FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Meu primeiro bonsai - Shimpaku
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
WanderX

MensagemEnviada: Dom Mar 22, 2009 11:19 am    Assunto: Meu primeiro bonsai - Shimpaku Responder com citação

Bom dia amigos
A 2 dias atras fui a um viveiro comprar algumas ervas e temperos com minha mulher, em um determinado setor havia algumas mudas de bonsai, apos 15 minutos por livre espontânea pressão acabei comprando um Shimpaku, em casa lá fui atraz de informações para cuidadar dele e encontrei este belissimo forum repleto de conhecimento, parabéns pelo forum.
Com todo este conhecimento acabei me apaixonando pela arte do bonsai, e tenho em mente vários projetos, li bastante para tentar tomar a melhor decisão com o Shimpaku, mas ainda estou cheio de duvidas e decidi pedir ajuda.
Segue algumas fotos:

A terra esta bem compacta e argilosa, não tenho informações sobre a idade dela, não sei se devo deixa-la nesta terra pois como já foi citado, o substrato que essas bonsai vem não é bom, e outra que o Shimpaku não gosta de ser encharcado.

Agradeço desde já
Abraço a todos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 22, 2009 6:19 pm    Assunto: Responder com citação

WanderX
Seja muito bem vindo ao Fórum.
Tenho certeza que, como eu, vc aprenderá muitas coisas interesantes e importantes para o cultivo de um Bonsai.
Bom, primeira coisa que eu demorei para entender é que para uma planta ter a aparência de + velha ela tem que ter um tronco proporcionalmente grosso para um tamanho, isso falando de Bonsai.
Não adianta uma planta estar com seus galhos bem distribuídos dentro de um estilo, uma copa bonita e um vaso bonito se ela não tem um troco que esteja grosso e com conicidade. Essa é a primeira dica que te dou.
Veja esse link http://www.atelierdobonsai.com.br/comeco.html
Para se conseguir isso, a planta tem que crescer.
Então a primeira coisa a fazer é passar sua planta para um escorredor e depois de um tempo, quando aparecerem raizes pelos buraquinhos vc deve colocar ela na mamadeira.
Veja esse link http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
Em quanto ela vai engordando vc pode ir trabalhando o direcionamento dos galhos e tronco com os arames.
Pode surgir alguma outra questão que vc queira perguntar, então fique a vontade para fazer.
Abraços
Rogério.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Dino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 22, 2009 10:17 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Wander, concordo plenamente com a observações do amigo Rogério. Sua planta precisa engordar um pouco, e para isto, siga as instruções dos links sugeridos.
Daí, é somente ter paciência. Bonsai exige muito de nossa paciência.

Boa sorte para você e espero que não fique apenas nesta. Acho que logo você terá outras árvores.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 23, 2009 8:59 am    Assunto: Responder com citação

Olá Wander,

Pode seguir as recomendações dos amigos sem medo...

Uma dica que dou é vc tentar exercitar ao máximo, sua paciência, a prática dela é fundamental no bonsai...

Outro site muito bom, que me ajudou muito no início é:
www.nativosdonordeste.com.br

Abraços
WanderX

MensagemEnviada: Seg Mar 23, 2009 11:37 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado a todos pela atenção
Havia lido bastante sobre como proceder com a plantinha, mas fiquei com muito receio e resolvi pedir ajuda, obrigado novamente, vou seguir as dicas com o máximo de atenção. Mas posso planta-lo no escorredor agora no inicio do outono? ou seria melhor esperar a primavera?
Vou adquirir uma muda de ficus, por se tratar de uma árvore bem resistente e eu não ter experiencia, na sequencia um ipê, minha mãe ama ipês, pretendo presente-a-la com ele.

Gostaria de pedir mais uma ajuda
Temos um Limoeiro plantado em nosso terreno, ele deve ter uns 30 anos ou mais, de uns anos pra cá ele parou de dar frutos, imagino que seja por falta de cuidados, com isso acabou sendo cortado restando apenas uns 40cm de tronco, agora meu irmão quer remove-lo para plantar uma pitangueira no lugar, mas ele esta brotando novamente e eu gostaria de salva-lo já que ele acompanhou minha infância toda, mas não temos muito espaço então pensei em coloca-lo em um vaso grande, mas como proceder para salva-lo? imagino que suas raizes devem ser bem profundas. O que os amigos experientes sugerem?
Vou tentar buscar mais informações sobre como extrair uma árvore, estou morrendo de dó mas retira-la do solo será inevitavel.

Agradeço desde já
abraço a todos
Dino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 23, 2009 11:54 am    Assunto: Responder com citação

Caro Wander, teria como postar uma foto do limoeiro? Pela idade, ele deve ter um tronco muito grosso, neste caso, acho difícil mantê-lo em um vaso.
O ideal seria encontrar um local no chão para transplantá-lo.

Ou, se quiser pode esperar um dos brotos ganhar mais forças e depois fazer uma estaca ou uma alporqui nele. Assim, terá um bonsai do limoeiro que tanto significa para você.

Espero ter ajudado.
WanderX

MensagemEnviada: Seg Mar 23, 2009 1:02 pm    Assunto: Responder com citação

Dino, tirei algumas fotos dele, são 2 troncos do mesmo limoeiro, ambos com raminhos

ali o primeiro

de outro angulo

segundo tronco coberto pelos brotos e um pouco de grama grama

da pra ver um pouco dele ali por baixo

eis aqui o conjunto

aquele broto grande sai direto do segundo tronco

Ali ele pega pouco Sol, isso pode ser o responsável por um broto alto e fino como esta?

abraço a todos
Dino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 23, 2009 1:21 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Wander, não sei responder ao certo sua última pergunta.

Mas com relação ao segundo tronco, talvez dê para colocá-lo em um vaso.
Tente fazer isso, se conseguir, poste as fotos para que nossos amigos do forum possam apreciar e tentaremos ajudar você até onde precisar.

Boa sorte.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: