FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Ficus - Ausência de folhas.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
mateusbm

MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 11:51 am    Assunto: Ajuda com Ficus - Ausência de folhas. Responder com citação

Pessoal,

O projeto inicial para esse ficus seria construir uma copa densa e só isso. Ele ficou 1 ano numa mistura de partes iguais de areia grossa, humus de minhoca e caco de telha. Porem após 1 ano o resultado foi esse ai da foto. A planta não produziu as folhas desejadas.

Pensei então em partir pra um estilo ereto informal mas não sei por onde começar. Poderiam me ajuda?

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 3:32 pm    Assunto: Responder com citação

ai brother,
eu cortaria assim....

pra proseguir com o moy0ogi
acho q ficaria bom dentro de um ou dois anos... já q o tronco esta bem grosso e conico.. era ficus trançado certo?
depois q ele solda fica bem interessante o tronco!!!
tenho usado nos meus ficus em treinamento apenas areia e terra preta adubada na proporção 50-50, tem dado bons resultados tb..
abraços fih t+

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 3:36 pm    Assunto: Responder com citação

deixa eu fazer uma pequena correção, o corte do galho mais baixo .. a linha vermelha,... cortaria um pouco mais acima uns 3 dedos.. depois q brotar trate o corte na altura da linha vermelha, as vezes o galho do ficus seca um pouco abaixo do corte, pra não correr risco é melhor cortar um poco acima, eu chamo de pre-corte.
pois se tiver q refazer o galho todo vai perder tempo pra dar o efeito conico!
abraços

abração pessoal

dori
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 4:16 pm    Assunto: Responder com citação

Eu não me arriscaria tanto assim.

Tenho muitos ficus e já perdi alguns por radicalizar demais nas podas.
Se essa planta depois d eum ano só obteve essa ramificação, uma poda drástica agora poderia ser uma condenação. provavelmente ela nem rebrota e seca.
Plante-a em uma bacia grande, a mistura areia grossa, terra vegetal adubada e cacos de telhas é a ideal. depois que a árvore pegar um vigor, vá podando os galhos e faça torniquetes para estimular a brotação mais baixa.
Depois, quando ela tiver brotos mais baixos, faça os cortes indicados.
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 6:13 pm    Assunto: Responder com citação

Dori,
nunca tive problemas com perda de ficus apos podas, acho realmente dificil matar um ficus heheheacho q por isso gosto tanto deles... eles me toleram bem!
mas concordo com a sequencia q vc sugeril em partes...
não precisa ior cortando aos poucos neim de torniquetes.. na minha opnião, replanta e corta, só tenha o cuidado de cortar um pouco acima do lugar pretendido .. e tratar o ferimento apos alguns meses, assim ela não seca nadinha abaixo do corte.

acho tb q devia replanta-la em uma bacia... mais larga...
eu usei nessa foto logo abbiaxo apenas areia não muito grossa e terra preta adubada (meio a meio)e fui add esterco, farinha de osso, torta de mamona.. npk's eoq mais desse pra usar como adubo!! heheheheh

mas se vc estiver inseguro... não faz mal nenhum transplantar e esperar ela revigorar ....

ahhh
a falta de brotação pode ser ausencia de sol brother.. quantas horas ele pega de sol direto?!?!!?
abraços

abração pessoal

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 8:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Mateusbm, se na composição do substrato voce usou: areia grossa, humus de minhoca e caco de telha, ouso dizer que está justamente nessa composição o erro que por pura sorte não causou a perda irremediável do material. Shocked

Areia grossa e caco de telha possuem a propriedade de reter umidade, as vezes mais que o necessário, comprometendo o desenvolvimento salutar das raizes, que podem vir a morrer por excesso de agua, inclusive. Shocked

O humus de minhoca é um forte adubo orgânico, e deve ser evitado seu uso no preparo de substrato, principalmente reenvase. Num replantio qualquer, não se usa inicialmente adubação, vez que isso compromete o desenvolvimento das raizes capilares, causando as vezes até mesmo a "queima" dessas raízes, que são justamente as que carregam nutrientes para a planta. Very Happy

Então, visando corrigir essa deficiência, aconselho o nobre colega a proceder a retirada da planta desse substrato, lavando bem com agua corrente as raízes, deixando a planta livre dessa composição. Em seguida, prepare um substrato bem drenante: terra granulada, pedrisco, caco de telha, carvão vegetal e casca de pinheiro. Não é necessário mais que isso para recuperar sua planta e obter, em pouco tempo, forte brotação por todo o tronco. Very Happy

Após recuperar, sugiro a voce cortar o tronco na altura da primeira forquilha, mantendo apenas o galho que segue à direita, eliminando todo o resto. Acima, seguindo nesse galho, elimine o galho da direita. Isso irá dar maior conicidade para sua planta, que poderá ser conduzida no estilo moyogi, resultando um belissimo exemplar, por sinal. Very Happy

Não se acanhe em cortar radicalmente. Apenas cuide da manutenção preventiva, evitando apodrecimentos. Eu uso, como pasta seladora, cola branca para madeira, com ótimos resultados. A cola veda bem, evitando perda de material, aliás. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 10:26 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo,

Concordo com que o colega Dori colocou a respeito do risco de poda neste momento. Se a planta não tem apresentado brotações, significa que pode estar enfraquecida, uma poda drástica neste momento pode piorar as coisas.

Assim como concordo com o amigo Nick.

Observando bem, ela tbm está em um vaso pequeno.

Siga os conselhos do Nick, transplantando-a para outro vaso mais profundo ou escorredor.

De resto é esperar as novas brotações.

É o que faria...

Quanto às marcas no caule devido à origem trançada, recomendo utilizar a técnica do vaso sobre o substrato. Este vaso rodearia toda a base do tronco. Nele coloque substrato drenante (cuidado com o excesso de umidade). Regue com solução enraizante semanalmente.

Brevemente raízes irão brotar neste setor, se desenvolvendo e ajudando a encobrir as marcas do caule. Além de valorizar mais a planta.

Boa sorte. Wink

Franz Lopes.
mateusbm

MensagemEnviada: Ter Fev 03, 2009 11:26 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Muito obrigado pelas dicas, vou analisar todas e seguir os conselhos.

Grande abraço.

Mateus
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 03, 2009 9:43 pm    Assunto: Responder com citação

ola amigos,
em relação ao vaso maior ACHO Q foi unanimi, eu o nickfury e o FRANZ (não me confundo mais rsrsrsr) demos a msm sugestão. Acho tb q procedi oq os amigos postaram em relação a esperar uma brotação mais vigorasa para podar, é muito mais seguro, apesar de duvidar q a planta venha a perder galhos com uma poda agora desde q essa não apresente problemas de saude e q o problema da falta de folhas esteja relacionado a falta de sol, como eu suspeito q seja.
esse substrato como paltou bem o amigo nickfury, pode vir a matar a planta por acumular agua d+, entretanto o caso especifico onde isso ocorre é justante quando a falta de sol.
aqui nas minhas plantas uso muitas vezes substrato parecido(exceto o humus q tb uso mais como adubo) exatamente com o intuito de acumular agua... pois minhas plantas pegam sol das 6 da manha até as 6 ou 7 horas da noite (horario de verão tem sol ainda aqui nesse horario) e apesar de meu sistema de irrigação molhar 3 vezes ao dia e as vezes é preciso q eu molhe novamente a noite pois ainda tem os ventos constantes q apelidam minha ilha de ventoria(vitoria-ES).
é isso...
t+
abraços
e boa sorte com sua planta brother Very Happy Very Happy

abração pessoal

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: