FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Junípero Communis Chokkan (shari espiral) ;)
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 14, 2008 6:31 pm    Assunto: Junípero Communis Chokkan (shari espiral) ;) Responder com citação

Bem amigos, contrariando algumas regras porém em absoluta inspiração em um trabalho de Dan Barton, embora nem chegue perto de sua habilidade e beleza de sua obra, até porque resolvi fazer de forma que ficasse bem diferente, mas com um toque da idéia do mesmo.

Esta planta tinha vindo para mim junto com um taxodium da chácara belvedere mandada por Carlos Tramujas no intuito de eu escolher uma delas, pois tinha feito um pedido a ele de uma planta para fazer um chokkan, qdo a vi decidi que não voltaria nenhuma delas... Wink embora o danadinho já deveria estar esperando isso. Cool

Como devem imaginar ela chegou aqui de uma forma que dava até medo de tanta folhagem, porém muito queimada e feia exatamente pelo fato de estar bem fechada então o verde estava muito fora dos ramos no qual eu achava interessantes. Eu a zerei mesmo!!! no início de 2008... Question

Já em 18/06/2008 estava desta forma:

Em 22/06/2008 foi para o telhado:

Adubação fortíssima de torta de mamona fez voltar a folhagem rapidinho.

Em 21/07 a coisa já tinha mudado:

Estlilização feita em 02/09/2208, houveram pontos de torção no qual foram preparados com humidade mais alta (paninho enrolado molhado), um dia antes do ato:

Começo do trabalho de shari, descascando a árvore em diagonal:
Escovação da casca para melhor limpeza e mostrar mais o vermelho característico da espécie.

Marcando todo o espiral com caneta para que não haja erros:

Espiralando da raíz ao ápice sem pausa:

A torção foi necessária para preencher espaços onde não haviam galhos e folhagem e para dar uma compactada na árvore. Foi necessário arame de alumínio de 5,2mm.

Este é ele em 16/09/2008, secando bem o shari no sol e já tinha uma resina de cicatrização em toda a ferida, é normal nos juníperos e coníferas e faz parte de seu processo de cicatrização natural:

Aqui ele está com aplicação da calda sulfocáustica, que dá um contraste bacana com o avermelhado do tronco:

Amigos, esta última foto foi feita em 05/10/2008 e posso lhes garantir que ele não sofreu perda de nenhum galho ou ramo sequer, caso venham a me perguntar futuramente, pelo menos até agora... Confused

O shari espiral em chokkan pode ser no mínimo questionador, mas como existe tronco espiral formal, deixo a questão aos amigos, quem sabe em outro tópico ou neste mesmo...

O espaçamento entre um e outro galho será diminuido aos poucos, principalmente o lado direito (o do 1o galho), mas a planta foi toda aramada (galhos secundários), para dar mais espaço às suas futuras bifurcações e massa foliar, por isso ele está meio despenteado. Very Happy

Opinem e sugiram, grande abraço,
Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Muba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 14, 2008 8:22 pm    Assunto: Responder com citação

Meus parabéns teu trabalho ta ficando maravilhoso, me lembro do teu outro chokkan, esse com certeza vai dar tantos comentarios como o outro!
Qual a finalidade dessa espiralação do tronco???
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 15, 2008 9:53 am    Assunto: Responder com citação

Muba meu amigo, obrigado pelo seu comentário. A finalidade desta espiralação é dar um sentido de sofrimento pelo fato do shari ser algo que foi retirado da planta, ou seja a casca saiu com o tempo, quem sabe uma forte agressão da natureza ou infestação de alguma praga, onde pegou um veio de fibras e destruiu de cima até embaixo, no entanto uma planta monótono e clássica como o chokkan particularmente tem suas fibras alinhadas retilíneas com o tronco, mas desta forma tvz um pouco criativa, torna-se na minha visão algo bonito de ser apreciado, tvz diferente, daí vem a visão de quem a fez aliado a sua forma de se expressar, o que seria do bonsai sem a estética aliada a arte que é seu grande impressionismo visual...

Amigo grande abraço e obrigado por postar aqui,
Fabiano.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 15, 2008 10:50 am    Assunto: Responder com citação

Ficou muito bom o aspecto da planta, espero mesmo que não tenha interrompido a seiva....desejo sucesso....
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 15, 2008 11:09 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Jr, estamos juntos na torcida, toda experiência tem seu risco não é mesmo? Valeu por ter comentado amigo, o povo anda meio receioso por enquanto...hehe

Grande abraço,
Fabiano
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 17, 2008 1:15 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Fabiano

sabes que gosto muito de dar meus pitacos nas plantas alheias, mas somente quando é solicitado... o caso deste fórum Twisted Evil Laughing Laughing Laughing
Reispeito a criatividade e personalidade do artista!

Acho que o shari em espiral neste estilo vai totalmente contra a excelente definição que você relatou...
olhando a textura do tronco, dá pra ver que as marcas das linhas das fibras ficaram "quebradas", interrompidas... não natural como se procura demostrar no bonsai.

Apenas minha opinião, pois este é assunto pra mais de metro Very Happy

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 17, 2008 10:27 am    Assunto: Responder com citação

Beleza Alexandre, eu tbm n acho q não é natural, até mesmo por não ser, pois foi eu quem fiz... Laughing , mas eu entendo o amigo e respeito sua opinião, na verdade foi uma experiência e quis relatar aos amigos desde o início, caso n fique bom ou ela venha a falecer, fica o relato de experiência e opiniões/discussões de todos, que acho interessante o suficiente, mas não vejo o povo aqui se interessando muito em opinar ou sugerir, é uma pena.

Abração e obrigado amigo,
Fabiano.
Muba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 17, 2008 9:56 pm    Assunto: Responder com citação

nossa mto boa essa técnica, achava que era para algo na fisiologia da planta, não sabia que era apenas estético. Parabéns, deu um efeito maravilhoso! Belíssimo trabalho!!
Agora, tirar tanto o floema da planta nao é arriscado??? não corre o risco de matá-la?
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 18, 2008 11:31 am    Assunto: Responder com citação

Sim Muba, é arriscado e pode matar a parte de cima...não recomendo fazer!

Abração,
Fabiano.
giorgio

MensagemEnviada: Sáb Out 18, 2008 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

você não tenha feito uma boa coisa,
coníferas não são como as árvores caducifólias, cortar as veias levando à morte dos ramos que eles tinham.
Quando cortes uma raiz nao deixando capilares, você verá na planta morrer a veia nao nutrida.
Prova disso são os junipers que ver a exposição, a seca é uma veia morta, enquanto que a veia viva tende a tubolarizar.
Na minha opinião vc vai a perder a planta, infelizmente, até mesmo meses podem passar antes de você observar-los, pois os galhos podem sobreviver até 3 / 4 meses graças a seiva descendente.
ciao, giorgio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 27, 2009 6:46 am    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Fabiano.....foi tão bom ver ao vivo esta planta. Ao contrário do que muitos falavam e torciam ela não morreu, está muito bonita, com excelentes brotações...
Parabéns....
Pensei até em colocar uma foto dela que tirei, mas não ficou com muita qualidade, vou deixar isso sobre sua responsabilidade, pois vale a pena preparar bem o lugar e tirar uma foto de muita qualidade para mostrar que é a mesma planta, senão são capaz de dizer que é montagem com outra......
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 27, 2009 9:10 am    Assunto: Responder com citação

Pois é Júnior, já passou dos 4 meses de vida que ela tinha, como prazo máximo, acho que já vou poder dar o retorno aos amigos com uma foto atual, logo o farei, valeu amigo.

Abração,
Fabiano.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 8:55 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Fabiano, parabens pelo excelente trabalho. Ficou show de bola.
Contrariando a grita geral, é comum vermos na net trabalhos nesse sentido, o que, a meu ver, só agrega mais beleza ainda ao bonsai. Essa técnica, quando aplicada de maneira correta e tomando os cuidados necessários, não acarreta perda de material, e o resultado é muito atrativo. Very Happy

Não sei se o nobre colega aplicou, mas é costume usar uma pasta cicatrizante, passando uma leve camada na borda do corte, visando com isso preservar as fibras da casca e manter a saúde da planta como um todo.

A título comparativo, apresento abaixo a planta trabalhada pelo bonsaista Dan Barton:

Guardadas as devidas proporções, bem como sabendo de antemão que voce ainda terá muito trabalho pela frente na condução da estruturação de seu bonsai, particularmente na execução mais pronunciada da madeira morta, podemos ver que voce executou um ótimo trabalho e o resultado, até agora, é igualmente magnifico. Parabens. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 12:55 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Nicky, é provável que nesta próxima primavera ele já vá para o vaso, esta é a foto de atualização no qual aguardei com cuidado para postar somente depois do prazo de segurança:

Grande abraço amigos,
Fabiano.
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 5:30 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigo Fabiano

Folgo em vê-la de boa saúde Very Happy....bom/belo trabalho, mtos. Parabéns Wink

Está ai com toda a força como podemos ver Very Happy

Obrigado pela coragem e partilha....vamos aguardar pelas futuras actualizações, que com certeza te farão sorrir

Boa sorte e tudo de bom!

[ ]s

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: