Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Ago 31, 2007 9:16 pm Assunto: Jabuticaba 03 |
|
|
Amigos,
aí está uma das minhas mudas de jabuticaba para sugestões e críticas. Comprei na feira, veio num daqueles balainhos e deve ter por volta de três anos...
Em agosto de 2007:
Foto 01 Vista de frente:
Foto 02 Mais perto:
Abraço a todos.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Ter Out 21, 2008 9:04 am; num total de 3 vezes |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sex Ago 31, 2007 9:23 pm Assunto: |
|
|
Edson,
Eu particularmente cortaria logo acima do 3º galho e direcionaria este último para ápice e trabalharia a muda como um moyogi, depois disso é só esperar as novas brotações e engrossar o tronco.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 1:05 am Assunto: bonsai |
|
|
Eu aproveitaria essa excelente emissão de galhos na parte superior, forçaria esse caule mais abaixo, e educaria essa jabu no estilo Kengai. O vaso é adequado para isso, pois possui boa profundidade.
lembre-se apenas de escolher um dos dois galhos iniciais, próximos da base do caule, para formar a estrutura secundária, cortando o outro. Esse que ficar e os demais galhos, deverão ser todos aramados, dando-lhes movimentos levemente sinuosos, acompanhando a linha do caule principal, que desce, no Kengai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 30, 2008 2:42 pm Assunto: Atualizando |
|
|
Mais algumas fotos tiradas hoje, 30/abril/2008:
Foto 03 frente
Foto 04
Foto 05 Aramação do ápice:
Foto 06 girando um pouco para a esquerda
Abraço a todos.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Abr 30, 2008 11:52 pm Assunto: |
|
|
Oi Edson
Mudança muito significativa nesses meses!
A estrutura principal já está montada e acredito que você deverá conseguir mais galhos depois do 3º para "fechar" a copa  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Maio 01, 2008 10:37 am Assunto: |
|
|
Legal mais essa Jabuticabeira em Edson. Acho que você deve ser parecido comigo. Deve ter umas 20 Jabus em?!?!?!  _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 01, 2008 11:08 am Assunto: |
|
|
Marcos,
você quase acertou!!!
Na última vez que contei tinha 16 mudas; não contando os dois bosques, um dos quais já postei aqui no fórum...
Acho uma árvore particularmente bonita devido à textura e coloração do tronco, das folhas pequenas e da beleza e singularidade dos frutos...
Tenho também algumas pitangueiras e aceroleiras...
Abraço...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 01, 2008 11:36 am Assunto: |
|
|
É sem dúvida uma das melhores plantas para se trabalhar. Pois já cresce como uma árvore com muitos galhos por natureza. Aí é só adotar o estilo e pronto. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 12, 2009 9:51 am Assunto: |
|
|
Olá amigos,
aí está uma foto atualizada desta planta. Gostaria da ajuda de vocês para resolver um problema. Este galho assinalado em vermelho está mais grosso que o primeiro. Há alguma técnica (exemplo podando um ou outro) para reverter esta situação?
Abraço.
Edson.
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Jan 12, 2009 10:47 am Assunto: |
|
|
Edson
Tem que deixar o mais fino crescendo, pelo menos um galho secundário, e ir podando o mais grosso.
Secou aquele 3º galho, de fundo??? _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 12, 2009 12:10 pm Assunto: |
|
|
Alexandre,
obrigado pela dica. Eu já havia podado a ponta daquele galho para favorecer novas brotações. Coisa rara de se ver em Jabus, mas acabou secando e eu optei por retirá-lo...
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 12, 2009 8:53 pm Assunto: |
|
|
Também tive esse problema de um galho secundário engrossar mais que deveria, parece que ele suga mais nutrientes e o galho primário não desenvolve. E aí como proceder??? Se esperar o galho primário crescer o secundário não engrossaria mais ainda??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
|