FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Meu pré pré-bonsai de Romã!!!!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Silvia Primo de Barros

MensagemEnviada: Dom Jan 04, 2009 6:13 pm    Assunto: Meu pré pré-bonsai de Romã!!!! Responder com citação

Adquiri um bonsai de romã.
Mas depois de navegar pela internet (em especial pelo site, forume comu do Orkut do Atelier do Bonsai), e ler sobre as características de um, creio q o meu é uma legitima "mudinha no vazinho de plastico escrito bonsai". Laughing Gostaria de desenvolve-lo na arte do bonsai.
Quamdo o comprei ele tinha essa flor seca e dois brotinhos de flor q cairam pois não sabia como cuidar dele direito, e o reguei d qualquer maneira.
Os amigos da comunidade no Orkut me deram a idéia de coloca-lo no escorredor (confeço q me sinto insegura), para a muda criar tronco.
Mas qual mistura de terra devo por no escorredor, essa terra eu misturo ou coloco uma sobre a outra denrtro do escorredor?
Li em um outro tópico sobre espor mais as raizes da planta, afastando a terra. Isso procede também na minha planta?
Devo esperarmais para definir o estilo artístico q ficaria mais viavel?
Não deixei uma foto da minha planta pq não consigui postar aqui emtão deixo um link para o meu album de fotos do orkut, OK!
Agradeço desde já a ajuda!!

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=7734354067973443335&pid=1230866913771&aid=1$pid=1230866913771 Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 04, 2009 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

Silvia,

não consigo acessar sua página por não ser membro do orkut, assim como tantos outros aqui nofórum. Recopmendo que hopede em outro site e depois coloque as fotos aqui.

Quanto ao escorredor/mamadeira, é uma técnica muito simples de ser executada, mas por ser pouco comum fora do meio do bonsai parece coisa de outro planeta. No escorredor se coloca apenas areia grossa, de 2 a 3mm. Pode ser areia peneirada, desde que não tenha resíduos de cimento ou que seja suja. Tem a opção um pouco mais complicada mas muito melhor do caco cerãmico, conhecido como chamote, caco de telha/tijolo moído e outros mais. É muito melhor que areia grossa. O objetivo é dar aeração e proporcionar ambiente para formação de raízes finas.

Após iniciar a saída de raízes pelo fundo e laterais do escorredor coloque na mamadeira. A mamadeira deve conter muita matéria orgãnica. Deve ter um terço de areia grossa, um terço de esterco e um terço de húmus de minhoca, fica bom. Alguns colocam outras coisas, vale tudo desde que seja orgãnico.

T+
Silvia Primo de Barros

MensagemEnviada: Seg Jan 05, 2009 12:16 am    Assunto: Responder com citação

darkaso, agradeço as orientaçõs, ainda não consigo postar a foto aqui, então coloquei um link pro fotolog, nesse site não preciso ser membro para acessar.

http://www.fotolog.com/sand

Agradeço as ajudas passadas e as futuras, té!! Smile
Rinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 05, 2009 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

Boa noite, você pode postar suas imagens usandos sites específicos para isto, tipo photobucket ou o imageshak, ai você coloca o endereço entre as tags [img]http//wwww.etc etc[/img] e suas imagens irão aparecer para que todos no fórum possam ver e assim fica mais fácil para conseguir ajuda.
Seja bem vinda.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 07, 2009 9:25 pm    Assunto: Responder com citação

http://sp8.fotologs.net/photo/8/51/107/sand/1231125025254_f.jpg

É como o Rinaldo colocou acima, mas pode deixar nesse fotolog mesmo. clique com o botão direito na foto e vá para propriedades e copie o endereço da foto. Depois clique em img, cole o endereço da foto e depois em img de novo. Foi como eu fiz na foto acima.

T+
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 07, 2009 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

Como vai Silvia,

Há uma excelente matéria no site Nativos do Nordeste do Mestre Sergivaldo, que explica com detalhes os pormenores da técnica do escorredor/mamadeira.

Segue link:

http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/passo_a_passo_arquivos/mamadeira/mamadeira01.htm

Boa sorte. Wink

Franz Lopes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Silvia Primo de Barros

MensagemEnviada: Sáb Jan 10, 2009 10:31 pm    Assunto: Aaaaaaaaaaah, puxa Obrigada!!!! Responder com citação

Não estava conseguido mesmo postar a foto, mas agora acho q aprendi!!!!

Mas desisti de criar essa romã como bonsai, pois um amigo da comunidade Atelier do Bonsai no Orkut me informou que essa é uma espécie de romã que não cresce, naturalmente.
Ele me recomendou que seria sempre uma arvore pequena e que os galhos quebram facilmente quando manipulados para serem modelados.
Então resolvi planta-la no chão e vou experimenta uma outra planta do zero!
Estou entre um Pé de Pêra e um Chapéu do Sol que também é conhecido por Sete-copas ou Amendoeira da Praia.
O que vocês acham?
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 13, 2009 8:10 pm    Assunto: Responder com citação

Silvia,

como iniciante recomendo plantas mais fáceis. Estas citadas são mais complicadas de se conseguir a estética apropriada para parecer um bonsai. Como está no rio recomendo que procure por uma planta chamada Ptecoelobium tortum. Encontrando vai ter umas boas possibilidades de formar um bonsai muito bom.

T+
Silvia Primo de Barros

MensagemEnviada: Qua Jan 14, 2009 12:27 am    Assunto: Responder com citação

Oi, Franz Lopes!
O site indicado também é muito bom. Gostei porque é bem simples, né!
Oi, darkaso!
A planta que você indica, Ptecoelobium tortum, também é conhecida como Jacaré, Tarerê?
Se for é uma bonita planta!!
Estive procurando ela no google, mas todas as imagens eram de bonsais, e estava buscando imagens da árvore para saber se tenho um exemplar próximo de casa (quem sabe não conseguiria uma mudinha no chão).
E fui presenteada, em minha busca, com essa pagina explicando alporquia, q simplesmente amei!!

http://www.geocities.com/bonsairiopreto/index.htm

Vendo outras matérias tb vi que é uma planta que responde rápido ao q se faz!!!
Vou seguir seu conselho!

Porém caminhando pelo quintal não pude deixar de reparar duas mudinhas bem pequenas de Jabuticabeira, uma ainda menor de Ipê Amarelo, e uma muda já bem grandona de Chapéu do Sol. Como elas seriam todas arrancadas, pois não podemos ter mais árvores do que já temos, as recolhi e vou cuidar delas sem pressa, enquanto trato de adquirir e cuidar da Ptecoelobium tortum.

As mudinhas encontradas aqui em casa, pretendo esperar elas crescerem um pouquinho mais. O Chapéu do Sol já tem um bom tamanho então pretendo coloca-lo no escorredor e depois mamadeira. Mesmo que não de certo estarei exercitando e aprendendo. Se encontrar a Ptecoelobium tortum no quintal de algum conhecido, vou experimentar a alporquia, se não busco uma mudinha.
Mas antes disso, se eu realizar algo de errado durante a alporquia, existe a possibilidade de matar a árvore ? Seria terrível!!!
Obrigada pela ajuda e abraços!!!
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 14, 2009 8:44 pm    Assunto: Responder com citação

Silvia,

deve ser este mesmo, já que existe outro jacaré que não tem nada a ver com o tortum. É conhecido como pteco, tataré(apelido para jacaré) entre outros. Reponde rápido mesmo. Em poucos dias já se vê brotos após as podas.

Não é que seja impossível fazer bonsai de plantas com folhas grandes, mas seria melhor esperar um pouco para iniciar com este tipo de planta.

Se a alporquia não der certo o galho pode morrer ou concertar o local da retirada da casca e fechar, liberando a seiva para o galho. Mas pteco aceita bem alporquia.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: