Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Qua Jun 17, 2009 12:18 pm Assunto: Alguém conhece?.... |
|
|
Olá Amigos
Já vi essa árvore em alguns lugares + nunca souberam me informar qual o nome dela.
A característica marcante dela é que quando + velha, de seu tronco sai uma película muito fina, parecida com papel de seda. Suas folhas são idênticas, na forma, a da Eugenia, porém, + durinhas, um pouco maiores e + escuras. O cheiro das folhas e do caule lembra o dos pinheiros.
Alguém saberia informar que árvore é essa? Será que ela pega de estaca? (peguei esse galhinho e coloquei na estufa de Pet.)
Fico muito grato pela ajuda.
Abraços
Rogério.
 _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qua Jun 17, 2009 2:08 pm Assunto: |
|
|
Chama-se Calistemom. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 17, 2009 2:51 pm Assunto: |
|
|
Amigo Wilson Fracassi
Acredito que não seja Callistemon, pois as folhas Callistemon são peludinhas e tem em média 6 cm. Essa planta tem folhas lisas e com no máximo 3 cm.
De qualquer maneira agradeço muito a participação. Grande abraço.
Lembrei de um detalhe que um senhor me falou ao perguntar se ele sabia o nome da árvore.... Ele falou que suas flores são brancas e bem pequenas. Não sei se essa informação ajuda.
Ainda espero a ajuda dos amigos _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qua Jun 17, 2009 5:09 pm Assunto: |
|
|
Rogério,
Desculpe a incistência, mas continuo crendo tratar-se de um callistemom. Este gênero possui 34 espécies diferentes, a questão do aroma exalado na poda reforça ainda mais minha convicção. Ao contrário do que se pensa existem callistemons de influorescência rosa e branca além da vermelha que é a mais conhecida, mas todo caso .... |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 17, 2009 8:28 pm Assunto: |
|
|
Amigo Wilson
Encontrei, depois de muito procurar, uma foto com detalhe do tronco da tal árvore.
Foi nesse Site que encontrei e acredito que seja essa a espécie e acredito, também, que possa ser da familia dos Callistemon, pois na página há outras fotos de Melaleuca que são parecidíssimas com os Callistemon.
Melaleuca cuticularis ou Melaleuca abietina
http://toptropicals.com/html/toptropicals/catalog/photo_db/M.htm?NumPerPage=20&NumPerLine=4&listonly=0&first=780
Agradeço muito sua ajuda e peço 1.000 desculpas por discordar, anteriormente, de sua suposição.
Grande abraço Amigo,
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jun 17, 2009 8:37 pm Assunto: bonsai |
|
|
As caracteristicas apontam mais para uma variedade de salgueiro, pois no callistemon, qualquer que seja a variedade, as folhas são mais curtas realmente. Na que possui as folhas mais longas, o Callistemon salignus, as folhas não chegam a ser tão longas quanto na mostra apresentada:
O salgueiro chorão, por outro lado, apresenta uma semelhança maior, e há variedades que soltam a casca fina e apresentam um forte odor quando arrancamos suas folhas;
No site abaixo, algumas variedades de callistemon:
http://toptropicals.com/catalog/uid/CALLISTEMON_SP.htm _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Paulo Ramos 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 19, 2009 7:11 pm Assunto: |
|
|
Caro Rogério, o nome da planta eu não sei, mas sei que se você deixar essa água parada por alguns dias corre o sério risco de receber a visita de um mosquitinho.... |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jun 19, 2009 9:02 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!!!!!!
Taí um post que tem que ser visto por todos......
Aki estamos tendo uma verdadeira aula de botânica.
Será calistemon ????????
Ou será salgueiro ???????????
Como boa aprendiz.........
quero mais é apender com quem sabe...... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Paulo Ramos 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 19, 2009 10:08 pm Assunto: |
|
|
Primeiro ache que não fosse, mas vendo essa foto...
Calistemon.
.jpg) |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jun 20, 2009 11:03 pm Assunto: |
|
|
Agradeço muito a participação de todos..., +, ninguém vai de Melaleuca?
Abraços
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 24, 2009 10:52 pm Assunto: |
|
|
Amigos
Encontrei no Site do Clube Bonsai Sintra a seguinte informação:...
Citação: | "O Ricardo Carvalho apareceu com uma pequena Melaleuca, para transformar numa das mais pequenas categorias Bonsai existentes (Shito) e um Rosmarinus officinalis, para transformação em Mame. Uma boa lição, no sentido em que com material muito barato se podem realizar trabalhos bastante apelativos." |
Achei outra foto no site http://www.flickr.com/photos/stubzee/1584551310/sizes/l/
Ainda acho que pode ser Melaleuca  _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Seg Jun 29, 2009 3:10 pm Assunto: |
|
|
Rogério, conheço bem essa árvore, pois em munha cidade há várias plantadas nas ruas e com CERTEZA não é a Calistemon ou "escova de garrafa". Ela realmente tem um tronco que "descama", com cascas bem fininhas, o que dá a impressão de árvore idosa, gosto muito, porém ainda não tenho nenhuma, justamente por não dsaber o nome, mas vendo as fotos da última postagem, aposto na Melaleuca
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 29, 2009 7:37 pm Assunto: |
|
|
Encontrei em uma loja de paisagismo uma muda alta de Melaleuca. Realmente é a mesma árvore que mostrei nas foros acima.
É uma muda bem comprida e com galhos só na ponta. Ela tem uns 2 metros de altura e tem um nebari muito bom + não tem nenhum galho baixo. Sua base tem 10 cm de largura e 15 cm a cima da base afunila para 3 cm (ótima conicidade). Fiquei com muita vontade de comprar (R$ 14,00) e tentar uma poda a menos de 1 palmo da base + não sei se ela aceita bem uma intervenção drástica como essa.
Se alguém souber me dar informação sobre uma poda como essa para a espécie ficarei muito grato.
Obrigado a todos e abraços,
Obs: Paulo Henrique, agora que temos a confirmação da espécie, veja se consegue mudas ou informações de onde conseguir, para investir em um Bonsai de Melaleuca, pois como sabemos, ela é uma bélissima árvore e dará um maravilhoso Bonsai. Abraços
Rogério _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
|