FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Calliandra
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 30, 2008 10:13 am    Assunto: Calliandra Responder com citação

Alguem pode me dar uma sugestão pra essa planta? não sei oq fazer..

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 30, 2008 3:46 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko seria bom colaca-la em um vaso grande para que engrosse. Ela tem uma estrutura primária interessante que se for encorpada pode te dar boas opções no futuro. Seria bom também tirar esse "matinho" do substrato, pois, ele pode roubar nutrientes, umidade e espaço das raízes.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 30, 2008 9:09 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Para emitir uma boa opinião sobre sua planta e sobre o possível potencial ou estilo mais adequado para sua condução, retire todo o mato que cresce no solo, desfaça o torrão junto das raízes próximas da base, mostrando o que chamamos de nebari: raizes que, mais grossas, irão indicar a melhor frente para seu futuro bonsai, bem como a estruturação mais adequada. Em seguida, fotografe tudo, para que possamos então opinar, ok? Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 07, 2008 9:07 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, ai a sequencia do processo.. agora espero sugestoes para o projeto..

Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 08, 2008 10:09 am    Assunto: planta Responder com citação

Eu colocaria em um vaso umas 5 vezes maior.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 08, 2008 10:18 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Que tal cortar o caule logo acima desse primeiro galho e usar esse mesmo galho para reinicializar sua planta? Ao mesmo tempo, use as raizes para formar uma estrutura sobre uma pedra (ishitsuki). Isso irá dar a ela uma forma mais atrativa, dinâmica e bonita. Very Happy

Para tanto, escolha uma boa pedra, use musgo esfagno umido para colocar embaixo e sobre as raizes. Em seguida, amarre as raizes com cordão de algodão, sem apertar, prendendo-as na pedra, na melhor posição que quiser. Depois de tudo pronto, enterre a pedra até que a parte das raízes fique coberta pelo substrato, podendo usar até mesmo esse vaso. Mantenha enterrado pelo próximo ano, sendo que ano que vem, por essa época, desenterre tudo e passe para um vaso mais raso, caso observe que as raízes principais tenham engrossado bem. Very Happy

Ao enterrar a pedra com a planta envolta pelas raizes, aproveite para aramar e dar um movimento mais sinuoso e harmonico com a pedra nesse galho que sobrou. Isso irá permitir construir, ao longo do ano, uma estrutura aerea bem interessante para sua planta. Very Happy

Eis um exemplo simples desse tipo de trabalho, em que usei um acer kaede ou burgerianum. Depois do primeiro ano, ao invés de transplantar para um vaso mais baixo, prefiri cortar o vaso um pouco abaixo da metade de sua altura, expondo dessa forma as raizes, para forçar seu engrossamento:

http://lh4.ggpht.com/_jl04iqmhjnY/SS_4KQsna4I/AAAAAAAACYY/r2YnVS5Fb4o/YAMADORI%20ACEROLA%20122.JPG

O que parece tronco, na verdade, é raiz:

http://lh6.ggpht.com/_jl04iqmhjnY/SS_4HzLrjwI/AAAAAAAACYM/Kf-t1tReeVc/YAMADORI%20ACEROLA%20121.JPG

A estrutura aerea irei alterar, a partir do primeiro envase, para uma posição mais adequada para com a pedra e a distribuição das raizes:

http://lh6.ggpht.com/_jl04iqmhjnY/SS_4FrI8TcI/AAAAAAAACYE/D9tcJR8By38/YAMADORI%20ACEROLA%20120.JPG

E a pedra nem precisa ter ranhuras. Pode ser lisa, que funciona da mesma forma. O importante é o conjunto em si. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Capasciuti

MensagemEnviada: Seg Dez 08, 2008 10:50 am    Assunto: Responder com citação

Fala Arzivenko!! Tudo certo?!

Vc tem uma planta legal nas mãos. Tudo está tendendo ao estilo escova.

Na minha opinião vc deveria fazer o seguinte:

- Primeiramente, podar o galho central maior na um pouquinho mais alto que os demais, digo um pouquinho mais alto pois não tenho as medidas da sua planta. Dessa forma, vc formaria a copa de topo com ele... por isso que disse para podar um pouco mais alto que os dois demais. Este galho que estou me referindo é este do centro que bifurca na extremidade.
- Depois disso, adotaria algum método para engrossar o tronco. Não vou te falar qual adotar pois, existem vários e cada um gosta de um determinado metodo e são contra outros. Então acho interessante vc pesquisar e tirar suas próprias conclusões e seguir em frente.
- Mais pra frente, dependendo da foram de de brotação e resultado do engrossamento do tronco, vc poodera decidir po tirar este galho que nasce no tronco (galho baixo da esquerda). Não faça isso agora. Pois como disse, vai depender de como a planta irá se desenvolver. Pense, se vc esperar engrossar bastante, e trabalhar uma copa grande ele não fara falta, pois a planta estara propocional enre tronco e copa. Já se vc não engrossar muito o tronco, retirando este galho, ficará desproporcioanl (tronco muito comprido, entende?
- Outro detalhe: espere ela brotar bem para fazer o que sugeri acima, se vc decidir por isso, claro, pois as caliandras brotam mais facilmente nos nós, então, por exemplo, é um tanto perigoso vc podar o galho central e perder o nó ideal, ai vc perderá a copa.

Bom, não sei se fui bem claro nas explicações, pois tenho um dificuldade de apenas escrever sem estar mostrando na planta ao vivo (rsrsrsr), mas qq duvida, me pergunte.

Ahhh, já ia me esquecendo. Não plante em vasos fundos, pois as caliandras desenvolvem umas raízes muito grossas e profundas, o que vai te dar um trabalhão quando for coloca-la em um vaso de bonsai. Ainda mais se optar pelo estilo escova, que requer vazos rasos. Tente planta-la em vasos grandes porém rasos, para as raízes crescerem para os lados e não para baixo. Isso irá facilitar MUITO sua vida, rsrs. Se ela já tiver com algumas raízes grossas agora, na minha opinião, é a hora de tirar.
Tb pode planta-la mais fundo um pouco. Não ha necessidade de deixar as raizes a mostra agora.
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 08, 2008 10:57 am    Assunto: Responder com citação

Junior: foi exatamente oq fiz!! não consegue ver a pedra? só achei melhor n podar muitas raízes por enquanto, vou deixar pra depois, escolho as maiores..

Capasciuti: Obrigado pelas dicas, realmente estou bem perdido com esta planta, acho que vou deixar ela se desenvolver livremente agora, e depois vejo qual a melhor opção..
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: