|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 16, 2009 8:57 pm Assunto: Folhas secas dentro do cipreste - faço algo? |
|
|
Amigos, esta é minha muda de cipreste. Ela parece bem saudável e está com muitos brotos novos. Porém notei que, por dentro, há uma área bem marrom (foto mais abaixo).
É normal? Devo fazer algo?
Obrigada,
Ana
 |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Sex Jan 16, 2009 11:37 pm Assunto: |
|
|
Ana,
normalmente isso acontece quando não 'entra' luz solar na parte interna dos galhos. Porque disso, não sei explicar. Acho que ocorre com todo tipo de plantas, principalmente em coníferas, eu acho .
um abraço _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 17, 2009 8:10 am Assunto: |
|
|
Obrigada! Mas eu devo fazer alguma coisa? Tiro essas folhas secas? Deveria fazer algo pro sol chegar lá dentro?
Tem algum perigo pra planta?
Abraço,
Ana |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 29, 2009 10:40 am Assunto: |
|
|
Olá. A mensagem ficou lá pra trás, mas ainda queria saber o que devo fazer com as folhas secas... Tiro? Deixo?
Obrigada,
Ana |
|
|
 |
ADAC

Registrado: 06/09/07 Mensagens: 57 Localização: São Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qui Jan 29, 2009 12:34 pm Assunto: |
|
|
Oi Ana.
Na minha tuia anã, quando isso acontece, geralmente chega um ponto que um jato de água um pouco mais forte, ou mesmo chuva, leva embora. De repente só de encostar já cai, mas se puxar e não sair, costumo deixar.
Ela tem três anos, e até hoje não tive problemas com isso.
Abraços,
ANDREA _________________ ANDREA D. A. CAMARGO |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 29, 2009 12:59 pm Assunto: |
|
|
obrigada! |
|
|
 |
mateusbm
Registrado: 30/12/08 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Marília (SP)
|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 9:06 am Assunto: |
|
|
Ana,
Eu passei por esse mesmo problema com um Ficus Boni. Ele tem uma copa muito fechada e frequentemente me deparava com essas folhas. Passei a deixá-lo mais ao sol e as folhas não mais apareceram.
Espero ter ajudado. _________________ Mateus
e-mail/msn: mateusbm@gmail.com |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 9:29 am Assunto: |
|
|
Ana:
Tenho 2 ciprestes e contorno esse problema tracionando suavemente alguns galhos, de forma a abrir um pouco a copa, permitindo a passagem do sol. Utilizo barbante comum, prendendo uma das pontas nas extremidades do vaso. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 5:59 pm Assunto: |
|
|
Obrigada a todos! Vou ficar de olho nela, porque é minha mascote. Foi minha primeira muda.
Ana |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Fev 14, 2009 9:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ana, essa mudança na cor da folhagem ocorre não só por falta de incidência de luz/calor solar, mas igualmente por um choque térmico, as vezes causado pela rega diária (basta a temperatura da agua estar ou mais fria ou mais quente).
Usando uma tesoura, corte fora essas acículas, bem como faça uma poda de limpeza em toda a planta, eliminando o excesso de folhagem. O ideal seria aramar os galhos, abrindo-os de forma a permitir maior ventilação no interior. Essa variedade de planta apresenta densidade graças a distribuição das acículas em escamas, o que compromete bastante a ventilação e o acesso da luz/calor solar em seu interior.
Se sua planta possui um estilo já definido, então a aramação irá ajudar bastante, pois permite que voce elimine desde já os galhos que não se adequam e que estejam sobrando. Se ainda falta estilizar, mais uma razão para definir logo o que deseja fazer com a planta, para dar inicio a uma poda de limpeza e conduzir, via aramação, os galhos até uma posição que permita um trabalho mais apurado nesse sentido.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 16, 2009 5:22 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury, obrigada.
Bem, ela ainda não tem estilo definido, não. Ainda é uma pequena muda, o tronco tem um diâmetro de no máximo 1 cm.
Bem, vou tentar tirar fotos dela para postar num tópico novo do fórum e pedir sugestões de estilo, embora eu morra de medo de mexer nelas...
Só tenho mudas, nunca fiz aramação em nenhuma.
Ana |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Fev 16, 2009 9:32 pm Assunto: bonsai |
|
|
Não tem mistério nenhum nisso. É muito simples, até. Abaixo transcrevo um site, para voce estudar detidamente, não só essa técnica como outras que porventura venha a precisar futuramente. Treine fazer aramação, primeiro, em galhos de plantas. Corte um galho de uma goiabeira, por exemplo, ou de um arbusto qualquer e treine, até verificar que está apta a proceder a uma aramação em suas plantas.
Olha o link aí. Boa sorte com sua planta. Quero ver um lindo bonsai dela daqui a um tempo, aqui no forum, viu?
http://www.bonsaiprimer.com/wiring/wiring.html
Apesar de estar em ingles, creio que vc não terá dificuldades em explorar e aprender.
Outro ótimo site, em ingles tambem, é esse:
http://www.bonsai4me.com/Basics/Basics_Wiring.htm
Faça uma busca no glossário deles: técnicas avançadas e artigos. Há farto e excelente material de estudo. [/img] _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|