Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
d.puerta

|
Enviada: Qui Dez 04, 2008 1:38 pm Assunto: Bonsai de Uva |
|
|
Olá,
a alguns dias atrás vi uma foto de um bonsai de uva, achei muito bonito, na hora fiquei com vontade de tambem ter um. Fui até um local que vende mudas e lá encontrei mudas de uva já produzindo. Antes de comprá-la quero tirar algumas duvidas.
É difícil trabalhar essa planta?
É indicada para alguém com pouca experiência?
Exige algum cuidado especial por ser uma espécie de trepadeira?
Aguardo a ajuda, Obrigado. |
|
|
 |
Samuel Koch
Registrado: 30/11/08 Idade: 39 Mensagens: 16 Localização: São Leopoldo-RS
|
Enviada: Dom Dez 07, 2008 5:55 pm Assunto: |
|
|
Achei uma foto bem interessante na net:
Referente as técnicas de cultivo não posso opinar mas, não deixe de adquirir a planta.
Pergunte no local da compra como cultivar. Depois então, adapte os conhecimentos adquiridos com as técnicas de bonsai.
No início o método de tentativa e erro é o melhor professor...
Grande abraço.  _________________ When nothing more left to burn you have to set yourself on fire!!!!! |
|
|
 |
d.puerta

|
Enviada: Seg Dez 08, 2008 3:18 pm Assunto: |
|
|
pois é, legal essa foto, foi a mesma que eu tinha visto.
Será que alguém aí tem outra foto
Bom, de qualquer forma já encomendei a planta, que chega na sexta(eles só tinham uva branca a pronta entrega, preferi rosé).
Assim que pegar a muda eu coloco uma foto para que deêm suas opniões.
Abraço. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Dez 08, 2008 4:04 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo
A uva tem lá suas dificuldades para fazer bonsai e as principais são: 1) conseguir uma boa estilização, 2) reduzir o tamanho das folhas.
A brotação sempre é bastante longa, dificultando as coisas. Mas ela tem um tronco com casca interessante e o ideal seria não pegar mudas enxertadas, que normalmente são vendidas nos viveiros, mas sim mudas de pé franco. Para ter uma boa estrutura de tronco, como o da foto, o certo seria plantar no chão, deixando crescer fortemente para depois fazer poda drástica usando então a nova brotação. Para conseguir conicidade no tronco, teria que fazer uma poda drástica no terceiro, ou quarto ano, e outras a cada dois anos uns 3-4 centímetros acima do último corte, sempre logo acima de uma gema vegetativa. É certo que ela brotará ali. Apesar de ter cerca de 400 pés de uvas em produção em minha chácara, não me animei ainda a fazer um como bonsai. É como diz nosso colega Nicky "gosto e pescoço cada um tem o seu". Quem sabe uma hora dessas até eu me anime.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
d.puerta

|
Enviada: Qua Dez 10, 2008 11:35 am Assunto: |
|
|
É mesmo, acho que o mais dificil será reduzir as folhas, mas não espero milagres, sei que elas não ficarão proporcionais ao tamanho da planta, tudo bem.
Na segunda colocarei fotos da muda.
Até lá  |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

Registrado: 23/02/09 Mensagens: 174 Localização: Montes Claros-MG
|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 10:33 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos...
Cuido deste com muito cuidado há apenas dois meses e já penso em envasá-lo. Que acham ????
 _________________ Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza. |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Mar 10, 2009 7:46 pm Assunto: |
|
|
Dino,
acho sinceramente que você pode envasar, mas não estará envasando um bonsai, mas sim uma muda de uva. Veja o que coloquei acima na época do tópico quanto a necessidade de fazer a planta ter um caule interessante e estilizar para ter a aparência de um bonsai. Como o da foto. Aliás, na outra vez eu não falei, mas agora acho que devo dizer que estou duvidando da autenticidade daquela foto. E a razão é muito simples: a uva quando madura, como mostra aí, tem também as folhas maduras e não uma brotação nova como se vê. Mas estou falando baseado nos padrões de uvas do sul, onde as estações são bem definidas e o ciclo da uva também. Então é mais para colocar uma pulguinha atrás da orelha.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Ter Mar 10, 2009 8:02 pm Assunto: |
|
|
Também acredito que aquela foto não seja autêntica, pelo mesmo motivo que o amigo Élio citou. Quanto a sua planta Dino ela ainda é um cavalo ou já foi enxertada? As videiras produzem somente no sistema cavalo/cavaleiro. Caso ela ainda seja um cavalo espere para enxertar em julho, e espere os enxertos pegarem para depois reenvasar.
Att,
Salo. |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 11, 2009 8:05 pm Assunto: |
|
|
Caros amigos;... Agradeço pelas opiniões. É sempre bom discutir assuntos desta forma, pois o mínimo que pode acontecer a aprendermos algo a mais. E isso é muito bom.
Com relação a envasar meu pezinho de UVA foi só para satisfazer a minha esposa qe está doida para vê-lo num vazinho mais bonito que este fundo de garrafa PET.
Com relação à pergunta do Salo, esta muda eu retirei da parreira de meu pai, que já frutifica há mais de vinte anos. E, para falar a verdade, eu nunca aprendi como se faz um enxerto.
Pode me dar uma dica?? _________________ Dino
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 12, 2009 10:46 am Assunto: |
|
|
Salo, agradeço muito pela dica. Agora vou tentar usar minha criatividade e esperar os resultados.
Valeu muito !! _________________ Dino
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 12, 2009 5:36 pm Assunto: |
|
|
Dino, a informação do nosso amigo Salo sobre enxertia tem fundamento. Porém uma ressalva: A maioria das videiras que estão dissiminadas por aí, produzem sim de "pé franco", ou seja, o próprio galho que foi estaquiado sem necessidade de enxertia. Sendo uma planta de origem da sua família poderia ver que variedade é e provavelmente não necessitará de enxertia. Um dos problemas de se fazer enxertia da videira e até de outras plantas para bonsai é a futura inversão de conicidade. Ou seja, o calo no tronco onde foi feito o enxerto vai ser mais grosso do que abaixo do enxerto e isso em bonsai é considerado um defeito grave.
Abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 12, 2009 6:34 pm Assunto: |
|
|
Ok Elio, obrigado pela dica. vou esperar um pouco pra ver se ela frutificará....
Abraços !!!! _________________ Dino
|
|
 |
|