FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Poda radical de Ficus benjamina
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rafael C R Freire

MensagemEnviada: Sáb Abr 11, 2009 12:30 am    Assunto: Poda radical de Ficus benjamina Responder com citação

Eu fiz uma alporquia desse Ficus e plantei no vaso de bonsai recentemente, por isso ela está toda amarrada. Aliás, me guiei pelo artigo do site e funcionou muito bem, muitas raízes se desenvolveram...

A minha idéia era fazer no estilo tronco duplo. As raízes estão indo bem, mas a copa está muito alta e quero reduzir o tamanho. A minha dúvida é se posso fazer uma poda radical, eliminando totalmente as copas ou devo ir aos poucos tentando fazer pequenas podas e esperando brotamentos na parte mais baixa do tronco. Ajuda!

um abraço,

Rafael C R Freire
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 11, 2009 9:13 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rafael!

Minha experiência com Ficus benjamina diz que poda radical ou desfolha de galhos finos pode fazer com que o galho morra.
Eu deixaria para a primavera, quando iria podando as folhas mais altas deixando uma ou duas o que provocará a brotação mais baixa e assim secessivamente.

Quanto ao estilo 2 troncos é importante que eles sigam a mesma linha, i.e., não façam essa forquilha tipo estilingue e sendo um menor que o outro.

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Rafael C R Freire

MensagemEnviada: Dom Abr 12, 2009 11:47 am    Assunto: Responder com citação

Elio,

Farei a poda como você disse, gradual.

Obrigado pela sugestão em relação aos troncos, era mais ou menos isso que eu já tinha pensado. Pensei em encurtar mais o tronco mais fino e encurtar menos o tronco mais grosso. Quando as raízes se desenvolverem mais e a planta tiver mais sustentação no vaso soltarei aqueles arames (da foto) e farei uma aramação para aproximar os troncos.

Muito obrigado pela resposta.

um abraço,

Rafael
Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 12, 2009 11:06 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Rafael, quero postar aqui a minha humilde opinião como iniciante que sou na arte do Bonsai.
Os arames estão apertados, caso queira aramar, deixe-os mais folgados, pois o ficus desenvolve rápido e acaba por deixar marcas.
Acho que você deveria retirar essa planta desse vaso e planta-la em um escorredor de macarrão com um substrato bem drenante, pois no escorredor as raízes desenvolveriam melhor. A mamadeira, (escorredor+bacia) não tem função apenas de engrossar o tronco mas também o bom desenvolvimento das raízes. Nesse vaso que a planta está o desenvolvimento dela será mais lento, devido a quantidade e tamanho das raízes, logo a brotação que você espera na parte debaixo vai demorar ou talvez nem brote... se você colocar essa planta na mamadeira, daqui uns 4 meses, lá pro final de agosto, quando estiver perto da primavera, você poderá fazer uma poda mais radical....
Desculpe se falei besteira, mas como disse antes, sou iniciante.
Abraço!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 13, 2009 12:00 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Paulo e digo mais , esses arames para fixar a planta ao vaso não podem dar uma volta completa no galho , irá impedir que a seiva suba até os ramos mais finos , nunca devemos "enforcar" um galho com arame , a não ser de proposito , para que ele seque . Para esse fim { fixar o vaso } , vc deve colocar um pedacinho de borracha e dar apenas meia volta com o arame , deixando solto o suficiente para que a seiva suba.. entendeu ??? Penso tb que vc poderia podar os galhos sim ... na altura do arame para torção ... acredito que ele vai suportar e brotar onde vc quer, logo .. logo ... Só um palpite de iniciante ...
thi_santos

MensagemEnviada: Seg Abr 13, 2009 12:52 pm    Assunto: Responder com citação

Eu cortaria no primeiro tronco logo após o primeiro galho, e o segundo um pouco mais baixo ou mais alto.
Acho que sua palnta está alta demais, mas daí vai do gosto e de como quer que fique seu bonsai, não sou muito adepto as regras de bonsai acho que deve fazer ao seu estilo, estilo própio pois as regras no meu ponto de vista apenas padronizam uma arte sem padrões
Rafael C R Freire

MensagemEnviada: Sex Abr 17, 2009 11:22 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo, Sergio e Thiago,

Primeiramente, muito obrigado pelas sugestões.

A mamadeira tinha sido uma das minhas primeiras idéias, mas acabei desistindo porque a planta fica dentro de casa e minha mulher não iria gostar (por ocupar mais espaço e ser nada estético).

Em relação à aramação, acho que a foto deu uma impressão errada, nenhum dos arames dá a volta completa, tem um par de arames segurando os troncos por trás e um par de arames pela frente... Mesmo assim acho que estou correndo o risco de marcar o tronco, vou refazer essa aramação, a idéia da borracha é muito boa.

Também acho que ela está alta demais e gostaria de podar na parte baixa do tronco, mas fico com medo de não brotar e perdê-la.

um abraço,

Rafael
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: