FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ligustrão Yamadori do Feriadão
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2010 11:17 am    Assunto: Ligustrão Yamadori do Feriadão Responder com citação

Senhores

Este ligustrão eu coletei no último feriado (7 de setembro). Já está bem recuperado e surgindo novas brotações.

Quero fazer a poda pensando no futuro, assim como retirar a madeira morta e tratar os cortes com pasta cicatrizante. Assim comocei a pensar em projeções.

Fotos originais:
frente

lado

Vejam que tem um pedaço de madeira morta perto da base, que se bem tratada vai formar um belo uro.

Tem um galho quebrado no tronco central que preciso corrigir e acho que vou ter que fazer um shari para disfarçar...

Galho quebrado (visto por trás)

Uro

Segue abaixo o que pensei nestes 30 dias que a árvore esteve descansando... outras ideias serão bem vindas.

Também pensei na possibilidade de um fukinagashi...

Ideia de poda:

Projecao
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2010 10:59 am    Assunto: Responder com citação

Outra ideia de estilização.

Não estou muito certo para aquele jin...

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2010 11:51 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Nesse primeiro ano após a extração da planta do solo, a única coisa que vc deve cuidar é de ter o máximo de paciência em aguardar a recuperação da planta. Para isso, aconselho cautela na rega bem como, trasncorridos pelo menos tres meses do yamadori, iniciar adubação com material orgânico, tipo a famosa dobradinha TM+FO. Fora isso, não há nada a ser feito. Shocked

Suas projeções ficaram boas e irão depender, basicamente, da planta emitir brotações nos lugares necessários para essa estruturação aerea pretendida. Então, novamente, aqui o fator preponderante é a velha, incansável e incontornável PACIÊNCIA. Mãe mestra de tudo de bom que vc, no futuro, daqui a uns dois ou tres anos, poderá obter com esse material, desde que obedeça a ela incontinenti e sem retrucar nem esmorecer. Shocked

O material é de primeira, isso é ótimo. Parabens pela excelente aquisição. Aguardaremos, então, as brotações para discutir melhor o futuro promissor que aguarda sua planta. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2010 1:39 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky

Perdoe-me a ignorância de principiante, por hora deixo ela assim, só com as reduções dos galhos que eu já fiz? Nenhuma poda? Nem aquela madeira morta?

Com relação a brotação ela é uma benção, saem por todo lugar, até pelas raízes Laughing

E tenho mais algum material para coletar, veja nas primeiras fotos a esquerda... pelo menos mais umas 10 que estão plantadas em local não adequado no meu terreno. Haja bacia...

Abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2010 2:24 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Prumo, pois então? Deixe ela em paz, vá trabalhar, retirar as que faltam. Não esqueça de furar bem as bacias na lateral e no fundo (broca de 15mm ajuda), forrar bem o fundo com material ceramico, para drenar toda a agua da rega e evitar encharque nas raízes. Muita pedra, no substrato. E por aí vai. Very Happy

Enquanto trabalhas as demais, essa uma descansa, vai recuperando-se, emitindo brotação onde pode. Exceto na base e nas raizes, essas vc arranca fora logo de cara. Nada de mexer com madeira morta agora. Para quê? Bom manter como está, aguardar as brotações virem com vigor, deixar elas engrossarem um kadikim, fortalecerem-se. Por aí é que é o melhor caminho, podes crer. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2010 3:42 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky

Entendi, deixa a criança se recuperar do trauma...

Eu furei a bacia bem furadinha com um ferro de solda e o substrato é basicamente argila expandida, pedrisco e turfa.

Tem também a possibilidade de novas ideias de estilização que vão surgindo a medida que vamos "namorando" a planta...

Abraços
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2010 3:12 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky

15mm de broca? É um centimetro e meio Shocked

É isso mesmo? Vai ser uns baita furão que ate o nebari vai escapar... Nas minhas bacias uso broca 1,5 a 3mm, varios e varios furinhos...

Abs

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2010 4:18 pm    Assunto: Responder com citação

até o nebari vai escapar...kkkkkkkkkk
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2010 2:48 pm    Assunto: Responder com citação

Prumo, observei que o teu substrato é a base de saibro, muito utilizado por orquidófilos.
Como meu pai é um, eu abuso deste saibro para utilizar no bonsai também... hehehe!

Pergunta; tu penera ele ou utiliza direto?
Eu tenho utilizado ele sem peneirar e tô achando que depois de um tempo ele está compactando no fundo do vaso.
Tenho feito substrato com saibro 50 - areião 25 - terra preta 15 - casca de pinus triturada+matéria orgânica 10.
Isso procede? Tu estás encontrando o mesmo problema?

Muito legal o ligustrão! Vamos aguardar a evolução.

Abraços e obrigado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2010 4:11 pm    Assunto: Responder com citação

Prumo, bela planta, belo material.
Por hora siga as dicas do Nicky. É recuperação e nada mais. Mesmo o trabalho de madeira morta, se for feito agora vai fazer a planta balançar e quebrar as minúsculas raizes que estão se desenvolvendo neste momento. então é esperar mesmo. Depois par escolher o que fazer, também é importante escolher o melhor lado como frente, com base no melhor nebari. Daí talvez até surja uma possível linha de tronco único, tirando os demais galhos...
Renato, conheço e já utilizei este saibro dos orquidófilos, em orquídea. Ele pode ser usado para bonsai com bom resultado, mas tem que peneirar tirando todas as partículas finas, menores do que 2 mm, se não compacta mesmo...
Márcio, tudo é proporcional: para uma bacia e uma planta deste tamanho, o furo de 15 mm está de bom tamanho. Mesmo em recipientes menores, furos de 1,5-3mm entopem com facilidade quando a matéria orgânica vai se decompondo...

abraço
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2010 9:16 am    Assunto: Responder com citação

Renato

Não é saibro não, aliás não tem nada de saibro.

É basicamente predrisco, areia e turfa...

Nessa época eu ainda não tinha adquirido argila expandida...

Abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2010 2:29 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Aos nobres colegas que acham o tamanho dos furos muito grandes, é só lembrar de usar telinha plastica para vedar, evitando assim que substrato e adubo escape do interior do recipiente:

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2010 3:18 pm    Assunto: Responder com citação

E o nebari também... Embarassed Embarassed

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2010 3:48 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcio, o nebari eu creio que será dificil escapar pelos orificios, com telinha ou não. Afinal, NEBARI são as raízes que ficam na superficie, constituindo a parte entre o tachiagari e o solo propriamente dito. Shocked

Agora, se o nobre colega está se referindo a raiz pivotante, então explico que o melhor é, de cara, cortar ela logo fora, para não comprometer o futuro da arvore como bonsai. Afinal, todos sabemos que um bonsai não precisa ter essa raiz, vez que irá ocupar um vaso pouco profundo. Rolling Eyes

Aí, então, ficaram apenas as raízes capilares. Essas não irão sair pela lateral, mas correm o risco de sair pelo fundo. Nesse caso, é só cortar fora, a não ser que o cultivador opte por mantê-las e favorecer novo acréscimo de bacia, aumentando o aporte do que chamamos de "mamadeira". Certamente, essas raízes irão auxiliar e por isso devem ser mantidas. Very Happy

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2010 3:58 pm    Assunto: Responder com citação

Kicky

Cara, o papo do Nebari era brincadeira... Uma hiperbole frente aos 15mm do furo... Twisted Evil Twisted Evil Very Happy

De qualquer forma bom saber que posso passar a faca sem medo na pivotante... Very Happy

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: