FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ACEROLA, 8 anos, 25cm altura
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Seg Set 14, 2009 4:51 pm    Assunto: Responder com citação


poda de raizes e troca de substrato/vaso...desfolha feita a 20 dias + ou - ...tentativa de estilização da copa . Será que devo encurtar mais Rolling Eyes os galhos ???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Seg Set 14, 2009 5:05 pm    Assunto: Responder com citação

vista do alto... acredito ter melhorado a disposição dos galhos ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Seg Set 14, 2009 6:47 pm    Assunto: Responder com citação

Sérgio,

Desculpe a demora. Gostaria de lhe dar os parabéns por esta bela Acerola, o movimento do tronco dela é muito belo, ela também possui várias possibilidades.

Acho que seria bom você mudar a formação deste Bonsai, mudaria o equilíbrio dele, e acertaria mais os galhos nos seus devidos lugares, uma vez que tem muitos que não seguem o padrão de Bonsai, do mais grosso ao mais fino, primários, secundários.

Minha idéia seria pegar este galho e traze-lo como continuação da árvore em si, dando pequenas curvaturas no mesmo para seguir o movimento já existente do tronco.



O tamanho dela depois da aramaão e tracionamento, será tal, você irá saber quando tracioná-la (se optar por isto claro):

Se eu optaria por encurtá-la um pouco mais, ficaria mais ou menos assim:



Ou até mais curta, vai depender das futuras ramificações, faça uma poda aqui e outra ali, tracione aqui e ali, seu Bonsai tem muitas possibilidades, gostei realmente dele.

Essa é minha sugestão, o resto é poda e refinamento, tem muitos galhos fora de padrão, porém isso é facilmente corrigido em Acerolas, a copa é rápido, sua brotação e desenvolvimentos também, a planta tá muito boa.

Até breve.


Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
TARCISIO DIAS
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/01/09
Idade: 49
Mensagens: 144
Localização: São Sebastião-SP

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 8:50 am    Assunto: Responder com citação

Amigão, deixa essa copa encorpar pra vc ter mais opções de direções de galhos, o caminho que vc está tomando está muito bom.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 8:57 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Illex e Tarcisio... vamos aguardar mais sugestões ... e a recuperação completa do reenvase... obriado . Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sex Out 02, 2009 1:11 pm    Assunto: Responder com citação

Ola pessoal .. estou atualizando o topico e mostrando como esta hoje :

continuo contando com vcs.... Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sex Out 02, 2009 1:17 pm    Assunto: Responder com citação

Aproveito para agradecer a todos os participantes do forum que me ensinaram e ensinam diariamente... Parece que finalmente estou aprendendo a adubar com mais eficiencia ... Very Happy Uma vez li que nas escolas mais tradicionais um aluno passa anos apenas para aprender a regar corretamente , eu levei 15 anos para chegar onde estou , exatamente no começo de tudo , mas muito feliz por ter " acordado". { ainda estou aprendendo .. sempre..} obrigado a todos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
r.ozelame
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/06/09
Idade: 39
Mensagens: 324
Localização: Ilópolis-RS

MensagemEnviada: Sex Out 02, 2009 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsergio, gostei dessa planta.
Pra mim seria só triangular um pouco mais a copa e mantê-la.
Parabéns.
_________________
Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Out 02, 2009 7:17 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ouso dizer que essa planta não precisa de ser colocada em uma "mamadeira", a não ser, claro, que seu proprietário não esteja satisfeito com a grossura do tronco que ora apresenta. A "mamadeira" é uma excelente técnica de controle de cultivo: permite que se observe melhor os tratos diários que a planta requer, como aramação, poda, pinçagem, adubação, rega, etc. Algumas plantas, quando submetidas a esse tratamento engrossam o tronco e, com o aumento do sistema de raízes, emitem mais brotações, melhorando a estruturação aerea, pois com mais galhos pode-se até mesmo refazer toda a parte aerea, pela escolha dos galhos mais bem posicionados.

Voltando a essa aceroleira, eu achei ótima a aramação com reposicionamento de galhos que vc fez, mas chamo a atenção do nobre colega para o tamanho das folhas. Isso pode ser corrigido via desfolha completa da planta, redução da quantidade de adubação e rega, e exposição maior ao sol. Com isso, vc irá conseguir uma diminuição tambem nos entre-nós, mas acho que se reduzir um pouco o comprimento dos galhos, poderá alcançar uma densificação maior mais rapidamente (as folhas brotarão mais próximas do tronco, "enchendo" mais a planta e dando a ela uma aparencia mais interessante e bonita. Very Happy

Se suas outras plantas estiverem no mesmo nível que essa, então seu caminho está bem fácil.
Basta tão somente formar uma estrutura aerea mais compativel com o tronco, via aramação, poda de limpeza e outros trabalhos, para conseguir melhorias. Nomes de estilos, realmente, é um ponto curioso acerca do cultivo do bonsai. Atentando para os básicos e mais conhecidos, ficará fácil para vc conduzir suas plantas de acordo com eles, ou não. Há estilos que atualmente estão em desuso, ou são pouco vistos e expostos. Alguns, inclusive, deixaram até mesmo de ser aplicados. Mas não importa. O que interessa é ter uma planta densificada, estruturada e bonita, como essa sua aceroleira. O resto vem com o tempo. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sáb Out 03, 2009 12:21 pm    Assunto: Responder com citação

Agradeço muito as sugestões e opiniões dos amigos no bonsai ... A respeito das observações feitas pelo mestre Nicky , concordo plenamente com todas elas ... Como fiz a troca de vaso e substrato e poda das raizes recentemente , coloquei a aceroleira na sombra e com as regas mais abundandes para a recuperação completa da planta, houve uma overdose de vigor , resultando em folhas enormes, o que será resolvido com as podas e maior exposição dela ao sol ...como sugerido ... grato a todos ... Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 24/12/08
Idade: 38
Mensagens: 872
Localização: Guaratinguetá-SP

MensagemEnviada: Sáb Out 03, 2009 10:52 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Sergio,

Esta evoluindo muito bem seu exemplar, parabéns!!!

Abraço
_________________
Thiago Giaconi

http://discutindoarte.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Out 04, 2009 9:33 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Bonsérgio, não sou mestre em nada, infelizmente. Apenas, como os demais foristas, gosto de emitir minhas opiniões. Se elas valem a pena ou não, fica a critério de quem as pediu, é questão de apreço e consideração, relevantes a quem, como eu, está aprendendo sobre a arte e as técnicas necessárias para bem evoluir. Very Happy

Mestre, a meu ver, são aquelas pessoas tocadas, há muito, pelo dom que Deus lhes deu, e que, graças a Ele, possuem humildade suficiente para, ainda não reconhecendo o merecido título que têm, nos transmitir o vasto conhecimento empírico que adquiriram ao longo de anos e anos de trato com o bonsai. Very Happy

Onde peço ao nobre colega, data vênia, que não use essa sacrossanta palavra ao se referir a mim, que não a mereço. Agradeço e coloco-me à disposição para, com meus reduzidissimos conhecimentos adquiridos em pouquissimos anos de prática, ajudar no que for necessário. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Seg Out 05, 2009 1:59 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado a todos pelo incentivo, e minhas desculpas a vc Nicky , acompanhadas de um parabens por tão bela retórica{ se não é um mestre com os bonsai , com certeza o é com as palavras } , logo vou fazer uma desfolha e colocar a pleno sol...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Dom Ago 29, 2010 5:06 pm    Assunto: Responder com citação

29/08/2010:

Acabou indo para uma bacia grande com furos .. etc..
adubada com osmocote tb...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Dom Ago 29, 2010 5:15 pm    Assunto: Responder com citação

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo
Página 2 de 10

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil