|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos Konder
Registrado: 03/11/08 Idade: 77 Mensagens: 12 Localização: Sao Paulo-SP
|
Enviada: Dom Nov 16, 2008 8:58 am Assunto: Uvaia |
|
|
Bom dia! Sou principiante, iniciando com algumas plantinhas mas sem ter ideia de como desenvolve-las a ponto de ficarem verdadeiros bonsais. Assim, espero ajuda dos amigos para dicas e sugestoes com minha Uvaia, que começou com uma semente. Fiz uma poda geral e já sairam brotações e agora nao sei o que fazer. Tai uma foto de como ela tá agora.
Obrigado |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Nov 23, 2008 8:39 am Assunto: |
|
|
Marcos,
sua uvaia é diferente da minha. Nem parece a mesma espécie, mas pode ser variedade, então deixa ela crescer e frutificar para vermos como fica, até porque a minha também é muito nova e vai demorar frutificar.
A opção é iniciar o trabalho como moyogi. O tronco é muito reto e pouco atrativo, então o moyogi melhora isto. O problema é que a planta ficaria com um primero terço muito alto, necessitando de um calibre muito maior. O nebari e tronco seria muito grossos. Mas é uma solução. Fiz um esquema de trabalho já inclinado, mas para começar nem precisa inclinar a planta, já que está na mamadeira e deve contimuar assim para obter o calibre necessário. O galho da primeira curva já poderia ser aramado para abaixar um pouco a angulação que está.
Espero que ajude.
T _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Marcos Konder
Registrado: 03/11/08 Idade: 77 Mensagens: 12 Localização: Sao Paulo-SP
|
Enviada: Qua Dez 17, 2008 9:43 am Assunto: |
|
|
Obrigado ae pela sugestao! Vou deixar crescendo um pouco mais, engrossar o caule, mais pra frente tirar outra foto para acompanhamento. Estou aprendendo que é fundamental cultivar a paciencia. Sem dúvida, tudo no seu devido tempo, tudo virá conforme o esperado.
Feliz Natal e boas Festas a todos! |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Dez 17, 2008 12:18 pm Assunto: |
|
|
Marcos, na sua região tem árvores de uváia?
Como se trata de uma frutífera, nativa, eu olharia muitos exemplares na natureza enquanto ela cresce e encorpa o tronco.
A natureza tem o melhor dos estilos, quem sabe você acha uma que lhe chame a atenção e poderá fotografar. Futuramente poderá imitar a natureza no seu bonsai, no melhor estilo natural. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|