FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Araucária
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 30, 2008 10:12 am    Assunto: Araucária Responder com citação

por conta do crescimento apical, resolvi aramar ela pro lado, pois assim que passou pelo arame, voltou a crescer rumo ao céu..

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
sandroguchilo

MensagemEnviada: Dom Nov 30, 2008 11:43 pm    Assunto: Responder com citação

essa eu quero ver!!! heheh bonsai de araucária, me parece meio improvável para não dizar impossível ,, mas só tentando né,, poste novidades quanto a evolução da planta,, no começo ela tem um crecimebnto vigoroso, eu tenho uma que só serve pra dar sobra pros bonsai, e mudas ,, !! boa sortte !!
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 01, 2008 9:35 am    Assunto: Responder com citação

Tentei por anos.....mas desisti.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 02, 2008 8:51 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Algumas possibilidades:

Deve-se tentar, apesar de algumas tentativas não resultarem em algo proveitoso. Afinal, errar é humano, mas deixar de tentar com medo de errar, é realmente desistimulante. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 02, 2008 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Nick, ja aproveito pra tirar um dúvida, com relação a algo que andei pensando.

Nestas árvores de forte crescimento apical, não poderíamos trabalhar justamente com a falta de substrato, ou sua restrição, pra "atrasar" o desenvolvimento das mesmas?

Pensei nisso quando comparei duas timbaúvas, uma estava em um saco para mudas, e outra eu plantei em um prato, com uns 2cm de altura, e em questão de dois meses, mudas que eram do mesmo tamanho ficaram completamente diferentes, a do saquinho cresceu o dobro daquela que deixei virtualmente sem substrato, e por se tratar de uma leguminosa, vem aguentando muito bem o sol direto e o pouco substrato, até coloquei em um escorredor, já está com as raízes saindo pelos buracos, mas estou na dúvida se coloco no matéria orgânica, pois até o momento está pequena mas saudável.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 02, 2008 9:30 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Veja só:

Enquanto em desenvolvimento, o que supre a planta não é o substrato, vez que, na maioria dos casos, ele é totalmente estéril ou neutro (caco de telha/tijolo, pedrisco, terra granulada, areia, etc). Então, reduzir sua quantidade não irá acarretar em mudanças estruturais significativas. Very Happy

Entretanto, se vc reduz a adubação ou a rega, considere que as nativas, principalmente as que atingem grande porte na natureza como a araucária, não são regadas duas vezes ao dia na natureza, todos os dias do ano, como geralmente procedemos ao cultiva-las como bonsai. Então, ao irrigar o minimo, e fornecer o minimo aporte de adubos ou de material organico de lenta decomposição, aí sim estaremos trabalhando a favor da estruturação da planta, seja para mais ou para menos. Very Happy

O bonsaista Fernando Magalhaes (Bonsai Morro Velho/BH/MG) apresentou num evento aqui em Brasilia um junipero plantado apenas em caco de telha, que ele chama de "caqueira". Não tinha terra nenhuma, nem pedrisco nem nada. Só a caqueira mesmo. Mas estava magnifico, graças ao aporte de adubação organica de degradação lenta e a rega diária. Very Happy

Certamente, há que se estudar a composição do solo onde está inserida a planta na natureza, para então, a partir dessa informação, verificar qual o melhor substrato para a planta quando cultivada como bonsai. Todavia, como há uma imensa variedade de solos onde vicejam as nativas, podemos regrar algo mais restrito em relação ao solo, donde o uso de caqueira, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinus e terra granulada (eu uso cupinzeiro, fragmentado e queimado em baixa temperatura). Very Happy

Lembrando que a finalidade principal do substrato no bonsai é apenas um meio de fixação e sustentabilidade das raízes. As raízes capilares, que conduzem a alimentação desde o solo até toda a planta, incluso galhos, folhas, tronco e frutos e flores quando houver, buscarão nutrientes que iremos prover, via aporte de adubo, orgânico ou não. E de agua, que ficará retida nos granulos contidos no substrato. Very Happy

Se há pouco substrato, há poucas raízes? nem sempre. Dependerá basicamente da espécie. Um ligustro, ou um acer kaede, por exemplo, emitirá forte brotação de raízes, principalmente capilares, até que seja exaurido do interior do vaso todo o substrato nele contido. Buscará então sair pelos orificios de drenagem do vaso, afim de continuar seu crescimento vigoroso. Mesmo recebendo um minimo de adubo e de rega, esse processo é continuo nessas especies. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 02, 2008 9:39 am    Assunto: Responder com citação

Certo, muito obrigado pelo comentário nick, na verdade isto me ocorreu quando estive visitando meus pais, no Uruguay. Enquanto aqui, certas árvores como a timbaúva, Ipê e outras, apresentam grande crescimento, formando árvores frondosas, lá, as mesmas espécies são baixas, com poucos galhos e muito tortuosas. A principal diferença é o substrato, aqui (nororeste do RS) temos muita matéria orgânica, enquanto lá o solo é arenoso. Quanto ao clima, lá venta muito e tem um período de estiagem muito maior que aqui.

Por estas razões encontrei plantas muito mais promissoras por lá, do que aqui.. e também me fez pensar quanto ao tratamento dado para as plantas de crescimento rápido...
dori
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 02, 2008 10:47 am    Assunto: Responder com citação

Deixe a planta crescer.
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 29, 2008 7:47 am    Assunto: Responder com citação

Ja faz algum tempo que o "pinhão" caiu, agora a planta está por conta.
Continuo mantendo ela aramada pra não crescer reta pra cima, mas o desenvolvimento deu uma freada. Está a plena sombra, não sei se é falta de luz.

bad_clusters
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 29, 2008 10:18 am    Assunto: Responder com citação

Continua colocando fotos que estou muito curioso nesse projeto!

Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 6:54 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Arzivenko, acredito que o próximo passo, agora, seja o replantio em um vaso maior e mais alto, de forma a propiciar para as raizes da planta, substrato razoável em que possa desenvolver mais raizes. Lembrando que a parte aerea só irá aumentar, bem como o tronco engrossar e novos galhos surgirem, se houver aporte razoável de novas raízes. Very Happy

Exponha sua muda ao sol, e passe-a para um escorredor, por exemplo, sem contudo remover o substrato onde estão imersas as raízes da planta. Acrescente apenas um fundo drenante (caco de telha ou de tijolo, e casca de pinus), e mais substrato drenante (areia grossa contendo carvão vegetal (bambu), pedrisco, folhas secas). Very Happy

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: