|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Claudio Richter Filho
Registrado: 14/12/08 Idade: 28 Mensagens: 45 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 12:36 pm Assunto: maçã |
|
|
como germinar sementes de maçã |
|
|
 |
guifercon 1.o PASSO

Registrado: 06/10/08 Mensagens: 126 Localização: Sao Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 2:59 pm Assunto: |
|
|
1 - corte a pontinha com uma tesoura. (um tiquinho de cada canto da ponta)
2 - coloque num potinho com papel toalha, papel higienico, algodao e umedeça (nao precisa afundar na água)
3 - coloque filme plastico e vede o potinho (ou tampa do potinho, tanto faz)
4 - deixe na geladeira até germinar
5 - quando estiver com a raiz com +- 1cm pode plantar na terra.
Não esqueça de fazer o teste de semente:
Enfie num copo com água, as que afundarem estão boas.
Tem sementes que so afundam depois de um tempo na água, mas ai eu ja não tenho tanta certeza se essas ainda serão boas pra plantar.
Ja fiz com maçã da turma da Mônica e funcionou, de 5 todas germinaram, 3 sobrevirevam aos meus maus-tratos.
Plantei num vasinho em camadas com o fundo de pedrisco, po de coco, torta de mamona, humus e terra preta boa. Elas cresceram bem rápidas.
A macieira pelo que eu vi é muito sensível a pragas, como pulgão e colchonilhas. Tive que podar a ponta de todas porque nasciam com as folhas crespas.
Ah, essa técnica da geladeira serve para quebrar a dormência das sementes, funciona com pessego, cereja, e outras que o pessoal possa citar aqui.
Boa sorte!
Guilherme |
|
|
 |
edsonr junior
Registrado: 04/09/08 Idade: 42 Mensagens: 87 Localização: Diamantina-MG
|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 10:31 pm Assunto: |
|
|
cara eu tive muita sorte plantei as sementinhas de maçã diretamente no chão e elas nasceram, hoje elas estão com 25cm, e estão quase da grossura de uma caneta, e dei uma podada na pota para diminuir o crecimento! em breve postarei algumas fotos! |
|
|
 |
SANDRO II
|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 11:25 pm Assunto: Re: maçã |
|
|
meu amigo dinho eu germinei as sementes no algodao com agua e deu certo , a maioria das sementes germinou aqui estao uma delas
mais ainda tem chao para ela c transformar em um belo bonsai _________________ {PACIÊNCIA É A CHAVE DA CRIAÇÃO} |
|
|
 |
guifercon 1.o PASSO

Registrado: 06/10/08 Mensagens: 126 Localização: Sao Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Sex Abr 03, 2009 10:10 am Assunto: Re: maçã |
|
|
edsonr junior escreveu: | cara eu tive muita sorte plantei as sementinhas de maçã diretamente no chão e elas nasceram, hoje elas estão com 25cm, e estão quase da grossura de uma caneta, e dei uma podada na pota para diminuir o crecimento! em breve postarei algumas fotos! |
Devemos essa sorte aos produtores, que "aclimatam" as espécies ao nosso clima!
Li na super interessante(sem propagandas, sou um simples assinante) deste mês que há métodos como controle de irrigação, aplicação de hormônios, aclimatação de espécies, que podem adiantar ou atrasar uma colheita, pra tanto driblar a sazonalidade de uma fruta e também pra adaptar a colheita ao mercado.
Por isso que agora tem manga o ano inteiro, não somente no verão, morango fora de época, etc etc.
Temos um belo exemplo no fórum, o mestre dos bonsais futíferos Geraldo Inocêncio, que deu exemplo do pêssego aclimatado e outros.
Interessante mesmo nao?  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|