|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
André Dahmer
|
Enviada: Ter Jan 20, 2009 10:50 pm Assunto: Ficus feinho |
|
|
É feio mas é meu, né? Tem o problema do tronco reto, da conicidade, dos galhos longe do chão. Mas o que fazer, jogar fora? Eu gosto dela...Queria projeções, se é que ela é uma planta aproveitável para a arte...Tenho poucas ferramentas, por isso o desleixo com os caroços do tronco.
 |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Jan 21, 2009 10:05 pm Assunto: |
|
|
André tem futuro sim. Nada feio também gostei só não entendo muito de projeções vamos aguardar. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Bruno NF
|
Enviada: Qui Jan 22, 2009 10:14 am Assunto: |
|
|
Não sei se é possível fazer o que eu vou sugerir, o pessoal mais experiente pode opinar com mais convicção. Eu tentaria farez um estilo Harpa.
Talvez se você enterrar a parte abaixo do tronco, fazendo como se fosse uma parede de terra, e se fizer alguns cortes no tronco antes, induza o surgimento de algumas raízes. Desculpe o modo pouco explicativo, mas é que eu nunca tive um ficus, e não sei se dá certo. Mas se der acho que fica legal. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Jan 22, 2009 10:30 am Assunto: |
|
|
Oi André
Bruno, muito boa esta do "estilo harpa"
Mas realmente é uma boa idéia Com o desenvolvimento do tronco, galhos e raízes aéreas a "ÁRVORE" aparecerá! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Qui Jan 22, 2009 11:22 pm Assunto: |
|
|
Como vão amigos?
Estilo Harpa foi ótimo... rsrsrs
Mas é possível sim. Para acelerar o crescimento destas raízes da projeção do amigo Bruno, recomendo a velha técnica do pote com substrato drenante ao redor da base do tronco, cobrindo até a altura em que você deseja que saiam raízes. O pote (vasinho) fica sobre o substrato existente.
A planta emite raízes neste substrato, de forma que quando o pote for retirado elas podem ser conduzidas para o substrato principal. Dando a forma pretendida ao nebari.
Abraços.
Franz Lopes _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|