|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Qui Nov 20, 2008 2:14 pm Assunto: Jabuticabeira |
|
|
Eu coloquei algumas jabuticabeiras no escorredor, com pedregulhos, terra e areia. Depois eu pensei o seguinte: normalmente essa espécie demora muito pra crescer as raízes, de modo que vai demorar bastante para ela chegar à mamadeira, certo? Não seria melhor então colocar direto num vaso grande? O que vocês acham? |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Nov 23, 2008 9:01 am Assunto: |
|
|
Paulo,
o objetivo do escorredor não é fazer o crescimento da planta sem maior ou menor, mas sim fazer uma contenção das raízes capilares dentro do escorredor. Quando for feito o reenvase de treinamento depois de uns bons anos nessa técnica, verá que fica mais fácil colocar em vaso mais raso e menor do que se estivesse no solo ou no vaso grande, onde seria necessário uma sangria ou uma poda gradual das raízes até que coubessem em um vaso mais raso e menor para adequar ao estilo e calibre do bonsai.
Com isso a vantagem do escoredor é a velocidade com que se "finaliza" a planta.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 07, 2008 2:40 pm Assunto: |
|
|
Paulo, eu coloquei uma muda de jabuticabeira no escorredor só com areia grossa (pedrisco). Ela levou bastante tempo para largar as raízes pelo escorredor. Eu diria que levou quase um ano. Mas foi se aguentando bem, e, quando coloquei na mamadeira, ela brotou sem parar. Esta foto aqui em baixo é até antiga, agora ela tem bem mais brotos.
Eu entendi bem por que o Darkaso sempre fala pra usar só areia grossa no escorredor quando comprei esta planta. Ela estava num escorredor que tinha terra também, as as raízes ficaram todas grudadas, um bolo só. Foi horrível. Era impossível soltá-las, mesmo com água corrente e muito cuidado. Dá só uma olhada na foto.
Por isso, eu agora só faço escorredor ou com pedrisco, ou com caco de telha.
Um abraço,
Ana
AS RAÍZES TODAS GRUDADAS
A JABUTICABEIRA EM SEU ESCORREDOR (ANTES DA MAMADEIRA)
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|