|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Takaki
Registrado: 28/10/08 Mensagens: 34 Localização: Presidente Prudente-SP
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 12:51 am Assunto: Alporquia - Resultado após 1 mês |
|
|
Olá Pessoal!
Seguinte:
Adquiri um Acer Palmatum de um produtor em Atibaia-SP em março de 2008. Veja a foto:
Foto da Planta na data da aquisição:
Para a estilização dessa árvore, entendi que alguns galhos deveriam ser eliminados. Aí, para não perder esses galhos, tentei fazer alporquia de alguns deles e gerar novas plantas.
Em Novembro de 2008 segui os textos que encontrei na internet e realizei três alporquias na planta:
Foto da Planta após a alporquia:
Em Fevereiro desse ano, apenas dois dos alporques tinham raízes aparecendo no musgo (o central e o da direita). As raízes apresentavam coloração branca e eram bem raras. Peguei um desses alporques e plantei num vaso. Resultado: não deu certo, pois a muda secou (pelo menos parece que secou).
O alporque que não havia produzido raízes (da esquerda) foi novamente aberto e aprofundei ainda mais o corte no caule para tentar recuperá-lo. Resultado: Após um mês, apareceram muitas raízes!!! Vejam só:
Frente:
Zoom nas raízes:
Trás:
Vejam que há raízes com coloração branca e outras com coloração mais "acastanhadas". Acho que agora vai dar certo.
Vejam também que as raízes surgiram apenas de um lado da planta, o que poderá prejudicar um pouco o nebari.
Como os textos não me dizem qual o momento de se cortar a muda da planta mãe, suponho que a minha já está na hora, ou estou errado?
Resultado final:
Juro a vocês que estou REZANDO pra que dê certo.
Caso consiga um resultado positivo, plantarei a árvore no chão por pelo menos uns dois anos, para tentar acelerar seu desenvolvimento, o que vocês acham?
Sobre a planta mãe, estou achando que os galhos que saem do tronco estão muito mau posicionados, o que dá um péssimo resultado estético. Além disso, o tronco principal se divide em dois troncos bem grossos bem na base da planta (horrível!!). Alguém saberia me dizer se o acer aguenta a poda de todos os galhos no inverno, pra tentar estimular a brotação de novos galhos? Qual seria a data mais adequada pra essa poda - inclusive a poda do tronco menor?
Um super abraço a todos.
Takaki |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 8:30 am Assunto: |
|
|
você pode tentar se guiar por este exemplar do walter pall..
 |
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

Registrado: 21/08/08 Idade: 39 Mensagens: 227 Localização: Anápolis - GO
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 9:09 am Assunto: |
|
|
Amigo pelo volume de raízes eu acredito que você cortou na hora certa. _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

Registrado: 23/02/09 Mensagens: 174 Localização: Montes Claros-MG
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 9:17 pm Assunto: |
|
|
Amigos, pelo que pude ver nas fotos... Acredito muito mais na árvorezinha (filha) do alporque.
Ela ficou muito lindinha.
Parabens... _________________ Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza. |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

Registrado: 23/02/09 Mensagens: 174 Localização: Montes Claros-MG
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 9:19 pm Assunto: |
|
|
Ah, você falou sobre as raizes (talvez mal formadas) há muitas matérias na internet sobre como valorizar o nebari,,, Vale a pena tentar. _________________ Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 11:29 pm Assunto: |
|
|
Takaki
Acho que vc não precisa se preocupar com sua pequena. Ela tem bastante raiz e quanto ao nebari acredito que o problema de raizes + de um lado que do outro isso se resolve com ela plantada no vaso. Novas raises vão aparece do outro lado e com o tempo e os transplantes elas se acertam.
Quanto a sua planta mãe, ela me parece ter ótimo potencial... Bom nebari e galhos baixos que serviriam para um novo redirecionamento podendo formar um belo Moyogi. Só a epoca é que "não e boa" para uma poda drástica.
Acredito que bem no inicio da primavera vc possa fazer a intervenção e dar inicio ao seu novo trabalho com ela.
Abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|