FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Giaconi - Pitangueira 1
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 26, 2008 3:37 pm    Assunto: Giaconi - Pitangueira 1 Responder com citação

Outro de meus exemplares, espero que gostem!!!

Pitangueira (Eugenia uniflora)

Editado pela última vez por Thiago Giaconi em Qui Mar 25, 2010 9:34 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 30, 2008 1:30 pm    Assunto: Responder com citação

Aguardo Comentários
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 30, 2008 10:32 pm    Assunto: Responder com citação

Eu não sei se vc acha que assim a planta já está boa e a coloca no vaso definitivo ou é o meu gosto que não tá batendo com o seu, mas acho que os troncos de duas plantas suas que vi poderiam ser mais grossos. O primeiro foi o Ipê, que tá muito bonito. A outra é essa Pitangueira. Sou leigo no assunto bonsai, mas acho que o tronco deveria estar mais grosso, principalmente pela altura da pitanga. Mas você tá na minha frente quilômetros. Eu ainda não tenho nada semelhante.... só estou tentando praticar a arte.
Abraços!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 31, 2008 12:30 am    Assunto: Responder com citação

Paulo Ramos escreveu:
Eu não sei se vc acha que assim a planta já está boa e a coloca no vaso definitivo ou é o meu gosto que não tá batendo com o seu, mas acho que os troncos de duas plantas suas que vi poderiam ser mais grossos. O primeiro foi o Ipê, que tá muito bonito. A outra é essa Pitangueira. Sou leigo no assunto bonsai, mas acho que o tronco deveria estar mais grosso, principalmente pela altura da pitanga. Mas você tá na minha frente quilômetros. Eu ainda não tenho nada semelhante.... só estou tentando praticar a arte.
Abraços!!!

Olá Paulo,

Concordo com a sua opinião.
Os exemplares que você comentou foram obtidos por mim a partir de sementes e ambos já retornaram para vasos de crescimento.

Abraço

Thiago Giaconi
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 31, 2008 8:31 am    Assunto: Responder com citação

parabéns sua pitangueira terá um belo futuro tem bastante galhos ficará com uma folhagem bem densa concordo com o Paulo em coloca-la em um lugar maior prá engrossar o tronco, que por fim resultaria no surgimento de um nebari e ficaria ainda mais completa.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Paulo Roberto Marasca
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 05, 2009 12:28 am    Assunto: Responder com citação

Oi Thiago...

Na planta colocada em engorda o grande problema em conseguir um formal ereto com conicidade de tronco esta no fato do crescimento da planta ser maior no ápice do que nos galhos inferiores (o que resulta em troncos com grossura uniforme).
Para conseguir isso ela deve ser constantemente podada de acordo com a figura abaixo (parece estranho)...

Os galhos que crescem livremente (inferiores) engrossam e com eles a porção do tronco até o solo e os que são podados (supeiroes) atrofiam.

Abraço.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 05, 2009 9:55 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Gostei da sua pitangueira. Acho que falta apenas eliminar alguns galhos, escolhendo os que estiverem melhor distribuidos ao longo do tronco. Para fixar melhor a visualização, deveria igualmente podar os galhos de forma a compor melhor a simetria triangular necessária, arrendondando a copa, o que iria agregar estabilidade e harmonizar melhor o conjunto. Very Happy

Se reparar bem, verá que os galhos do centro estão do mesmo comprimento que os primeiros galhos. A partir desse ponto, os galhos iniciais da parte superior estão voltados para cima e o ápice, apesar da planta já apresentar uma boa altura, ainda continuam eretos, crescendo. Very Happy

Quanto à opinião contrária, que preconiza um maior engrossamento do tronco, isso não é tão necessário, quando temos em mãos um material em que falta, apenas, estilização e refinamento da estrutura aerea para melhorar. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 10, 2009 1:37 pm    Assunto: Responder com citação

Eu tirei esta foto já faz mais de 1 ano, vou tirar outra atual para mostrar como o exmplar esta evoluindo.

Abraços

Thiago Giaconi
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: