Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Dino 1.o PASSO

Registrado: 23/02/09 Mensagens: 174 Localização: Montes Claros-MG
|
Enviada: Sáb Mar 07, 2009 6:53 pm Assunto: Alporquia em Jabuticabeira (época) |
|
|
Oi pessoal, olhando atentamente a jabuticabeira do meu pai, encontrei um local muito bom para extrair uma nova árvore. Pela estrutura noteei logo que dará um belo bonsai.
Minha dúvida é: Qual a melhor época para se fazer alporquia em Jabuticabeira?
Se eu fizer agora dará bons resultados?
Qual o melhor composto para alporquia neste tipo de árvore? _________________ Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 4:29 pm Assunto: |
|
|
Dino a melhor época é sempre a primavera e a fibra de côco é o melhor para se usar. Tenha em mente que a alporquia de Jabuticabeira pode demorar mais de um ano para enraizar e o uso de enraizadores facilita bastante. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 9:31 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Marcos, e mais uma pergunta. Seria bom usar musgo associado à fibra de côco? _________________ Dino
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Ter Mar 10, 2009 6:56 pm Assunto: |
|
|
Caro Dino, como o amigo Marcos ressaltou a alporquia em jabuticaba pode demorar bastante, mas a jabuticaba é um pouco de veneta, eu fiz uma alporquia na minha em um tronco de aproximadamente 5cm no final de outubro e em meados de dezembro já começou a enraizar, por isso não desanime e aproveite para exercitar sua paciência. Quanto ao substrato da alporquia, eu usei musgo no bombom, e logo que percebi as raízes emergindo coloquei um vaso de reforço com substrato normal.
Att,
Salo. |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 10, 2009 7:00 pm Assunto: |
|
|
Caro Salo, antecipo os agradecimentos pela dica.
Agora me fale mais sobre o musgo referido.
Como o consigo? _________________ Dino
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Ter Mar 10, 2009 7:12 pm Assunto: |
|
|
Fala Dino, o musgo é o chamado esphagnum, você consegue em floriculturas e viveiros, pois ele é usado para decoração nesses locais, vale lembrar que é um musgo desidratado.
Este é um link bem esclarecedor sobre alporquia em jabuticabeiras, dá uma olhada.
http://guia.mercadolivre.com.br/alporquia-jaboticabeira-17138-VGP
Att,
Salo. |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 14, 2009 7:11 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado Salo, vou pesquisar agora mesmo!
Valeu amigo... _________________ Dino
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Mar 16, 2009 2:24 pm Assunto: |
|
|
Dino, de fato a alporquia de jaboticaba é na maioria das vezes muito difícil de se ter sucesso. A cicatrização do anel retirado é muito rápida e daí já não enraiza mais. Por isso escolha um galho com 4-5 cm de espessura e ao fazer o anel retira também uma boa quantidade de madeira, em todo a volta, afinando o galho. Não tenha medo, o galho não vai secar. Eu nunca havia conseguido enraizamento sem fazer isso, sempre cicatrizava antes de enraizar. E desta maneira, um alporque feito em outubro, fui espiar neste fim-de-semana e constatei as primeiras raizes. Usei apenas musgo (esphagnum).
Também pretendo deixar crescer um pouco as raizes e depois acolpar um vaso com substrato para somente no início da primavera fazer a retirada do alporque.
Sucesso. _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 16, 2009 3:10 pm Assunto: |
|
|
Valeu Elio, obrigado pela dica. acho que vou ter paciência e esperar pelo menos chegar setembro para iniciar o processo.
Valeu !!!! _________________ Dino
|
|
 |
|