FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus ?
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2006 8:59 pm    Assunto: Ficus ? Responder com citação

Coletei está muda ainda jovem em cima de um jatobá em um galho com 6 metros de altura, mas ainda não tenho certeza que tipo é. Deve ser um tipo de ficus, segue a planta e o detalhe da folha, ela possui aquele leite grudendo.
Aqui em Goiás, chamam ela de gameleira, mas existem muitos tipos. Cresce muito rápido

Ponta do galho

Detalhe do verso da folha:

Antes da poda:

Editado pela última vez por Claudio Fellini em Qui Jan 12, 2006 10:11 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2006 9:16 pm    Assunto: Re: Ficus ? Responder com citação

Olá Clauido,

Realmente o Uol deve estar protegendo estas fotos, pois nem clicando no link ou o colocando na abrra do Internet Explorer ta dando para ver, aconselharia voce a criar uma galeria de fotos so para o Forum no seguinte endereço:

http://www.megagaleria.com/

Ai com certeza as fotos irão aparecer. Se quiser mais informações vá ao Forum Fotografia la em baixo da pagina do Forum, para facilitar aqui esta o link:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewforum.php?f=15

La entendera melhor o que estou falando amigo, mas acredito que ja saiba fazer estas galerias, pois possue uma no Uol ne? T+ amigo espero ter ajudado.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2006 9:29 pm    Assunto: Responder com citação

Já criei um álbum no mega galeria, muito bom e fácil,
Grato
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 5:59 pm    Assunto: Desfolha Responder com citação

Fiz a desfolha no dia 10 agora, e gostaria de opinião sobre este galho do meio preso com uma fita preta, acho que deveria tirá-lo, mas tenho dúvida se afetaria o estilo.
Segue fotos dos quatro lados:

Grato
Rodrigo Bitú

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2006 7:56 am    Assunto: Responder com citação

Cláudio,

Está ficando muito legal seu bonsai Very Happy Very Happy Very Happy

Acho que o seu intuito é fazê-lo no estilo Fukinagashi (varrido pelo vento), não é isso?

Se for esse o caso, acho que (na minha amadora opiniãoEmbarassed) vc deveria podá-lo sim... pois ele está cruzando o tronco principal Wink
Aproveitar e aramar os outros galhos para que todos apontem para uma mesma direção... continuar com as desfolhas para forçar o surgimento de novos brotos para o lado em que o tronco se inclina e podar os que não se adequem a essa estrutura.

De toda forma seria bom esperar a opinião dos mais experientes:oops:

Espero ter ajudado,

Abraço,

Rodrigo Bitú
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2006 12:32 pm    Assunto: Acertou Responder com citação

Amigo Rodrigo, realmente visualizo ele como fukinagashi só que com os galhos nascendo no sentido oposto mas gostaria de deixá-lo como Shakan um estilo que demostra mais força, seria possível?
Quanto ao galho, já suspeitava que deveria retirá-lo, pois ele cruza o galho principal, mas como todo principiante, tenho dó, medo ou acho que ele serviria para um outro estilo.
Muito obrigado pela sua opinião e conte comigo
Ivo Seixas Rodrigues

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2006 12:33 pm    Assunto: Responder com citação

Gameleira é Ficus insipida. Se a planta fosse minha eu tiraria o galho em questão, pois está cruzando com um dos principais. Além tiraria outros galhos menores para "limpar" o visual e definir melhor o estilo.
Muito bonita sua planta. Tem futuro promissor.
Ivo
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2006 1:12 pm    Assunto: Detelhe Responder com citação

Ivo, obrigado pela sua opinião, este é o detalhe do tronco visto pelos quatro lados, os galhos que cruzam, por um ángulo vemos dois, por outro só um, deveria tirar os dois ou um só? ou direcionar um deles para outro lado?

Outro detalhe, embaixo dele só tem pedras, mais ou menos do tamanho desta em cima a qual ficou grudada no meio dos dois galhos.
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2006 4:24 pm    Assunto: Re: Detelhe Responder com citação

Olá Claudio,

Gostei da base de sua planta, ela demosntra muita força. Fiz uma edição (novamente no Paint Confused ) parecida com o desenho da sua Acerola, porem esse ficaria mais natural no seu Ficus, pareceria realmente com uma frondosa Gameleira, ja que o Ficus tem um crescimento muito vigoroso atingir esta forma nao deverá demorar, porem tambem naos era de um dia para o outro, como na outra aqui é somente uma ideia, para que as folhas diminuisem no futuro teria de efetuar varias desfolhas, mas que bom que ja começou a faze-las, aqui vai minha ideia.

Ficus Fellini Frente Proposta

Ficus Fellini Futuro

Podaria poucos galhos e tentaria deixa-los crescer mais para cima formando uma triangulação, porque por mais tentador que seria o Fukinagashi nao seria naturalmente estetico, pode notar isso na primeira foto que esta exposta la em cima, a propria arvore regeita certos estilos, acho que a inclinação do tronco tambem esta muito boa, é uma bela arvore. É somente minha ideia amigo. T+.

Abraços:

Illex

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2006 7:40 pm    Assunto: Legal Responder com citação

Illex,
Novamente sua "edição" ficou muito boa e vai dar trabalho mesmo para diminuir as folhas.
Pergunto: quantas desfolhas no ano posso fazer e quando o fizer adubo normalmente ou ela sem folhas teria outro tratamento?
Grato amigo
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2006 10:14 pm    Assunto: Re: Legal Responder com citação

Olá Claudio,

Tenho um Retusa aqui que ja fiz 3 desfolhas no anoe ta de boa amigo, agora os Ficus suportam ate 2 desfolhas no ano tranquilamente isso é certo, e quanto à adubação tranquila amigo, somnte se voce puder diminuir a quantidade de adubo para que diminua tambem os nutrientes que chegam à parte de cima (para auxiliar na diminuição), adubos organicos sao melhores para estes casos ajudam a dar entrenós mais curtos do que os quimicos e as folhas nao saem tao grandes, mas se optar por nao adubar tambem neste processo tudo tranquilo. Outra dica é deixar a planta receber uma maior quantidade de luz solar, isso ajuda e muito na diminuição das folhas, isso quando ela estiver desfolhada. T+ amigo, espero ter ajudado.

Abraços:

Illex

Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 23, 2006 12:19 am    Assunto: Nova Foto Responder com citação

Estava "brincando no Pait" e dei uma mexida nesta foto, tirei o galho que apontava e o que cruzava o principal, reduzi também o galho maior da direita, para dar o efeito "triangular" na copa, será que ficou bom.
Nos círculos vermelhos estão nascendo muitos brotos novos, tá uma beleza!!!!

Amigo Illex, como é que ficou minha "edição de amador"?
Quanto a segunda desfolha, em que época tenho que fazer?

Abraços

Fellini
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 23, 2006 1:12 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Cláudio !!!! Laughing Laughing Laughing

Bela planta e acho que nada mais deveria ser dito...... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

O amigo Illex já falou tudo, é só seguir direitinho as orientações recebidas.

Normalmente desfolho o ficus 2 vezes por ano e e as plantas ficam agradecidas...

As edições que vocês 2 apresentaram ficaram ótimas.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 08, 2008 5:17 am    Assunto: Responder com citação

Amigos, voltei, desculpem o atraso

Estou atualizando minhas fotos para vocês

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7404_2.jpg

Abraços a todos

Fellini
dori
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 08, 2008 12:05 pm    Assunto: Responder com citação

É um Ficus Clusifolia, também conhecido como figueira mata-pau.
tenho alguns desse também.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: