|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Seg Jul 25, 2005 11:34 pm Assunto: Yamadori fiz certo será?? |
|
|
Galera, oq rola é q eu sou meio iniciante eu hoje eu colhi 3 piracantas da casa da avó da minha namorada.
Já tinha feito yamadori antes com uma goiabaiera e agora ela está começando a brotar de volta.
Só que dessa vez eu fiz diferente, nao as plantei em vasos definitivos até porque nao tinha nenhum...
Podei-as drasticamente e plante a menorzinha num vaso redondo daqueles de floricultura com uma mistura de terra adubada e areia e as outras duas maiores em potes de sorvete de 2 lts tb com a mesma mistura...
Será q vai dar certo???
Tomara....
Ou eu deveria colocá-las diretamente no seus vasos definitivos??
Agradeço se houver rapidez nas respostas... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Jul 26, 2005 12:30 am Assunto: |
|
|
Olá FrK,
Amigo como ja havia dito, acredito ser melhor plantar em vasos provisoios, que alem de ser possivel uma recuperação mais rapida da arvore é tambem bom para seu rapido desenvolvimento no futuro, depois disso seria conveniente a coloca-la no definitivo. Quanto a terra tambem ja falamos. SO para esclarecer para o pessoal, se trata da terra vegetal, muito encontrada em floriculturas e casa expecializadas, olha eu nao a utilizo muito, pois aqui vem muita adubada, seria bom você ver se realmente ela é esterelizada ou se tem algum tipo de adubação proveniente tanto de adubos quimicos ou de organicos, porque podem provocar reações prejudiciais para a planta. Guardo um dito comigo que é o seguinte:
"As raizes do Bonsai quando cortadas muito se assemelham aos cortes feitos em nosso corpo, causados por um ferimento qualquer. Do mesmo modo temos que cuidar desses ferimentos para que tenham uma boa sicatrização, entao quando colocamos fertilizante (adubo), na terra do Bonsai assim que o plantamos, seria a mesma coisa de estarmos mergulhando um ferimento do nosso corpo em fezes que a nós nada faria bem, como nao fazem ao Bonsai".
Podemos tirar varias interpretações dessa fala acima, mas é o seguinte, é meio complicado te falar: "Olha essa terra ai nao é boa, use essa que é joia, vai fazer muito bem ao seu Bonsai". Cada Bonsaista, e os colegas Foristas vao concordar, passa por inumeras experiencias de substratos e combinações para os mesmos, ate encontrarem um que se adeque ao seu estilo e em particularidade às suas árvores. Entao so posso te dizer que no meu caso nao usaria a terra preta, pois como complemento utilizo o Humus. Muitas pessoas falarao o contrario, outras a mesma forma e outras que nao utilizam nem um nem outro. A questao é a seguinte, siga a sua tendencia, se essa terra falhar pode nao ser a mais indicada ao seu ver ou ao de determinada planta, pode ser por causa de ser adubada, pode ser por causa da quantidade, pode ser por causa de varios fatores, mas com o tempo você saberá qual a melhor opção. No momento faça experiencias, deixe a terra e veja no que vai dar. Do mais, espero ter te ajudado um pouco. T+ amigao.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Jul 26, 2005 1:10 pm Assunto: |
|
|
Oi Frk !!!!
Piracanta é uma planta resistente..... forte !!!!!!!!!
Bem, você fez o que seu coração mandou e ele mandou certinho !!!!!!!!!! As plantas estão em "vasos" chamados de "espera", embora já haja vaso feito especificamente para tal, de barro com queima de baixa temperatura, mas isto não vem ao caso....
Agora, só podemos dar sugestões para as próximas plantas, visto que, não deverá mexer nas que já plantou......
Da próxima vez experimente colocar em vasos com 70% de areia lavada e 30% de terra preta (pode ser de ulmus ou não). Ou coloque apenas em areia lavada e depois de 3 semanas comece a adubação normalmente.
Espero ter contribuido.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|