FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvidas de principiante
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SUISEKI
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcos menino



Registrado: 25/06/07
Mensagens: 90
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Jul 13, 2007 5:34 pm    Assunto: Dúvidas de principiante Responder com citação

Boa tarde, tenho interesse sobre esse assunto, e para variar, como bom principiante, tenho algumas "várias" dúvidas. rsrsrs Se alguém puder me ajudar as perguntas, iniciais, são as seguintes: 1ª Para a confecção de uma Daiza (acho que é esse o nome para o suporte das pedras, ok?) só pode ser utilizada madeira, ou pode ser com outro material, por exempo resina, plástico etc? 2ª As pedras utilizadas nos trabalhos devem ser no seu estado "bruto" de quando são encontradas ou pode ocorrer interferência humana para alteração de cor, formato etc?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/05/07
Idade: 47
Mensagens: 147
Localização: Assis Chateaubriand - PR

MensagemEnviada: Seg Jun 09, 2008 9:51 am    Assunto: Responder com citação

E ai Maros.....
Depois de tanto tempo da sua duvida ja conseguiste encotrar as respostas???
E ja fez algum suiseki??
Na internet se acha bastante sobre isso, e pelo que eu descobri a daiza é sempre de madeira, e as pedras no estado mais próximo ao encontrado na natureza..... as vezes se corta um canto ou beirada pra encaixar na daiza, e faz-se uma limpeza e polimento, mas nao chega a pintar a pedra nao....

.. espero que vc ja tenha descoberto issi e feito algumas pra nos mostrar...

te mais.
_________________
A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai.....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Gualter de Castro



Registrado: 27/08/08
Mensagens: 5
Localização: Brasília - DF

MensagemEnviada: Qui Ago 28, 2008 3:08 pm    Assunto: Dúvidas, informações Responder com citação

Olá Marcos
Pelo que li e sempre pesquiso, só tenho visto Daiza de madeira, muitas em cor natural, com um verniz incolor. Particularmente, eu escureço as minhas com vieux chene ou o próprio verniz de cor marrom canela. Tem verniz de tudo quanto é cor. Na marioria, as daizas apresentam bastante simplicidade na forma de esculpir. Em minhas daizas não uso máquinas, só fórmão, de preferência pequeno, eprocuro dar um toque de forma mais trabalhada e decorativo. A beleza está nos olhos e no coração de quem a faz e vê com os olhos da alma. Agrada-me a reação dos outros, mas importo-me bem mais com o meu próprio encantamento em ver que uma Madeira jogada na rua se transforma em uma ENCANTADORA PEÇA DE ARTE.

Nos Suiseki, as minhas pedras são simples, ainda não consegui a perfeição das belezas encontradas pelos "mestres na internet", sempre uso deixar no estado original criado pela natureza, não aceito transformações ou qualquer corte, nem na base, e encaixo na daiza ficando bem presa, limpo/lavo com ácido muriático diluído 50%, sabão veja, aágua sanitária, depois, aprendi que é melhor dar um banho de óleo de amendoa, ou glicerina, ou azeite (uso este), depois, deixo secar no sol uma semana e vou dando brilho, novo banho e novo brilho. Só descanso quando a admiro e fico encantado com o que eu entendo como estar BELA.

A beleza penso estar quando admiro as peças, NAMORANDO-AS SEMPRE, a todo momento num ENLEVO DE ENCANTAMENTO. Este é o estágio que procuro para os Suiseki e Daiza, MEUS E DE TODOS OS MESTRES que encontro na internet.
Meu abraço. Gualter

É isto ! O importante é começar e ir fazendo experiências que possam satisfazer o nosso sentido de beleza e encantamento.
_________________
Gualter de Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SUISEKI Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil