|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Sáb Jan 12, 2008 3:41 pm Assunto: Paineira de folha |
|
|
Amigos, gostaria de saber se isso já aconteceu com alguém, se é uma coisa usual, enfim, se dá enredo mesmo.
Quando uma podei alguns ramos da minha paineira, deixei uma folha totalmente solta por cima do substrato e outra enterrei o pecíolo. O objetivo era apenas estético, para tirar uma foto... 3 meses depois, a folha que estava solta já era apenas pó da história. Mas a outra conitunava verdinha... Eu disse: não é possível. Será que enraizou?
Olha aí:
Será que vai longe?  _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Jan 12, 2008 4:01 pm Assunto: |
|
|
Pedro,
que coisa mais maluca!! Fazer estaquia com folha nunca ouvi nem li nada sobre. Vou até tentar também para ver se foi por acaso ou seria algo normal para a espécie. Seu substrato em que ela enraizou é composto de quê???
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 12, 2008 6:08 pm Assunto: |
|
|
darkaso, realmente impressionante, e não foi de propósito, senão o de tirar uma foto...
O substrato é composto de substrato rendmax floreira 50% e areia grossa 50%.
Gostaria realmente de saber se esse comportamento é normal nas paineiras...
Já tinha ouvido falar que com crássulas é só plantar uma folha que nasce, mas paineiras são bem diferentes de uma suculenta...
O negócio é experimentar para ver se acontece de novo... _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 12, 2008 6:25 pm Assunto: |
|
|
Olha a foto de que falei aí:
E eu estava enganado... Revendo a data das fotografias, descobri que isso foi há um pouco mais de 1 mês apenas. _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jan 12, 2008 8:19 pm Assunto: Mame de uma folha só |
|
|
Pedro
Realmente interessante o resultado do seu experimento. A maioria das plantas geralmente não enraizam de folha/pecíolo, embora seja de folhas que muitas plantas sejam regeradas em cultura de tecidos.
A transformação da fisiologia da folha em planta inteira seria ainda mais difícil, por isso eu acredito que o caule da nova planta será gerado a partir da base do pecíolo enraizado. Portanto, sugiro não enterrar demais, para facilitar o processo de geração do novo caule, que será induzido pela presença de luz.
Parabéns pelo interessante mame! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 12, 2008 8:42 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela precisão Ferreira. Estava realmente contando com uma explicação sua para o fenômeno. Também fiquei com a impressão de que era a base do pecíolo que continha as informações necessárias para o enraizamento e multiplicação das células para gerar raízes, caule, etc. Agora é esperar para ver se não vai ficar apenas uma folha com raiz, o que seria bem estranho, não é? _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
guifercon 1.o PASSO

Registrado: 06/10/08 Mensagens: 126 Localização: Sao Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Sex Mar 20, 2009 10:56 am Assunto: |
|
|
Pedro, e a folha, sobreviveu?
Fiquei curioso pra saber se deu certo!
Abraço,
Guilherme |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

Registrado: 23/02/09 Mensagens: 174 Localização: Montes Claros-MG
|
Enviada: Dom Mar 22, 2009 10:28 pm Assunto: |
|
|
Olá pedro, apesar de não ter conseguido ver as fotos, também fiquei curioso quanto ao fenômeno, nos dê mais notícias sobre a folha enraizada. _________________ Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|