FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acerola de alporquia
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Qui Set 30, 2004 10:05 am    Assunto: Acerola de alporquia Responder com citação

Fala Gente !

Essa ai, eu fiz a partir de uma alporquia !
Ela ainda está sendo modelada, mas acredito que agora falta pouco.

[]s


[img]http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=A6A116E575D74EE7BB3781B6F5A0B10F&alid=15563&pid=196224&size=3[/img]

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=A6A116E575D74EE7BB3781B6F5A0B10F&alid=15563&pid=196224&size=3


Editado pela última vez por Cláudio C. Ratto em Seg Out 25, 2004 10:06 am; num total de 3 vezes
Voltar ao topo
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Out 01, 2004 12:59 am    Assunto: Acerola Responder com citação

Cláudio, muito bom mesmo. Pode-se notar como está saudável. Qual o período que levou a alporquia.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Visitante






MensagemEnviada: Sex Out 01, 2004 6:38 am    Assunto: Re: Acerola Responder com citação

Mário A G Leal escreveu:
Cláudio, muito bom mesmo. Pode-se notar como está saudável. Qual o período que levou a alporquia.



Caro amigo Mário,

Para este exemplar, eu fiz o alporque em janeiro e retirei em meados de setembro.......
Quanto a floração, essa foi por causa do adubo que utilizo e só houve na parte do alporque, interessante não ?
Caso tenha interesse, posso te enviar uma edição gráfica (170kb) que fiz deste alporque.

Obrigado pelo elogio e um grande abraço,
Voltar ao topo
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2004 8:54 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Ratto, tudo bem?

Legal essa aí... fez esse alporque com aquelas mudas do rapaz da Agriflora Nippon?
Tenho uma acerola aqui 2/4 menor que passou por uma poda drástica... estou pensando se seria viável um mame com ela... o que vc acha?

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2004 1:08 am    Assunto: Re: Acerola Responder com citação

Cláudio, conte para nós todos: "Qual o adubo que você usou?"
Quanto ao trabalho pode ser interessante sim! Mande para o meu e-mail.
Estamos aguardando!

Anonymous escreveu:
Mário A G Leal escreveu:
Cláudio, muito bom mesmo. Pode-se notar como está saudável. Qual o período que levou a alporquia.



Caro amigo Mário,

Para este exemplar, eu fiz o alporque em janeiro e retirei em meados de setembro.......
Quanto a floração, essa foi por causa do adubo que utilizo e só houve na parte do alporque, interessante não ?
Caso tenha interesse, posso te enviar uma edição gráfica (170kb) que fiz deste alporque.

Obrigado pelo elogio e um grande abraço,

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2004 9:09 am    Assunto: Responder com citação

Felipe Frango Zappala escreveu:
Fala Ratto, tudo bem?

Legal essa aí... fez esse alporque com aquelas mudas do rapaz da Agriflora Nippon?
Tenho uma acerola aqui 2/4 menor que passou por uma poda drástica... estou pensando se seria viável um mame com ela... o que vc acha?

Abração



Fala Felipe !

Essa ai eu retirei de uma planta adulta.....que fica na casa dos meus pais.
Quanto em fazer um mame desta espécie, acho bem conveniente..........então manda ver !!

Um grande abraço,
Voltar ao topo
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2004 9:15 am    Assunto: Re: Acerola Responder com citação

Mário A G Leal escreveu:
Cláudio, conte para nós todos: "Qual o adubo que você usou?"
Quanto ao trabalho pode ser interessante sim! Mande para o meu e-mail.
Estamos aguardando!

Anonymous escreveu:
Mário A G Leal escreveu:
Cláudio, muito bom mesmo. Pode-se notar como está saudável. Qual o período que levou a alporquia.



Caro amigo Mário,

Para este exemplar, eu fiz o alporque em janeiro e retirei em meados de setembro.......
Quanto a floração, essa foi por causa do adubo que utilizo e só houve na parte do alporque, interessante não ?
Caso tenha interesse, posso te enviar uma edição gráfica (170kb) que fiz deste alporque.

Obrigado pelo elogio e um grande abraço,


Caro Mário,

Eu utilizei um adubo orgânico desenvolvido por min.......
Depois de alguns anos quebrando a cabeça em desenvolver um adubo que funcionasse bem......creio ter chegado a um resultado bom.
Caso queira uma amostra ou alguns kilogramas dele, eu posso te enviar, ok ?
Estarei te enviando a edição !

Um grande abraço,
Voltar ao topo
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 7:41 am    Assunto: Responder com citação

Ainda está com as folhas grandes e a copa rala e com poucos frutos e flores, mas estou feliz porque ela vai indo muito bem ...................Creio que dentro em breve poderei fazer as correções na base, melhorando o nebari e compactando ainda mais a copa, é claro !
Ainda não definí a frente, pois ela tem 2 frentes viáveis.
A vantagem de se fazer uma alporquia é isso ai...........a planta produz flores e frutos.
A adubação está sendo muito importante também, pois tenho conseguido um rápido desenvolvimento das raízes e consequentemente encurtarei todo o processo de modelagem !


[]s

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=A6A116E575D74EE7BB3781B6F5A0B10F&alid=15563&pid=771060&size=3


Editado pela última vez por Cláudio C. Ratto em Sáb Set 17, 2005 11:50 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 7:50 am    Assunto: Responder com citação

Cláudio, é muito agradável de se ver. Qual a altura que ela tem?
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 7:59 am    Assunto: Responder com citação

Mário,

Ela tem 37 cm de altura.
Voltar ao topo
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 8:38 am    Assunto: Responder com citação

Oi Ratto... tudo bem?

Que beleza de planta cara!
Só agora estou vendo este post e dá prá acompanhar bem a evolução dela.
É muito legal ver esse bonsai com os frutos!

Eu acabei de retirar uma alporquia de uma acerola. Achei que pegou muito rapido, uns 60 dias.
Era apenas uma parte do ápice de um bonsai de 40cm. Ficou bem legal e acho que vai se tranformar num shohin bem bonitinho com uns 14cm de altura.
Agora está num vaso de treinamento, de cerâmica...

Um abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 9:03 am    Assunto: Responder com citação

Charles,

Gosto muito das acerolas.........é um ótimo material para trabalho !
Alporquias tenho feito direto por aqui, pois como bonsai é compactação e o gosto por shohin é grande..............
bem, quanto ao tempo do alporque, eu deixo por uns 6 a 8 meses até que se tenha uma quantidade de raízes satisfatórias. Sempre realizo os alporques no verão e retiro no inverno ou na primavera.
Esta ai é mais uma que estou fazendo e mede atualmente uns 20cm de altura.
Outra coisa, você tem ótimas plantas para mostrar para os demais colegas...........Veja, sempre ouvi dizer que dentro da arte do bonsai uma visão e uma imagem dizem mais e isso não quer dizer que o trabalho as vezes tenha que estar terminado para mostrar, entende ?

Conto com você !

Grande abraço,

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=A6A116E575D74EE7BB3781B6F5A0B10F&alid=15563&pid=771491&size=3
Voltar ao topo
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 10:20 am    Assunto: Responder com citação

Cláudio,

Está uma maravilha.
Também adoro essa espécie, mas acho que as propagadas por sementes, como tenho alguns pré, dão um pouco de trabalho, pois os ramos são muito simétricos, e acho essa espécie um tanto suscetível à pragas. Você tem alguma que foi semeada? Como você conduz? E como trata preventivamente?

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 11:59 am    Assunto: Responder com citação

Pow Ratto... fiquei babando com essa linha de tronco e disposição dos galhos nessa última foto !!!

abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 4:13 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe,

Essas duas foram de sementes. A primeira foi plantada no chão na casa dos meus pais........dai fiz essa por alporque que está agora com frutos.
Aliás, ela não para de dar flores e frutos.....
O segundo alporque também foi a partir de uma muda propagada por semente.
Quanto a pragas o que eu tenho a dizer é que rola sim, mas isso acontece mais quando a planta sofre um estresse ou mesmo, no caso de um alporque ou extração por yamadori, em que a mesma não tem ainda uma estrutura radicular tão desenvolvida. Logo assim que ela se estrutura vejo que é bem resistente.
Com relação a estruturação da copa, o que faço é apenas podar em pontos estratégicos dos galhos e ramos, onde aproveito um par de folhas para fazer o corte e consequentemente aumentar a dicotomia. Caso haja brotações em ambos os lados e uma dessas irá cruzar um outro galho, eu retiro a folha junto com o pecíolo para inibir essa brotação. Observe no segundo alporque alguns cortes para tentar entender o que eu estou querendo te dizer, falou ?

[]ão


Alexandre,

O que eu tenho a dizer, é que eu também fico babando com outros trabalhos que vejo. Tenho certeza de que o vírus do bonsai atingiu a maioria dos colegas deste fórum e é por isso que a gente fica assim, não é mesmo ?
Depois vou postar algumas acerolas que peguei por yamadori, falou ?

Grande abraço,


Editado pela última vez por Cláudio C. Ratto em Sex Mar 04, 2005 4:39 pm; num total de 3 vezes
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil