|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Wagner Trindade
Registrado: 13/08/08 Idade: 50 Mensagens: 61 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Fev 21, 2009 11:50 am Assunto: Yamadori de Pitangueira |
|
|
Essa pitangueira estava em um vaso na casa da minha irmã, tem uns 8 anos.... Agora ela mudou para um apto e então eu fiz o favor de ajudá-la a se livrar da árvore: levei ela para casa
Não tenho fotos dela antes da poda mas estava com uns 2 metros mais ou menos, o diametro do tronco está mais ou menos uns 4~5 centimetros. Estava em um vaso de meio metro de profundidade, de cara eu reduzi o torrão para uns 20 centimetros cortando um bom pedaço da raíz pivotante. A terra ainda não está boa pois mexi muito na raíz e fiquei com medo dela não aguentar. Ano que vem eu dou uma lavada nas raízes, reduzo mais o torrão e troco o substrato.
Aí vão as fotos da poda, dela já em casa. Tirei no inicio de janeiro, alguns dias depois da poda, já com uns pequenos brotinhos.
Acho que vou usar essa frente, tirando um dos galhos da direita:
E agora uma foto dela já com brotação, tirada ontem.
Agora que a planta está brotando fiquei meio perdido pois não tenho um projeto para ela. Estou pensando num moyogi mas gostaria de ouvir sugestões. Se alguém também fizer uma daquelas projeções fantásticas seria legal
Um abraço a todos,
Wagner Trindade |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Sáb Fev 21, 2009 2:20 pm Assunto: |
|
|
Olá Wagner,
Belo exemplar...terá um grande futuro, agora é só aguardar ele se desenvolver.
Abraço _________________ Thiago Giaconi
http://discutindoarte.blogspot.com/ |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Fev 21, 2009 7:17 pm Assunto: |
|
|
Pode pensar Wagner em um Moyogi. Teria que se livrar desse primeiro galho da direita na terceira foto. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Wagner Trindade
|
Enviada: Dom Fev 22, 2009 5:10 pm Assunto: |
|
|
Giaconi,
Obrigado pelo incentivo. Realmente me parece uma grande planta, vamos aguardar!
Marcos,
estou na dúvida pois tem uma galho na traseira da planta e talvez fique bom reduzir o comprimento do primeiro galho da direita e podar o segundo. Além disso, se eu cortar o primeiro galho, será que não fica estranho uma parte muito grande de tronco sem nenhum galho? Estou pensando nessa frente que eu indiquei. Qual sua opinião?
Um abraço,
Wagner. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Fev 24, 2009 12:11 am Assunto: |
|
|
Wagner
Tens em mãos um belo material... toda base já está formada
Se o nebari também for legal, será um belo bonsai da espécie...
Eu acho que encurtando os galhos e usando as brotações já existentes, poderá ficar assim:
Este último galho da direita realmente está um pouco grosso, porém bem posicionado por esta frente. Penso que cortando ele, nescerá outro no mesmo local, podendo ficar mais fino (melhor)  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Wagner Trindade
|
Enviada: Ter Fev 24, 2009 10:02 am Assunto: |
|
|
Alexandre,
Mais uma projeção para mostrar seu talento e ajudar a mim e a todos que frequentam o forum. Parabéns e obrigado!
O projeto que você colocou realmente ficou excelente, me agradou mesmo
Como você falou a base da planta já está pronta.
Vou mexer na planta nesses dias e tentar selecionar os galhos para seguir com teu projeto.
Um abraço a todos,
Wagner |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|