|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gferreira
Registrado: 03/01/09 Idade: 40 Mensagens: 8 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Jan 04, 2009 8:19 am Assunto: Muda de Acerola |
|
|
Tenho um pé de acerola de 4 anos já com fruta plantado no chão e gostaria de fazer mudas apartir deste.
Vi que a acerola pode se fazer mudas por estaquia e semente.
Gostaria de algumas dicas de quem já plantou acerola ou possa me ajudar tanto com estaquia quanto com semente de acerola.
Qual substrato ideal pra enraizar os galhos ou germinar as sementes ?
Tem alguma forma de corte dos galhos para se fazer muda ?
obrigado. |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 04, 2009 11:54 am Assunto: |
|
|
Semente de acerola germina até em frestas de concreto.
para germinação de sementes de qualquer espécie eu recomendo areia grossa.
a produção de mudas por estaquia dará melhor resultado usando estacas de ponteiro mantidas em estufa ou camaras de nebulização. não é uma tarefa muito fácil.
eu só recomendo a estaquia se for pra reproduzir as características da planta mãe quanto à produtividade.
uma muda produzida por sementes, em poucos meses terá o mesmo tamanho da obtida por estaquia. _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
gferreira
Registrado: 03/01/09 Idade: 40 Mensagens: 8 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Jan 04, 2009 1:42 pm Assunto: |
|
|
bom saber q a germinação é mais fácil do q eu pensava
já plantei as estacas, mas sem ser em estufa
plantei direto na terra num vasinho
estou esperando as acerolas amuderecem, pq ainda estão verdes, para tirar as sementes e plantar
com o tempo, vou vendo os resultados e postando aqui
grande abraço dori! |
|
|
 |
RickEttore
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 10:55 am Assunto: |
|
|
dori escreveu: | Semente de acerola germina até em frestas de concreto.
para germinação de sementes de qualquer espécie eu recomendo areia grossa.
a produção de mudas por estaquia dará melhor resultado usando estacas de ponteiro mantidas em estufa ou camaras de nebulização. não é uma tarefa muito fácil.
eu só recomendo a estaquia se for pra reproduzir as características da planta mãe quanto à produtividade.
uma muda produzida por sementes, em poucos meses terá o mesmo tamanho da obtida por estaquia. |
dori, beleza de explanação, mas ainda tenho dúvidas quanto ao substrato para germinação de sementes e posterior transplante. Minhas dúvidas são as seguintes:
1. Já vi mtos colegas no fórum recomendando o uso de areia grossa para germinação de sementes. Neste caso só devo usar a areia como substrato e mais nada na composição? E essa areia grossa é aquela q usamos em construção?
2. Pretendo plantar algumas sementes de acerola em garrafas pet formando pequenas estufas com elas. Quando as sementes germinarem é preciso transplantá-las para um local com outro tipo de substrato? Em caso afirmativo, a partir de que momento? _________________ Ricardo Ettore |
|
|
 |
mortykus 1.o PASSO

Registrado: 04/12/08 Idade: 39 Mensagens: 112 Localização: Cacoal-RO
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 4:03 pm Assunto: |
|
|
Cara, vou lhe dizer.
Na casa de minha mãe tem um pé de acerola e um de pitanga, ambos bem grandinhos e produzindo.
Como a produção é abundante, sempre ocorre de algumas frutas caírem no chão, e ali ficam, apodrecem e germinam.
Pois eu tenho uma mudinha de acerola e uma de pitanga, ambas colhidas direto do solo quando eram pequenininhas. Agora estão crescendo num pote com terra vermelha, só!
Elas crescem bem rápido, e só me têm dado alegria, a brotação é muito bonita.
É uma opinião pessoal, mas quando a planta é cultivada desde a semente, me parece mais gratificante. Dá uma sensação de que vc etá cuidando dela desde que nasceu. São minha filhinhas mesmo!  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Fev 12, 2009 5:36 pm Assunto: bonsai |
|
|
A germinação de sementes em areia é uma das informações mais antigas aqui no forum do Atelier.
Acredito que tenha vindo da observação feita por amigos foristas que tiveram a grata oportunidade de visitar o viveiro de mestre Hidaka, em Atibaia/SP, e que usa há muito tempo esse recurso. Ele recolhe as várias frutas produzidas por suas plantas (piracanta, kinzu, pitanga, etc,), além é claro das sementes importadas de pinheiro negro, e depois as deposita em caixas de isopor ou plastico contendo tão somente areia grossa de rio, sem peneirar, dessas usadas em construções.
Geralmente, após a germinação das sementes, estando as plantas com uns cinco a dez centimetros, dependendo da espécie é claro, é feito o replantio em vasos individuais. Pode ser vaso plastico preto, mais barato, facilmente encontravel em lojas de floriculturas ou similares. Costumo comprar vasos desses, usados, nas floriculturas, que geralmente os tem em grande quantidade. Eles custam uma ninharia e podem ser usados várias vezes inclusive, sem nenhum problema.
Mas atenção com o uso da areia: lembre-se de que ela retem bastante umidade, e apesar de mostrar uma superficie seca, por vezes em seu interior está bem encharcada. Logo, se molhar demais, acaba matando a semente por apodrecimento.
As caixas ou sementeiras podem ser confeccionadas em qualquer material, além dos que eu citei que Hidaka usa. Há, incluso, sementeiras próprias usadas por horticultores, em isopor, que permitem individualização no plantio das sementes, facilitando sua retirada após estarem com o tamanho adequado. Não são tão caras e podem ser usadas diversas vezes, sem nenhum problema.
Uma boa técnica de plantio consiste tambem em semear em um vaso grande ou médio, de plastico, várias sementes ao mesmo tempo. Quando todas germinarem, cobre-se a parte superior do vaso com uma tela metálica, com furos minusculos, prendendo bem essa tela na lateral do vaso (perto da boca). Com isso, impede-se que as plantinhas novas cresçam retas, obrigando-as a se contorcerem sobre si mesmas em busca da luz solar.
Essa técnica é boa no sentido de que, com esse recurso, queimamos uma etapa no desenvolvimento das plantas futuras, vez que teremos obtido dessa forma troncos com sinuosidades interessantes e naturais, sem ser preciso usar arame para isso.
Qualquer planta, obtida por germinação de sementes, pode ser tratada com esse procedimento simples, barato e interessante.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
RickEttore
|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 9:19 am Assunto: |
|
|
nickyfury, muito obrigado!!! Amanhã mesmo plantarei as sementes.
Obrigado mesmo!!!! _________________ Ricardo Ettore |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|