FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sol !!!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
AlexandreKerger

MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2009 9:45 am    Assunto: Sol !!! Responder com citação

Bom dia amigos, venho pedir ajuda e conselhos dos amigos aqui do Forum, O meu problema se é que se pode chamar assim é o seguinte: Moro em uma Casa alugada, e não posso fazer grandes mudanças nela, só que eu tenho um quintal no fundo de casa com um bom tamanho, onde eu ia por todos os meus Bonsai e tb queria fazer um viveiro la, o tamanho é de mais ou menos 4x4=16 metros quadrados e mais uns lugares espalhados, eu comecei a comprar madeira, pois como este quintal fica numa parte alta da casa e bate muito vento, ai eu ia fazer um viveiro fechando a frente com ripas de madeira deixando quase fechado e diminuindo o vendo com isto na pate de cima eu ia por sombrite 50%. Mas para minha surpresa eu estou vendo que a um mes ja não bate mais Sol neste quintal, pergunto posso eu montar o viveiro assim mesmo, eu sei que na primavera e no verão bate Sol quase o dia todo mas pelo jeito no Outono e no Inverno eu não tenho nada de Sol, isso pode ser ruim para os Bonsai, posso fazer sem problemas?
Por favor me ajudem estou com todo material em casa para construir este viveiro e não sei o que fazer.
Obrigado e por favor me ajudemmmmm
Obs… eu procurei em tudo quanto é lugar na net sobre Sol para Bonsai, e eles falam que tem que ter um tempo de Sol durante o dia mas não falam nada sobre Sol em épocas do ano.
Abraço
Ale
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2009 10:50 am    Assunto: Responder com citação

Alexandre,

De maneira geral as plantas devem pegar no mínimo de 4 a6 horas de sol por dia, para algumas espécies até um pouco mais, durante todo o ano para se manterem saudáveis. Eu particularmente não uso nenhum tipo de sombrite e nunca tive problemas. Porém tudo é relativo, vai depender das espécies que voce quer cultivar. Se optar predominantemente pelo cultivo de coníferas te assegro que vai ter problemas nestes meses que não pegarão sol direto.( não que suas plantas vão morrer, mas perderão o vigor e ficarão mais sucetíveis a pragas) Espécies de folhas largas, como pitanga, jabuticaba e outras suportam melhor períodos de menos sol. Isto tudo que acabei de colocar está levando em conta sua localização também, no caso que sitei do sombrite isto pode não se aplicar para regiões do nordeste onde a proteção pode-se fazer necessária.
Outro fator que você pode levar em conta neste espaço que você pretende transformar em viveiro é o fato que esta sombra pode advir de muros vizinhos, neste caso uma boa opção é tentar fazer uma prateleira elevada para que o sol possa chegar melhor, não sei se é o caso. Também enfrento problema parecido nesta época do ano, onde a incidência de sol é menor, a solução que achei, foi colocar as plantas com maior necessidade de sol sobre o telhado de uma edícula que tenho no fundo de casa. Elevando a planta agente consegue melhorar a insolação, tudo é questão de voce avaliar.
boa sorte
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
AlexandreKerger

MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2009 11:20 am    Assunto: Responder com citação

Ola Wilson, tudo bem?

Bom meu problema, é que pra eu levantar pra pegar Sol eu teria que levantar muito mesmo rssss, tipo fazer 2 ou 3 andares no fundo de casa, eu poderia tentar fazer o seguinte usar uma cantoneira, na parede de casa como se fosse uma floreira que fica embaixo de uma janela e por alguns Bonsai la, o terrível disto tudo é que eu ficaria bem limitado quanto a quantidade de vasos que eu poderia por, nesta parede embaixo da janela pega um pouco de Sol sim acredito que pelo menos umas 5 horas de Sol, e deixaria as outras espécies pra por neste lugar que te falei, mais uma vez falo e com grande pesar terei que diminuir a quantidade de Bonsai pretendido por mim.
Mas valeu pelas dicas, espero conseguir fazer algo lá, pensei ate em por no telhado da casa mas o problema é que ele é de difícil acesso.
Vou tentar tirar umas fotos tb do fundo da minha casa para ver se vcs podem me ajudar.
Obrigado
Abraço
Ale
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2009 2:54 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre!
Como o Wilson disse, se não pegar sol ano todo vc ficará restrito a cultivar apenas algumas espécies que se satisfazem com sol indireto.
Também existe a questão do excesso de umidade por não pegar sol, o que suscitaria o surgimento de fungos.
Eu tenho 3 paredes nos fundos da minha casa. Uma delas pega sol (onde tenho os bonsai) e fiz prateleiras em forma de escada. Nas outras duas paredes, onde não pega sol nesta época, fiz minha "UTI" e área de pós-transplantes.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: