FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda c/ Pinheiro Negro/Vermelho
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Dias2009

MensagemEnviada: Seg Dez 29, 2008 7:28 am    Assunto: Ajuda c/ Pinheiro Negro/Vermelho Responder com citação

Bom dia amigos, em primeiro lugar gostaria de dizer que é um prazer participar de um fórum como este. Já cultivo plantas há algum tempo e estou começando a me aventurar nos caminhos do Bonsai...
Consegui há alguns meses sementes de Pinheiro Negro e Vermelho, pensei que fosse difícil conseguir fazer as sementes germinarem, mas para minha surpresa tive um percentual de germinação muito acima do que esperava...
O problema é que agora não consigo desenvolvê-las, estão estagnadas com aproximadamente 8cm de altura e não saem disso...

Alguém poderia me ajudar com dicas, tais como, substrato ideal, melhor adubo e tudo que for de relevante saber para esta espécie???

Desde já obrigado a todos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 29, 2008 6:24 pm    Assunto: Re: Ajuda c/ Pinheiro Negro/Vermelho Responder com citação

Dias2009

Olá, para PN posso te dar umas dicas,
O substrato com muito (85%)material inorganico, peneirado a + ou - 0,5 mm, (areia grossa peneirada), uns (15%) de material organico ( casca de pinus, agulhas de pinus triturada).
Para um bonsai de uns 30cm de altura, mantenha num recepiente de 20 litros
Bom fazer uso do escorredor de arroz para controle das raizes, pode tambem, plantar no chão.
Muito sol direto.
A poda é um fator determinante no PN, deixe crescer livre ate atingir + ou - 1m de altura, deixe apenas um apice, quanto mais alto mais grosso a base, se efetuar podas para contenção da altura demorará muito para conseguir uma base boa, quando conseguir a base de uns 5cm ou mais.... então comece a trabalhar a altura que deve ficar em torno dos 30cm levando em concideração a altura deixada e a espessura da base conseguida, esponha o caule e galhos ao sol efetuando a poda das agulhas no caule, nos galhos," retire ,no inverno, as agulhas de cima e as de baixo dos galhos, evitando brotações para cima e baixo nos galhos, deixe os brotos laterais crescerem à vontade, ate que as ultimas agulhas do galho estejam na posição dos galhos pretendidos, então pode as gemas estimulando a ramificação do galho.
A poda das agulhas devem ser na forma de puxada, e não com tesoura.
Na poda do apice, pode escolher un novo apice e efetuar a poda abaixo dos 30 cm, ou podar na altura e camuflar a poda com brotação no apice.
Adubação, responde muito bem a organica, eu uso torta de mamona x farinha de osso, na proporção de 3 x1.
posso te conseguir mais sobre o assunto.

rodrigo
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 29, 2008 7:58 pm    Assunto: Responder com citação

Dias 2009,

Geralmente as raizes do PN são cortadas dos 25 à 28 dias depois de sua germinação usando-se o procedimento para estacas, mas não é mais seu caso.Tal técnica é para formar brotações mais baixas.
Concordo com as opiniões e dicas do post anterior tendo aproveitado em muito as informações .Tenho algumas mudas ainda pequenas com um substrato formado por 80% de areia de rio e 20% com Plantax, por enquanto os resultados são bons.

Um abraço - Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Dias2009

MensagemEnviada: Qua Dez 31, 2008 5:15 pm    Assunto: Responder com citação

Primeiramente, muito obrigado pelos esclarecimentos...
Seguem as dúvidas restantes...

O susbstrato indicado pelo amigo seria para o PN em qualquer tamanho e em qualquer fase de desenvolvimento???
Adubação... como saber a quantidade ideal do adubo e de quanto em quanto tempo usar (no caso de TM+FO)???
Gostaria muito que quem tiver algum material sobre essa espécie em especial e puder me mandar ficaria muito grato.

Desde já Grato.
Rodrigo Dias
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 23, 2009 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

Dias2009
O susbstrato indicado pelo amigo seria para o PN em qualquer tamanho e em qualquer fase de desenvolvimento???
Adubação... como saber a quantidade ideal do adubo e de quanto em quanto tempo usar (no caso de TM+FO)???
Gostaria muito que quem tiver algum material sobre essa espécie em especial e puder me mandar ficaria muito grato.

olá Dias

primeira pergunta: O susbstrato indicado pelo amigo seria para o PN em qualquer tamanho e em qualquer fase de desenvolvimento???
res: sim, o substrato não muda com tamanho nem idade, pode haver variações devido ao clima, se muito quente, pode previnir a evaporação com particulas menores nunca inferior a 2mm, e um acrescimo de mat organico. caso clima friu mantenha maior areação.

vasos pequenos 15 x 7 uma colherinha de cha
vasos maiores 25 x14 uma colher de sopa e segue nessa proporção
uma vez ao mes.. eu adubo todo dia 1

tenho o material mas não esta mais digitalizado, somente impresso.. boa sorte..
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: