Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Jaimelrs
|
Enviada: Sáb Jul 30, 2005 12:54 pm Assunto: minha jabuticaba |
|
|
Pessoal.
estou participando deste forum pela primeira vez.
La vai minhas duvidas em relação a minha jabuticaba.
1- posso trocar de vaso agora em agosto, ( moro em Floripa )
2-sera que posso fazer uma poda drastica, sendo que ela esta começa~ndo a soltar flores?
3- posso podar a raiz pivotante nesta 1ª fase?
4- Ela e uma Hibrida ( tenho duas e vou comprar mais uma)
5- tenho uma caliandra de 4 anos esta num vaso de 30 litros, penso em fazer alguns alporques agora em meados de agosto, ela aceita bem podas drasticas?
Sera que acertei a colcação da foto?
 _________________ Jaime floripa.
" Que a VERDADE sempre prevaleça" |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Jul 30, 2005 11:28 pm Assunto: |
|
|
Olá Jaimelrs !!!!!!!!!!!!!!
Quantas dúvidas !!!!
Me dêm meus sai !!!!!
Vamos ver algumas respostas que não são donas da verdade.
1- Jaboticaba- troca de vaso SIM;
2-Poda drástica - SIM
3- Poda da raíz pivotante SIM.............
o resto depois nós conversamos
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Tecnolobo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 02, 2005 10:40 am Assunto: Re: minha jabuticaba |
|
|
Jaimelrs escreveu: | Pessoal.
2-sera que posso fazer uma poda drastica, sendo que ela esta começa~ndo a soltar flores?
5- tenho uma caliandra de 4 anos esta num vaso de 30 litros, penso em fazer alguns alporques agora em meados de agosto, ela aceita bem podas drasticas?
|
Saudaçoes intrepidos bonsaistas.
E AE cara
PrEmeiro, por que quer trocar de vaso?
2-sera que posso fazer uma poda drastica, sendo que ela esta começando a soltar flores?
Vamos usar o bom senso, você quer trocar de vaso fazer uma poda drastica com tudo, em pleno periodo de floração não acha que é Demais??
Essa resposta vai depender da sua analise baseado na segunda pergunta, contudo se acaso venha a podar as raizes vc só poderá cortar a raiz pivotante se tiver uma boa ramificação de raizes acima da mesma.
Legal, mas cuidado onde vai comprar um amigo comprou uma jaboticaba por 30,00 pilas ( e o cara ainda falou que era um bonsai ) comprei uma muda de mesmo porte por 2,00 Corra dos super-mercado, procure as sementeiras.
Tenho um bebê caliandra, ( Estou louco a procura da caliandra seloi cara que folhagem belissima ) Mas não entendi a sua pergunta são duas em uma?? alporques e poda radical? _________________ " ... Faça ou não faça: a tentativa não existe."( Yoda) ... |
|
|
 |
Joaquim Victor
Registrado: 28/07/05 Idade: 65 Mensagens: 2 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Ago 02, 2005 1:36 pm Assunto: Re: minha jabuticaba |
|
|
Caro Colega,
Também estou iniciando na arte, porém acho que posso te ajudar com algumas experiências minhas e de colegas:
De uma forma geral a jabuticabeira aceita muito bem as podas drásticas de galhos e raízes inclusive a pivotante (se houver raizes suficientes além dela). O ideal seria esperar a floração.
Quanto a caliandra não tenho experiência para opinar.
Um abraço
Joaquim Victor _________________ Bonsai, eu cultivo esta arte! |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 03, 2005 3:27 am Assunto: poda |
|
|
Na minha opinião você pode fazer a poda drástica e a poda radicular agora, mas acho melhor fazer a poda drástica e esperar a planta se recuperar com a emissão de nova brotação. Depois disso vc poda as raízes, mas lembrando o que disseram há pouco: se ela tiver poucas ramificações acima da pivotante é melhor não podar. Também é preciso lembrar que o inverno é a melhor época para a poda de raízes.
Boa sorte! |
|
|
 |
Jaimelrs
|
Enviada: Qua Ago 03, 2005 8:56 am Assunto: Re: minha jabuticaba |
|
|
Tecnolobo escreveu: | Jaimelrs escreveu: | Pessoal.
|
Saudaçoes intrepidos bonsaistas.
E AE cara
PrEmeiro, por que quer trocar de vaso?
Ela esta num daqueles vasos de plastico preto para mudas ( plastcico mole)
2-sera que posso fazer uma poda drastica, sendo que ela esta começando a soltar flores?
Vamos usar o bom senso, você quer trocar de vaso fazer uma poda drastica com tudo, em pleno periodo de floração não acha que é Demais??
Essa resposta vai depender da sua analise baseado na segunda pergunta, contudo se acaso venha a podar as raizes vc só poderá cortar a raiz pivotante se tiver uma boa ramificação de raizes acima da mesma.
Legal, mas cuidado onde vai comprar um amigo comprou uma jaboticaba por 30,00 pilas ( e o cara ainda falou que era um bonsai ) comprei uma muda de mesmo porte por 2,00 Corra dos super-mercado, procure as sementeiras.
aqui em floripa por RS$ 20.00 pilas vc compra um exemplar excelente para começara a trabalhar, a foto acima esta eu comprei por R$ 25,00
Tenho um bebê caliandra, ( Estou louco a procura da caliandra seloi cara que folhagem belissima ) Mas não entendi a sua pergunta são duas em uma?? alporques e poda radical? |
A caliandra tem um tronco bem interessante , assim que ouder posto fotos,pensei no alporque para aproveitar as ramioficações ja existentes, depois de criar raizes nos alporques ai entra a poda drastica,  _________________ Jaime floripa.
" Que a VERDADE sempre prevaleça" |
|
|
 |
|