Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gferreira
Registrado: 03/01/09 Idade: 40 Mensagens: 8 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Mar 29, 2009 8:48 am Assunto: Ficus: Qual formato ? |
|
|
Olá pessoal,
venho pedir ajuda de vocês para saber qual formatado dar ao ficus pois estou meio perdido.
A principio tive a idéia de tentar deixá-lo com trés copas (não sei se é o nome), uma em cada galho. O que vocês acham ?
Seguem as imagens:
Desde já agradeço as opiniões de vocês! |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Dom Mar 29, 2009 5:02 pm Assunto: |
|
|
gferreira
Gostei de seu Ficus.
Ele já tem um nebari legal e uma raís que sai do alto de 1 dos galhos. Essa raíz alta é uma qualidade do Fícus e é bem legal explorar essa característica.
Me parece que ela foi podada a pouco tempo.
Pela ultima foto vejo que vc podou galhos que poderiam ser importantes para um trabalho futuro de patamares e/ou novo redirecionamento.
Essa espécie engrossa a base com facilidade caso seja plantada na mamadeira. Essa é uma sugestão.
Como estamos no outono e ainda teremos o inverno, épocas em que muitas vezes a planta entra em dormência, não é indicado intervenções drásticas.
A idéia seria passar ela para o escorredor sem mexer com as raízes e depois colocar ma mamadeira.
No inicio da primavera vc tera uma planta com muitas e novas brotações e poderá ficar + fácil escolher um estilo.
Sua idéia de 3 copas é interessante + ainda é cedo para se pensar em copa.
Grande abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

Registrado: 01/08/08 Idade: 58 Mensagens: 125 Localização: Brodowski-S.P.
|
Enviada: Seg Mar 30, 2009 8:00 am Assunto: |
|
|
gferreira concordo com o Rogério, o melhor agora seria mesmo escorredor e mamadeira para q ela possa retomar a brotação e formar a estrutura de galhos, ai sim vc poderá ter idéia da estruturação de copas.
Só uma dica q para mim tá funcionando o ficus responde melhor com um pouco de substrato tipo "pantmax ou bioplant" tipo 10 ou15% no escorredor e não só caco de telha.
Como disse pra mim tem funcionado.
Espero ter ajudado _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 30, 2009 8:55 am Assunto: |
|
|
Os amigos estão certos quanto ao melhor rumo a tomar...
Com relação ao substrato que o Rinaldo falou, eu uso 30% dele misturado com areia grossa nos escorredores, na mamadeira eu uso quase 100% de esterco de curral curtido.
Abraços |
|
|
 |
gferreira
Registrado: 03/01/09 Idade: 40 Mensagens: 8 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 10:06 am Assunto: |
|
|
pessoal obrigado pelas respostas
vou procurar saber mais sobre o escorredor e mamadeira.
E volto a postar sobre os resultados.
E realmente, fiz algumas podas recentes, mas com pouco conhecimento, acaba fazendo besteira :/ |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 1:36 pm Assunto: |
|
|
Nem sei se já estou autorizado a dar palpites, os mais experientes que me perdoem , mas não resisto : RAIZ SOBRE PEDRA- SEKIJOJU. Uma poda drastica na altura da forquilha , A pedra ideal existe , é só encontra-la . Aproveitando esse nebari fantastico para "colar" uma pedra nele com borracha, na primeira foto da prá ver o lugar exato de encaixar a pedra . Escorredor e tempo para que brote e forme uma copa nova, talvez em meia - cascata ... Tenho 6 ficus e garanto que eles resistem a tudo ... Uma humilde opinião de um principiante ...E claro aproveitar os dois galhos para duas novas "criações".. |
|
|
 |
|