|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 4:07 pm Assunto: Duvidas dobre o substrato. |
|
|
ola
estou com duvida sobre o substrato de minhas plantas o que achei aqui foi pedriscos de riu carvão granulado cinsa de madeira e terra de floricultura com bom procedimento (não adubada).
com estes componentes é posivel faser um bom substrato? devo usar a maior porcentagem de pedriscos?
por favor pesso dicas de como formar um substrato ideal para minhas plantas. obrigado  |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 4:35 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
De ante-mão digo que não há um substrato perfeito que vc utilizará em todas as espécies com 100% de resultado positivo...
A cinza de madeira é uma excelente fonte de potássio, e tem ação alcalina no substrato, assim, não deve ser usado como componente, e sim como adubo.
O carvão tem propriedade de retenção de umidade, pode ser utilizado, desde que não seja àquela sobra do churrasco, pois na maioria, contém excessos de sal... se for um carvão "virgem" creio que não há problemas em utilizar...
A terra de jardim, ou terra orgânica, ou outra terra preta, tem a função de reter umidade, reter nutrientes e melhorar a estrutura do substrato, além de ser fonte de nutrientes para as plantas, pois a maioria contém boa quantidade de matéria orgânica.
Eu uso basicamente dois substratos, não tenho coníferas, por isso uso um substrato mais geral...
30% de subatrato para mudas de hortaliça (biolplant ou plantmax)
20% de esterco de curral curtido
50% de areia grossa (que pode ser substituído por pedriscos ou caco de telha ou tijolo)
A utilização de caco de telha ou de tijolo também ajuda da retenção de umidade. A utilização de terra de cupinzeiro também tem a mesma finalidade.
A utilização de terra vermelha ou argilas em demasia, deixa o substrato compactado, prejudicando o desenvolvimento das plantas...
Acho que no geral é isso aí...
Na verdade não tem uma receita que é 100% para todas as espécies.
No decorrer da evolução de seu estudo sobre cultivo de plantas, vc irá adptando-se a sua realidade...
Digo isso por que certa vez eu morei em um lugar e não tinha tempo de regar minhas plantas todos os dias, por isso troquei todos os substratos, acrecentando certa quantidade de terra vermelha, que auxilia na retenção de umidade, por ser argilosa...
Espero ter contribuído com o amigo
Abraços |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 4:44 pm Assunto: substrato |
|
|
ezequiel obrigado pelas dicas vou ver se arrumo tijolos para triturar e por no substrato.
valeu pelas dicas t+ |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|