|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
sefo40
Registrado: 19/05/07 Mensagens: 39 Localização: belo horizonte - MG
|
Enviada: Sáb Jan 10, 2009 9:17 pm Assunto: Ficus "cream-cracker" sobre madeira morta |
|
|
Olá,
Mais uma vez venho pedir a ajuda dos amigos do forum, para melhorar um ficus sobre uma madeira morta (o ficus tem cerca de 8 anos apenas)
Estou com muuuuuita dificuldade para reduzir o tamanho das folhas desse ficus. Já desfolhei 3 vezes e coloquei no sol, mas nada (como moro em apartamento, ele só toma sol de manhã, até por volta de 13:00h. Como fazer para diminuir o tamanho das folhas?
Também aceito sugestões sobre a copa: acho que devo "entortá-la", acompanhando o movimento do tronco, mas também acho que se eu deixar como está, e fazer apenas que os galhos fiquem em uma mesma direção dará certo. O que vocês acham?
Desde já, agradeço muito.
Sérgio Fonseca
P.S. Não sei se as imagens ficaram muito boas, pois tomei uma surra da máquina fotográfica.
 |
|
|
 |
Edu Miranda 2.o PASSO

Registrado: 22/11/06 Idade: 41 Mensagens: 205 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Dom Jan 11, 2009 12:31 pm Assunto: |
|
|
sefo40 não creio que as folhas estejam grandes parecem d bom tamanho para um bonsai, acho que a madeira morta esta em desarmonia com a planta. respeito teu estilo mais acho que deve trabalhar a planta livre buscando dar mais movimento ao tronco.
um abraço. _________________ Eduardo Miranda
Belo Horizonte MG |
|
|
 |
sefo40
Registrado: 19/05/07 Mensagens: 39 Localização: belo horizonte - MG
|
Enviada: Dom Jan 11, 2009 1:44 pm Assunto: |
|
|
Prezado Edu,
Muito obrigado pela opinião! Eu deixei esse ficus muito tempo com arame, por isso ficou todo marcado, e o plantei amarrando a raiz à madeira.
Você disse que está em desarmonia. Como você acha que eu poderia melhorar? Devo tirar a madeira morta ou diminuir o tamanho dela?
Pensei em aproveitar os novos galhos que estão nascendo e fazer com que raizes passem pelo tronco. O que acha?
Mais uma vez, obrigado.
Sérgio Fonseca |
|
|
 |
Edu Miranda 2.o PASSO

Registrado: 22/11/06 Idade: 41 Mensagens: 205 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Dom Jan 11, 2009 2:01 pm Assunto: |
|
|
sefo40 prá sua árvore ficar mais charmosa você deve realmente aproveitar o galho que esta nascendo na base e eliminar todo o restante será mais demorado mais valerá a pena o resultado final e prá isso acho melhor retirar o tronco morto pra você ter mais visão do seu projeto.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10694 _________________ Eduardo Miranda
Belo Horizonte MG |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Jan 12, 2009 8:54 am Assunto: |
|
|
Oi Sérgio
Depois da tua segunda postagem deu pra entender a idéia na montagem deste trabalho... seria uma árvore que cresceu sobre a base de outra já morta certo??? Bem característico dos ficus!!!
Concordo que as folhas parecem num bom tamanho.
As marcas dos arames e falta de estrutura dos galhos realmente estão deixando ela com cara de "um pequeno arbusto"... sem maturidade, entende?
Sim, o tronco morto poderia ser trabalhado com entradas e buracos visando uma forma mais drástica  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|