Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Nov 28, 2008 12:36 pm Assunto: mini bonsai |
|
|
Dentre a imensa variedade de mini bonsai que cultivo, eis alguns que julgo interessantes:
Bem, espero que apreciem. A mesinha foi adquirida com a bonsaista Rejane, de Recife/PE. Vasos Izumi.
Peço desculpas aos nobres colegas que não conseguiram, por alguma razão, visualizar as fotos. Elas estão hospedadas, juntamente com outras, no link PIKASA, site do google para fotos:
http://picasaweb.google.com.br/nickyfury/20081128YAMADORIACEROLA# _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Editado pela última vez por nickyfury em Sáb Nov 29, 2008 4:52 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Nov 28, 2008 2:37 pm Assunto: |
|
|
Nicky, belos exemplares!
Parabéns.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Nov 28, 2008 6:36 pm Assunto: |
|
|
Gente não estou conseguindo ver nenhuma foto nas postagens do nick. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sex Nov 28, 2008 7:27 pm Assunto: |
|
|
Também não conseguir abrir!
Ivanil |
|
|
 |
sandroguchilo
|
Enviada: Sex Nov 28, 2008 7:33 pm Assunto: |
|
|
nem eu!!!! |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Dom Nov 30, 2008 2:22 pm Assunto: |
|
|
Muito bela a sua acerola!!!
Vc tem bastante coisa!
O ulmus vai bem em raiz sobre rocha???
Abs |
|
|
 |
lucianolmd

|
Enviada: Dom Nov 30, 2008 2:32 pm Assunto: |
|
|
muito bonitas
principalmente a carmona (parecia pelo menos rsrs), queria que a minha desse frutos tbm
sabe se existe alguma maneira da minha da frutos ou ela nunca vai dar?
parabens _________________ BIOLOGIA E O CONHECIMENTO DA VIDA |
|
|
 |
lucianolmd

|
Enviada: Dom Nov 30, 2008 2:34 pm Assunto: |
|
|
só corrigindo ampliei a foto para ver e não é uma carmona é uma acerola
muito bela _________________ BIOLOGIA E O CONHECIMENTO DA VIDA |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Dez 02, 2008 9:18 am Assunto: bonsai |
|
|
Luciano, a respeito de frutificação em carmonas, há duas variedades mais conhecidas e cultivadas. Uma só emite floração, a outra floresce e produz frutos pequeninos, menores que um grão de feijão. Há que saber qual a que voce cultiva, para sanar a duvida, ok? tire foto e poste aqui no forum.
Com frutos, repare que as folhas são diferenciadas:
a variedade mycrophilla é a mais cultivada, como bonsai, mas não apresenta frutificação, apenas flores pequenas.
Eis a ficha: (portugal)
Originária do sudeste asiático nomeadamente sul da China, trata-se de um arbusto tropical de folha perene de crescimento médio porém constante. É apropriado para o cultivo como bonsai de interior nos países temperados. A sua folhagem é densa de forma que encobre os ramos e apresenta uma cor verde escura brilhante com aspecto lustroso que a tornam bastante atractiva. Floresce com pequenas flores brancas na Primavera, princípio do Verão e esporadicamente todo o ano. Após a floração surgem pequenos frutos verdes que passam a vermelhos quando maduros.
A Carmona é sensível tanto ao calor como ao frio pelo que deverá ser mantida perto de uma janela que receba bastante luz com 2 a 3 horas de sol directo. No Verão no exterior deverá ser protegida dos ventos quentes e secos e em sombra parcial. No Inverno não suporta o frio pelo que deverá ser mantida num ambiente de interior com temperatura superior a 15º C evitando a proximidade de fontes de calor. A temperatura ideal para o seu crescimento situa-se entre 15 a 24º C. Abaixo dos 5º C será fatal.
Rega
A Carmona gosta de humidade constante. Manter o solo sempre húmido na estação de crescimento mas deixar que a terra seque ligeiramente entre regas. Nos meses de Inverno em que o crescimento e o consumo de água abrandam reduz-se a frequência de rega.
Solo
Utilizar uma mistura básica com maior percentagem de conteúdo orgânico.
Fertilização
Deve-se utilizar um fertilizante orgânico completo aplicado quinzenalmente no período de maior crescimento (princípios da Primavera a princípios do Outono) e no Inverno com uma frequência a cada 4-6 semanas. Durante todo o ano, pelo menos mensalmente, aplicar vitaminas na água da rega ou via foliar.
Transplante
O transplante deve ser efectuado a cada dois anos no início da época de crescimento, quando as temperaturas já não descem abaixo dos 18º C. Em Portugal o mês de Abril é o ideal. No momento do transplante deverá efectuar-se uma defoliação na mesma percentagem de raízes podadas. As flores e frutos terão de ser totalmente eliminados já que consomem demasiada energia e poderiam comprometer a recuperação do pós-transplante.
Poda
Para manter a forma os novos rebentos devem ser cortados a 2-3 folhas depois de crescerem até 6-8 folhas. Eliminam-se as folhas amarelas e os ramos secos. Efectua-se este tipo de poda durante todo o ano conforme vais sendo necessário para manter a árvore limpa e no seu desenho. Podas de estrutura e mais vigorosas devem ser deixadas para o final do Inverno.
Os ramos lenhosos podem ser aramados em qualquer altura embora sejam quebradiços. É preferível utilizar puxadas e a modelação através de uma poda constante.
Propagação
Consegue-se propagar carmonas através de sementes num ambiente de estufa em qualquer altura e através de estacas de madeira branda na Primavera. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
lucianolmd

|
Enviada: Ter Dez 02, 2008 3:27 pm Assunto: |
|
|
olha está é minha carmona
a respeito das folhas, as folhas da minha carmona estão ficando parecidas com está, com pequenas partes brancas como pequenos pelos.
a minha te hj não deu fruto somente flores
esa foto ja tem um tempinho é meio antiga
as proximas é ela como está atualmente, fiz uma poda leve retirando as folhas em a mais, não sei se ficou bom pois sou iniciante
está é uma carmona com 14 anos
e ontem apliquei dimy pois estava com cochonila (axu q é esse o nome)
o q me dizem da minha bonsai, será q vai dar fruto?
tem como fazer um encherto com uma que tenha fruto?
abraços _________________ BIOLOGIA E O CONHECIMENTO DA VIDA |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 03, 2008 6:28 am Assunto: bonsai |
|
|
Nunca fiz enxerto em carmona, mas acredito que possa funcionar sim. Mas a bem da verdade, melhor seria vc estar adquirindo uma carmona que produza frutos e ficar com as duas variedades, para diferençar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 03, 2008 5:16 pm Assunto: |
|
|
e ai nick como vão as coisas por ai no df saudades daquela turma que sempre se reunem com vc ,não consegui abrir as fotos.
mas com certeza deve ser muito interessante vc tem muita coisa boa ai na sua chacara.
um grande abraço e mande lembranças a todos. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Qua Dez 03, 2008 11:02 pm Assunto: |
|
|
Você tem muitas plantas belas hein...
Gostei dessa acerola, tem uma estrutura interessante.
Abraços _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sex Dez 05, 2008 3:49 pm Assunto: |
|
|
nickyfury,
Belissimas plantas, gostei da mesinha tb!
Tenho um amigo q é aluno dela da Rejane o Lucas Dantas, ele q trouxe ferrementas pra eu e pra Rejane tb, O Lucas sempre fala muito bem dela.
Comecei a olhar seu album e não consegui parar, olhei todas uma a uma,
mas ficou uma duvida, a algum tempo vi um pinheiro em um viveiro q tinha um arame completamente absorvido por ele, exceto pela ponta do arame que estava pra fora, o restante estava totalmente coberto, isso é uma tecnica pra engrossar a planta? pois essa planta q citei era a mais grossa q tinha a venda, e tirando a ponta do arame este seria impercepitivel
como vi varios pinheiros no seu album e só um deles tinha os arames levemente encravado,(nivel tolorevel eu acho) que me parecia ser o mais jovem, talvez vc possa me responder.
agradeço desde já e volto a parabenisa-lo pelos belissimos bonsai!
ABRAÇOS
E
T+ _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Dez 09, 2008 10:56 am Assunto: |
|
|
Oi Nicky
Passei um tempão admirando o álbum de fotos... parabéns, muito bem encaminhada tua coleção  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|