externar esses pensamentos.
Voltando a jabu, Paulo, obrigado pelas suas dicas com essa espécie. Mudei ela hoje para um escorredor e vou dar algumas semanas para ela se recuperar. Até lá decido que linha eu sigo. O que já defini é que preciso podar mais baixo mesmo e retirar galhos para limpara a planta e entender o que ela quer.
E por favor não entenda que eu estou te criticando, ok! Quem sou eu para criticar alguém neste fórum que só tem feras....
FRK,
Olha essa planta que um outro colega, o Isaias, sugeriu. É semelhante a sua idéia e me agradou também.
http://www.bonsaikai.com.br/imagens/Bonsai/Expo/Caliandra/02465t.jpg
Por enquanto é isso.
Aos demais amigos, outras sugestões são bem vindas.
Um abraço,
Wagner |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 21, 2008 2:42 pm Assunto: |
|
|
Mto bom exemplo p/vc estruturar a copa...
com uma copa desse vc vai ter um resultado mto interessante, pode apostar... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 21, 2008 5:25 pm Assunto: |
|
|
Sou um grande admirador do estilo "naturalistic" e venho estudando o trabalho de Mr. Walter Pall a bastante tempo, pois sou um admirador de seu trabalho.
Parece ser de consenso que este estilo, por mais q erroneamnte possa parecer, é complicado de executar de maneira bem feita e exige um conhecimento da história do bonsai, inclusive de conceitos básicos da arte ( proporção, harmonia, ritmo, balanço, silueta ) aplicados ao bonsai.
Me arrisco a fazer uma projeção pra jabuticabeira neste estilo...
 |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 21, 2008 5:39 pm Assunto: |
|
|
Paulo, era bem isso que eu tinha em mente...vc soube demonstrar diretinho...
Quanto ao estilo, há mesmo concepções erradas sobre ele, não é uma maneira mais simples de fazer bonsai, pelo contrário, é muito mais do que isso, envolve mais reflexão, bagagem cultural, senso estético e artístico... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Wagner Trindade
|
Enviada: Sáb Nov 22, 2008 8:47 pm Assunto: |
|
|
Paulo,
Parabéns! Projeção excelente. Espero ter habilidade algum dia para chegar nesse resultado. Ficou com uma cara natural realmente, não sei se segue algum dos estilos ditos clássicos do bonsai mas mostra uma árvore na sua melhor forma. Essa jabuticabeira com certeza é uma planta que vai me dar muita satisfação ainda! E acima de tudo acho que essa é a grande busca de todos: ter alegria com o hobby.
A árvore está lá no escorredor e parece que não sentiu nada. cortei bem uns dois terços da raiz e não murchou uma folha sequer! Vou deixá-la evoluir mais um pouco e conforme eu for pondo a mão eu coloco as fotos aqui.
Um abraço,
Wagner |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Nov 23, 2008 11:38 am Assunto: |
|
|
Muito bom este projeto do amigo Paulo, PARABÉNS
Wagner, não se preocupe pois com um poooooouuuuuuuco de tempo, paciência e dedicação sua jabuticabeira ficará muito bela! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|