FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Folhas secas dentro do cipreste - faço algo?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 16, 2009 8:57 pm    Assunto: Folhas secas dentro do cipreste - faço algo? Responder com citação

Amigos, esta é minha muda de cipreste. Ela parece bem saudável e está com muitos brotos novos. Porém notei que, por dentro, há uma área bem marrom (foto mais abaixo).
É normal? Devo fazer algo?
Obrigada,
Ana

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 16, 2009 11:37 pm    Assunto: Responder com citação

Ana,

normalmente isso acontece quando não 'entra' luz solar na parte interna dos galhos. Porque disso, não sei explicar. Acho que ocorre com todo tipo de plantas, principalmente em coníferas, eu acho Rolling Eyes .

um abraço
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 17, 2009 8:10 am    Assunto: Responder com citação

Obrigada! Mas eu devo fazer alguma coisa? Tiro essas folhas secas? Deveria fazer algo pro sol chegar lá dentro?
Tem algum perigo pra planta?
Abraço,
Ana
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 29, 2009 10:40 am    Assunto: Responder com citação

Olá. A mensagem ficou lá pra trás, mas ainda queria saber o que devo fazer com as folhas secas... Tiro? Deixo?
Obrigada,
Ana
ADAC

MensagemEnviada: Qui Jan 29, 2009 12:34 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Ana.

Na minha tuia anã, quando isso acontece, geralmente chega um ponto que um jato de água um pouco mais forte, ou mesmo chuva, leva embora. De repente só de encostar já cai, mas se puxar e não sair, costumo deixar.

Ela tem três anos, e até hoje não tive problemas com isso.

Abraços,

ANDREA
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 29, 2009 12:59 pm    Assunto: Responder com citação

obrigada!
mateusbm

MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 9:06 am    Assunto: Responder com citação

Ana,

Eu passei por esse mesmo problema com um Ficus Boni. Ele tem uma copa muito fechada e frequentemente me deparava com essas folhas. Passei a deixá-lo mais ao sol e as folhas não mais apareceram.

Espero ter ajudado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 9:29 am    Assunto: Responder com citação

Ana:

Tenho 2 ciprestes e contorno esse problema tracionando suavemente alguns galhos, de forma a abrir um pouco a copa, permitindo a passagem do sol. Utilizo barbante comum, prendendo uma das pontas nas extremidades do vaso.
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 5:59 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada a todos! Vou ficar de olho nela, porque é minha mascote. Foi minha primeira muda.
Ana
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 14, 2009 9:57 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ana, essa mudança na cor da folhagem ocorre não só por falta de incidência de luz/calor solar, mas igualmente por um choque térmico, as vezes causado pela rega diária (basta a temperatura da agua estar ou mais fria ou mais quente). Very Happy

Usando uma tesoura, corte fora essas acículas, bem como faça uma poda de limpeza em toda a planta, eliminando o excesso de folhagem. O ideal seria aramar os galhos, abrindo-os de forma a permitir maior ventilação no interior. Essa variedade de planta apresenta densidade graças a distribuição das acículas em escamas, o que compromete bastante a ventilação e o acesso da luz/calor solar em seu interior. Very Happy

Se sua planta possui um estilo já definido, então a aramação irá ajudar bastante, pois permite que voce elimine desde já os galhos que não se adequam e que estejam sobrando. Se ainda falta estilizar, mais uma razão para definir logo o que deseja fazer com a planta, para dar inicio a uma poda de limpeza e conduzir, via aramação, os galhos até uma posição que permita um trabalho mais apurado nesse sentido. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2009 5:22 pm    Assunto: Responder com citação

Nickyfury, obrigada.
Bem, ela ainda não tem estilo definido, não. Ainda é uma pequena muda, o tronco tem um diâmetro de no máximo 1 cm.
Bem, vou tentar tirar fotos dela para postar num tópico novo do fórum e pedir sugestões de estilo, embora eu morra de medo de mexer nelas...
Só tenho mudas, nunca fiz aramação em nenhuma.
Ana
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2009 9:32 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Não tem mistério nenhum nisso. É muito simples, até. Abaixo transcrevo um site, para voce estudar detidamente, não só essa técnica como outras que porventura venha a precisar futuramente. Treine fazer aramação, primeiro, em galhos de plantas. Corte um galho de uma goiabeira, por exemplo, ou de um arbusto qualquer e treine, até verificar que está apta a proceder a uma aramação em suas plantas. Very Happy

Olha o link aí. Boa sorte com sua planta. Quero ver um lindo bonsai dela daqui a um tempo, aqui no forum, viu? Wink

http://www.bonsaiprimer.com/wiring/wiring.html

Apesar de estar em ingles, creio que vc não terá dificuldades em explorar e aprender. Wink

Outro ótimo site, em ingles tambem, é esse:

http://www.bonsai4me.com/Basics/Basics_Wiring.htm

Faça uma busca no glossário deles: técnicas avançadas e artigos. Há farto e excelente material de estudo. Very Happy [/img]

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: