FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Nova mini calliandra
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
tauser

MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 9:59 am    Assunto: Nova mini calliandra Responder com citação

Ola pessoal adquiri essa calliandra bem diferente , e gostaria da ajuda de vcs para saber qual o melhor substrato pra ela e uma ajuda pra dar forma a minha mais nova bonsai.

Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
tauser

MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 7:35 pm    Assunto: Responder com citação

Very Happy então pessoal o que acharam ?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
mortykus
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 11:10 pm    Assunto: Responder com citação

Só minha humilde opinião:

Pegando ela na posição que está na primeira foto, dá pra fazer um estilo Fukinagashi (varrido pelo vento) bem legal, eu acho!

Boa sorte!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcos Paulo Duarte
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 14, 2009 5:54 pm    Assunto: Responder com citação

meio complicada, tem conicidade invertida no tronco
mas talvez o amigo consiga um kengai ou fukinagashi mesmo

Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos

Marcos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 14, 2009 10:09 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Essa variedade de caliandra (depauperata), apesar de apresentar um tronco interessante e original, não caiu tão no gosto dos bonsaistas quanto a outra variedade mais difundida (spinosa). Shocked

Entretanto, eu gosto e tenho em meu viveiro duas plantas, que adquiri com o Torquato. Sugiro a voce observar qual o melhor desenho estrutural que voce prefere (escolher a frente, é sempre a primeira parte). A partir dessa definição, vem a estilização mais indicada. Very Happy

Apesar dessa variedade apresentar um tronco que parece debilitado, ela emite forte brotação, o que facilita qualquer tipo de trabalho e condução estrutural. Optando pela frente da primeira foto, por exemplo, eu sugiro cortar fora todos os galhos da direita, mantendo apenas o da esquerda, aramando este e dando-lhe um movimento mais de acordo com o tronco, de forma a trabalhar visando um moyogi. Very Happy

Lembrando que no bonsai não é preciso ter muitos galhos na planta para se ter em mãos um lindo bonsai. Ao contrário. A quantidade de galhos apenas permite que se escolha os que estiverem melhor distribuidos ao longo do tronco, de forma a se cortar fora os que não servem ao estilo pretendido. Very Happy

Na mesma foto, outra boa opção é cortar todos os galhos, deixando-os com uns tres dedos de altura. Em seguida, arame todos e force no sentido de formar um hokidashi, distribuindo-os para os lados verticalmente. Very Happy

Tomando como frente a foto 02, usaria apenas dois galhos para formar um Moyogi: o galho da esquerda e o principal centro/direita. O resto, corta-se fora (pode aproveitar e fazer estacas, para gerar novas plantas, inclusive). Nesse caso, o galho da esquerda deverá ser diminuido, cortando-se na altura da brotação nova. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
tauser

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2009 10:44 am    Assunto: Responder com citação

Very Happy , Obrigado pessoal pela grande ajuda, vou escolher uma das opções do nickyfury , mais que não arranque muitos galhos huahua pq se não minha mulher me mata auhuahua , quase me bateu quando tirei todos os galhos da minha outra calliandra hauhau. Em breve posto fotos .
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2009 11:13 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Tauser, vc precisa ensinar a ela que um bonsai se faz com trabalho, suor e paciência. Excesso de galhos não ajuda em nada, só atrapalha na hora de estilizar a planta. Faça um desenho, projetando o melhor possível da estrutura que pretende impor a sua planta e mostre para sua esposa. Certamente, após ver que, com o corte dos galhos desnecessários, sua planta ganha em beleza e harmonia visual, ela até irá mudar de opinião a respeito. Wink

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
tauser

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2009 11:56 am    Assunto: Responder com citação

Seria isso ?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2009 3:35 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Sim, isso mesmo. Agora aramar e dar forma ao galho principal, enquanto aguarda novas brotações para melhorar a estruturação. Essa planta brota muito rapidamente, em pouco tempo terá galhos suficientes para formar uma estrutura bonita e adequada ao estilo. Very Happy

tauser

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2009 4:41 pm    Assunto: Responder com citação

Qual tipo de areme devo usar ?
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2009 5:38 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo

Dê uma olhada aqui: http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/tecnicas_arquivos/aramacao.htm

Neste link aqui, leia o tópico Modelando: usando o arame para dar forma.
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html

Se vc pesquisar na net tem muita coisa.
Me mande um e-mail que te envio algo pra vc ler também...

Abraço
Obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2009 9:44 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Geralmente, usamos arame de aluminio, vendido por quilo ou gramas nos sites comerciais (Nippon, Terra Bonsai, BonsaiCenter, etc). Mas pode usar tambem arame de cobre. Após retirar a casca do fio, faça uma fogueira no chão e coloque a quantidade que pretende usar. Deixe queimar até ver chamas verdes e coloridas. Em seguida, com uma tenaz ou um pau, retire o arame do fogo e imediatamente coloque em um balde ou lata com agua fria (não precisa ser agua gelada não).

Esfriou, está pronto para ser usado. Há vantagens e desvantagens no uso desse tipo de arame. Após estar bem fixado, ele aos poucos recupera a rigidez e dureza, constrangindo melhor o galho aramado. Em compensação, quando for retirado, só cortando, para evitar quebrar o galho. Rolling Eyes Rolling Eyes

Voce pode, ainda, usar outros tipos de arame, como o arame cozido, muito usado em obras e construções. Mas como geralmente tem uma unica espessura, recomendo que una mais de um fio para ter a resistencia necessária. Eu gosto de usar esse arame apenas para tracionar (prende-se uma ponta do arame num galho, sobre uma borracha e a outra ponta na borda do vaso (plastico), ou numa raiz mais grossa, ou mesmo num prego fixado no tronco da planta. Rolling Eyes

Quanto à técnica de aramação, além dos endereços fornecidos pelo nobre colega Ezequiel, há outros:

http://www.bonsai4me.com/Basics/Basics_Wiring.htm

http://www.bonsaiprimer.com/wiring/wiring.html#Wiresize

http://bonsaitattoo.com.br/poda_modelagem.htm

tauser

MensagemEnviada: Ter Fev 17, 2009 12:01 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal ficou meio estranho pq esse ganho não é tão bonito quanto na foto ele é meio que inclinado pro lado..

Mais ta ai

Dicas e criticas fiquem a vontade.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: