FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Conde do Mato
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ferrari



Registrado: 07/04/09
Idade: 34
Mensagens: 8
Localização: Rio das Pedras-SP

MensagemEnviada: Sáb Abr 18, 2009 5:13 pm    Assunto: Conde do Mato Responder com citação

Gostaria de dicas para meu conde do mato com qual estilo devo seguir com ele


Conde do mato






Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Tanovi



Registrado: 20/07/08
Mensagens: 29
Localização: Vale do Aço

MensagemEnviada: Qui Abr 23, 2009 12:46 pm    Assunto: RESPOSTA Responder com citação

SUA PLANTA É MUITO BONITA.
EM MEU CAO UTILIZARIA O MARAVILHOSO NEBARI EXISTENTE DEIXANDO-O ENGROSSAR EM COJUNTO COM O TRONCO NUM ESCORREDOR OU ATÉ MESMO EM VASO GRANDE COM SUBSTRATO DRENANTE.

O ESTILO SERIA O NEAGARI, SUA PLANTA JÁ POSSUI ESSA FORMA, ALIÁS, EM MINHAS PLANTAS, BUSCO SEMPRE O ESTILO PELO QUE A NATUREZA ME OFERECE, É QUE MUITAS VEZES ALMEJAMOS UM ESTILO IMPRÓPRIO PARA A ESPÉCIE OU PELO DESIGN QUE ELA MESMA MOLDOU PARA NOSSAS PLANTAS.

IMAGINE SUA PLANTA UM POUQUINHO MAIOR (NISSO DIGO...CONTROLE ESSE NOSSO FORTE IMPULSO DE SAIR PODANDO A PARTE AÉREA QUANDO NA VERDADE PARA SE TER UM BELÍSSIMO EXEMPLAR A MUDA PRECISARIA TER QUE POSSUIR O DOBRO DE SUA ALTURA PARA SE HARMONIZAR COM A GROSSURA DO TRONCO E TAMANHO DE FOLHAS E FRUTOS).

PLANTE-A EM SUBSTRATO POROSO COMO COMENTADO, VOCÊ ENCONTRARÁ MATÉRIAS EXPLICANDO A EXAUSTÃO, SEM PODAR AS RAÍZES, DEIXE-AS SE DESENVOLVEREM AINDA MAIS EM VASO QUE SEJA O TRIPLO DO QUAL ESTÁ PLANTADA.

BUSQUE COM OS COLEGAS QUE SABEM DESENHAR, NISSO EU SOU FALHO, CROQUIS QUE SE ENQUADREM AO FORMATO DA FOLHA, TRONCO, COLORAÇÃO O TRONCO, ETC, (TEXTURA), NO ESTILO DE NEAGARI IGUAIS AOS EXEMPLARES DOS MANGUESAIS.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Tanovi



Registrado: 20/07/08
Mensagens: 29
Localização: Vale do Aço

MensagemEnviada: Qui Abr 23, 2009 12:51 pm    Assunto: ERRATA Responder com citação

DESULPE, QUANDO FALEI NAS DIMENSÕES DO VASO DE TREINAMENTO REAL PARA SUA PLANTA, ACABEI NÃOME ATENDO ÀS VERDADEIRAS DIMENSÕES DO VASO ONDE ELE ESTÁ ATÉ O MOMENTO, QUANDO DISSE DO "DOBRO DO TAMANHO", REITERO DA SEGUINTE FORMA: MELHOR PLANTÁ-LO NUM VASO DE CAPACIDADE DE 5 LITROS, NO MÍNIMO.

VOCÊ VAI VER A DIFERENÇA!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferrari



Registrado: 07/04/09
Idade: 34
Mensagens: 8
Localização: Rio das Pedras-SP

MensagemEnviada: Qui Abr 23, 2009 7:32 pm    Assunto: Responder com citação

ja mudei ela de vaso e podei o galho q estava apontado para a frente vou deixar o tronco engrossar um pouco mais agora soh não sei se deixo NEAGARI o estilo ow coloco a raiz sobre uma pedra
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Tanovi



Registrado: 20/07/08
Mensagens: 29
Localização: Vale do Aço

MensagemEnviada: Sex Abr 24, 2009 5:07 pm    Assunto: Responder com citação

olá, independentemente do estilo que vais escolher, acho que seja bom realizar os procedimentos de bonsai depois que a planta tenha se desenvolvido como lhe disse.

É claro que você precisa, desde já, conduzir os galhos e o tronco como preferir, mas evite podar muito, sua planta tem folhas relativamente grandes (longas), que se aplicadas a uma bonsai muito razoavelmente pequeno certamente não transmitirá SHIZEN, que é o marco principal nessa arte, inclusive em todas as demais artes orientais.

Se preferir aplicar o estilo sekijoju, deverás, desde já, esolher uma pedra que a qualidade acima dita e comece a providenciar a primeira etapa nesse estilo, qual seja a estruturação das raízes sobre a rocha.

Cuide para que o adubo seja rico em Nitrogênio, não se preocupe com o crescimento exagerado das folhas que esse nutriente produz, o interesse principal nesse momento é o desenvolvimento das raízes.

E plante-a num espaço maior para maior crescimento e desenvolvimento das raízes.

Qualquer que seja o estilo, certamente fará um bonsai excepcional.

Em minha opinião o neagari é o estilo mais rápido e fácil de conseguir, pois muitas vezes as espécies brasileiras não possuem disposição radaial imediata como espécies tradicionais usadas em bonsai, fazendo com que nossas planta se adequem muito bem a esse estio. Sem falar no sekijoju, ishitsuki, etc.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil