FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Wagner Trindade

MensagemEnviada: Sáb Jan 17, 2009 2:29 pm    Assunto: Caliandra Responder com citação

Pessoal,

Vejam fotos de uma sequencia de desfolhas e podas em uma caliandra. A primeira foto é de inicio de dezembro/08 e as últimas de hoje 17/janeiro/09.

Antes da desfolha.

Depois de desfolhada. Vejam o detalhe de uma cicatriz meio feia que estava escondida na folhagem.

De outro angulo.

Replantada com certa inclinação

Com inicio da brotação. Possível frente

Lado esquerdo

Lado direito

De cima

Gostaria de opiniões sobre o andamento dessa planta. Não tenho quase nenhuma experiência com bonsai, por isso acho que o trabalho está meio simples demais. Quem puder sugerir alguma outra poda ou outro trabalho para melhorar essa caliandra será de grande ajuda!!!

Obrigado a todos!

Wagner
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Bruno NF

MensagemEnviada: Sáb Jan 17, 2009 7:14 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei da sua planta. Eu venho pensando em criar uma caliandra já a algum tempo, não tenho nenhuma experiência com ela, mas acho bem bonita.
Gostei da sua possível frente, só acho que os galhos estão ainda um pouco finos. Com certeza muitas pessoas diriam que a árvore como um todo está fina, porque o que não falta são pessoas apaixonadss pela grossura, porém eu acho que seu tronco principal está bom, tentaria engrossar somente os galhos secundários. Não sei como fazer isso, mas vai uma sugestão. Eu tenho um flamboyant que todo ano perde todas as folhas, naturalmente, fica alguns meses sem folhas e depois elas voltam. O detalhe é que quando as folhas voltam, a árvore engrossa, sempre. Talvez se vc fizesse uma desfolha artificial em algum galho, só como teste, ele fosse engrossando aos poucos. Deixe crescer um pouco os brotos e corte novamente.
Mas eu digo que não testei isso, posso estar completamente errado, mas é o que eu tentaria com base no meu flamboyant.
Caso você for tentar isso, me avise, eu adoraria ver o resultado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 17, 2009 10:24 pm    Assunto: Responder com citação

Wagner,

Deixe as pontas dos galhos que você quer que engrossem crescer livremente para sacrifílio, só assim eles vão engrossar. Se você desfolhar vai retardar o crescimento dela. A desfolha neste momento de crescimento não é recomendável pois ela está em um escorredor para crescer não é? então taca adubo na bixinha, coloque ela de canto e... paciência!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 18, 2009 10:16 am    Assunto: Responder com citação

Fellini disse tudo como ela possui vários galhos utilize como de sacrifício agora.
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 18, 2009 12:22 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Wagner

Pra mim você está no caminho certo!... As primeiras interversões nesta planta foram muito boas, com o tempo e experiência você pode mudar esta opnião de "simplicidade" Wink em outros trabalhos!

Os amigos deram boas dicas, porém eu acho que o controle com podas nos galhos que "ficarão", é necessário. Pela frente pretendida, eu reduziria o tamanho deste 1º galho da direita, e aproveitaria para aramar, com o mesmo fio, ele e o tronco para já dar movimentos... pois depois que engrossarem vai ficar mais difícil pra você.
O 2º galho, que nasce atrás, deixava sim crescendo a vontade como galho de sacrifício!

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Wagner Trindade

MensagemEnviada: Dom Jan 18, 2009 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado a todos pelas sugestões.

Bruno, caliandra acho que é planta mais fácil de cultivar! Você planta a semente, nasce nuns dois dias e cresce super rápido. é uma planta maravilhosa, tem folhagem pequena, de um verde muito bonito. E a floração é um show. Quando você puder arrisque uma.

Claudio e Marcos, essa plantinha hoje está com uns 15~20cm de altura. Quero deixá-la com essa altura mesmo, mas vou seguir as sugestões dos amigos para o "engrossamento" dos galhos Very Happy
Depois que eu podei veio o arrependimento. Eu enxerguei uma arvorezinha e a pressa de iniciante me atrapalhou. Embarassed
Agora vou ter mais paciência! Valeu.

Alexandre, você poderia explicar melhor como você pensou na aramação do galho? Acho que não entendi bem. Sobre o galho de trás, se eu podar ele no futuro, será que a planta não vai perder profundidade?

Obrigado a todos,

Wagner
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: