|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gleison Xavier
Registrado: 04/03/09 Idade: 45 Mensagens: 55 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Mar 16, 2009 10:08 am Assunto: Melhor Escolha |
|
|
Olá,
sou novo nessa arte maravilhosa, portanto tenho muitas dúvidas, a primeira delas seria sobre a escolha de planta para trabalhar.
Moro em um apartamento na cidade de Belo Horizonte, gostaria de pedir aos participantes, futuros amigos, que me indicassem a melhor espécie para que eu possa começar a cultivar na minha casa.
Desde já agradeço a todos pela paciência e informações. |
|
|
 |
RIDDHA - JOSE JORGE

Registrado: 17/10/08 Mensagens: 87 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Mar 16, 2009 11:07 am Assunto: Também sou iniciante |
|
|
Gleison Xavier,
Também sou iniciante. Sugiro vc primeiramente ler:
http://www.atelierdobonsai.com.br/comeco.html
Quanto a questão de por qual planta começar. Antes de mais nada vc deve escolher um pré-bonsai (algo que ainda não é um bonsai, mas deixou de ser apenas uma mudinha) e que tenha as seguintes características:
1- Nebari ou raízes vísiveis – Para mim é a características mais importante de um bonsai, as raízes visíveis devem estender-se em várias direções, conferindo-lhe um ar de firmeza. Lembre-se que as raizes expostas é o mais dificil de se conseguir depois.
2- O tronco – Se for muito igual (mesmo calibre em toda extensão)desequilibra o bonsai, por isso, o ideal é um tronco que vai afunilando para cima. e TENHA UMA SINUOSIDADE
3 - A copa – O arranjo dos ramos deve estar colocado ao alto e à volta do bonsai, como uma espiral. O primeiro ramo, que é o mais forte, deve estar situado a um terço da altura do tronco, enquanto que os restantes ramos devem ser menores a medida que sobe para a ponta.
Plantas boas para começar são:
Ficus retusa,
Serissa,
Caliandra,
Ficus Nerifolia,
Carmona,
Cotoneaster,
Fotos de pré-bonsai:
Um grande abraço, JOSÉ JORGE _________________ A Felicidade é uma atitude presente, não uma condição futura. |
|
|
 |
Gleison Xavier
|
Enviada: Seg Mar 16, 2009 2:14 pm Assunto: |
|
|
Prezado José,
gostaria de agradecer pelas dicas, aproveitando/abusando da sua boa vontade , dessas espécies indicadas qual melhor se adaptaria a um apartamento?
Um abraço |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 16, 2009 4:56 pm Assunto: |
|
|
amigão,
Na verdade, as plantas não adaptam muito bem à apartamentos, a não ser que tenha como elas tomarem sol...
Caso vc queira começar a cultivar alguma, o que acho muito interessante, sugiro algum Fícus, em sua maioria são bem resistentes... à medida que for evluindo nos tratos, vá aumentando o nº de espécies...
Mas lembro, o sol é muito importante...
Espero ver o amigo postando belas plantas por aqui...
Abraços |
|
|
 |
Gleison Xavier
|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 9:07 am Assunto: |
|
|
Obrigado pela dica Ezequiel, com certeza postarei.
Parece que vc mora no mesmo bairro que eu, Buritis. |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 9:22 am Assunto: |
|
|
Olá Gleison
Não precisa agradecer, apenas retribuo pelo que já aprendi aqui no fórum...
Buritis é o nome da cidade que moro fica no noroeste de Minas...
Abraços |
|
|
 |
Gleison Xavier
|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 10:42 am Assunto: |
|
|
DEsculpe pelo fora, é que eu spu carioca e moro em BH faz 2 meses.  |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 3:06 pm Assunto: |
|
|
Amigo
O Fícus e o Cotoneaster na minha opinião são bem + fáceis de lidar e para iniciar as técnicas e errar sem medo esses são bem indicados, pois são bem resistentes.
Abraços
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Gleison Xavier
|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 5:47 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela dica Rogério.
Vou providenciar a planta e logo, logo, estarei postando as fotos e "perturbando" , novamente. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 7:22 pm Assunto: |
|
|
Gleison Xavier
Não se esqueça que o melhor lugar para vc deixar sua planta é bem proxima a janela, pois lá ela recebe sol a maior parte do tempo possível.
Abraço e precisado é só postar...
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

Registrado: 23/02/09 Mensagens: 174 Localização: Montes Claros-MG
|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 8:59 pm Assunto: |
|
|
Olá Gleison Xavier, se precisar de mais incentivo ainda, estamos aqui para isso. Também sou iniciante mas já possuo umas quarenta árvores, nenhum bonsai ainda, mas a paciência é a alma de nossa arte.
E lembre-se, também estamos cuidando da natureza, o que é mais importante.
Boa sorte!
A propósito, Ezequiel e Rogério, vocês já viram algum bonsai de cajazeiro? _________________ Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza. |
|
|
 |
guifercon 1.o PASSO

Registrado: 06/10/08 Mensagens: 126 Localização: Sao Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qua Mar 18, 2009 12:35 pm Assunto: |
|
|
Olá Gleison!
Seja bem vindo, tanto ao fórum quanto ao hobbie!
Quanto ao Sol, não desanime!
Se a planta não se adaptar bem a pouca quantidade de luz recebida você pode cria-las com lampadas.
Há relatos de pessoas que criam bonsai indoor(dentro de casa) com a ajuda de lâmpadas fluorescentes, que são bem econômicas, acho que vale alguns R$ a mais na conta por mês pra ter.
O que voce precisaria de mais especial seria um TIMER, pra ligar e desligar a luz automaticamente, ou entao faze-lo manualmente todos os dias.
Há pessoas que criam plantas com LEDs também (ja vi desde tomate até cannabis ).
Assim que deixar de ser um vagabund0 (porque nao pode escrever vagabund0???) e montar tudo o que eu ja comprei pra fazer um experimento eu posto aqui os resultados.
Se voce tiver o minimo de conhecimento de eletro-eletronica sugiro procurar sobre o assunto.
Sugiro ficus como primeira planta, que pegou um alporque que eu fiz, e nunca lembrava de regar (isso quando eu tinha uns 10 anos de idade, agora tenho 2 duzias ).
Boa sorte !!! |
|
|
 |
Gleison Xavier
|
Enviada: Qua Mar 18, 2009 12:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Guifercon,
Muito obrigado pelas dicas, com certeza serão de grande utilidade e com certeza as colocarei em prática.
Abraços. |
|
|
 |
ADAC

Registrado: 06/09/07 Mensagens: 57 Localização: São Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qua Mar 18, 2009 5:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Gleison.
Garanto que Ficus Variegata e Eugênia vão bem apenas com luz fluorescente (bastante) por umas doze horas por dia, pois meu Departamento é assim e estas duas estão umas fortalezas já há um bom tempo.
Se há algum "segredo", talvez sejam as borrifadas de água nos dias quentes, boa ventilação e adubação com Ouro Verde líquido (metade do indicado na embalagem), solo composto de caco de tijolo, vermiculita e pedrisco (tudo 1mm) em partes iguais, e vasos mais ou menos profundos, e não me ocorre nenhum outro fator digno de ser considerado como determinante para se ter sucesso, mas se lembrar de algo eu posto novamente.
Boa sorte!!!
Andrea _________________ ANDREA D. A. CAMARGO |
|
|
 |
Gleison Xavier
|
Enviada: Qua Mar 18, 2009 5:52 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas Andrea.  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|