|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Sex Maio 27, 2011 5:57 pm Assunto: Pitanga 03 |
|
|
Ola esta é outra pitanga acabei ganhando estas duas que estao com aparencia judiada mas como disse tambem gostaria de trabalhar ela neste tamanho pois nao tenho nada deste tamanho entao gostaria de algumas dicas.
.
.
.
A este toco que voces estao vendo e um pedaço da raiz piovante que sobrou e resolvi plantar pra ver no que da mais uma de minhas experiencias.Espero as dicas .
Abraços |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Maio 27, 2011 6:10 pm Assunto: |
|
|
Andre, meu amigo, tudo bem?
Moço, quando se faz um yamadori nnca se deixa quantidade tão grande de folhas. Veja que para suportar esta folhagem toda a planta em si também acaba se desidratando. Bom, agora que estas folhas estão secas, pode tirar tudo, e aproveita para encurtar os galhos também, deixando a planta em recuperação a partir daí sem fazer nada nela, orando para que volte a brotar.
Não tenha medo ce tirar as folhas e galhos. Certa vez recolhi uma pitangueira que havia sido arrancada em um jardim e jogada na calçada, ela tinha cerca de 3 metros de altura e o tronco da grossura da barriga de minha perna. Não tive dúvida cortei ela a cerca de 50 cm do chão, no toco mesmo. Tem que ver, explodiu brotação em tudo que foi lado e em grande volume. Ou seja, pode cortar a uns 5 cm acima de onde os galhos se bifurcam.
E quanto a projeções para ela, é muito cedo.
Um detalhe, estamos entrando no inverno rigoroso aqui do sul, parece que aos poucos vem chegando... Provavelmente ela só vai voltar a brotar na primavera. Mas me preocupa o nível de desidratação a que foi submetida por causa de ter deixado toda esta galhada....
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Sex Maio 27, 2011 6:57 pm Assunto: |
|
|
Elio, eu te conheço, tu é bem magrinho, tua canela é mais fina que um raio de bicicleta...kkkkkkkk...fora a brincadeira, tudo que foi dito por ti está correto, só que neste caso, pelo menos é o que a foto mostra, um pouco antes da bifurcação, há um engrossamento do tronco formando uma "barriga", causando assim uma inversão da conicidade, eu, podaria logo abaixo da bifurcação, pois como tu mesmo disse, as pitangueiras brotam bem, eu mesmo já vi isso aqui em minha casa. Depois deixaria para ver o que vai virar! Perdoem-me caso esteja enganado. Abraços... _________________ Alexander |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Sex Maio 27, 2011 8:59 pm Assunto: |
|
|
Acompanhado. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Dom Maio 29, 2011 5:25 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Ola amigos,Elio muito obrigado pela dica esta pitangueira ganhei de um maluco por bonsai tambem mas ele me passou numa praça aqui da cidade e arrancou quando chegou estava ate sem torrao dei um jeito de plantar o mais rapido possivel e nao fiz mais nada a nao ser pulverizar as folhas todos os dias mas andei viajando e fiquei fora dois dias ai esta ai o resultado mas muito obrigado novamente pela dica vou realizar a poda e deixa-la descansar ate a primavera.Nao teinha feito nada pois nao tive muita sorte com pitangas ainda tenho uma que desfolhei em janeiro deste ano que ate agora nao brotou mas as raizes finas ainda estao bem.
Abraços |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|