|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 9:22 pm Assunto: Pteco por estaquia |
|
|
Amigos do bonsai , gostaria de saber se o ppteco , pega por estaquia , se sim gostaria de saber tambem a tecnica , o tipo de substrato etc. . .
Abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 9:51 pm Assunto: |
|
|
Caro joellagunasc
Já vi, aqui no Fórum, muitas informações a respeito das qualidades dessa bela planta.
Uma delas é resistência e a facilidade de pega por metodos de alporquia e estaquia.
Se tem a oportunidade de fazer, tente agora e principalmente na primavera e verão, epocas em que as chances são bem maiores de dar certo.
Acredito que uma boa mistura para acomodar as estacas seria, areia e terra granulada ou substrato para mudas e areia.
Abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 9:58 pm Assunto: |
|
|
Valeu Rogerio , tenho alguns ptecos , e sei que são muito rusticos e resistentes , por isso fiz umas 30 estacas de + ou - uns 10cm de comnprimento e da espessura de um palito para churrasco , com os galhos de um ptecão que eu podei este fim de semana.
Usei como substrato terra vegetal com prediscos.
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 10:29 pm Assunto: |
|
|
Que ótimo joellagunasc
Acredito que muitas irão pegar + se tiver um hormônio enraizador a probabilidade aumenta ainda +.
Quem sabe, futuramente, vc faz um,a floresta com estas estacas...
Veja essa do Roberto Gerpe
http://bonsaistudio.wordpress.com/2008/01/07/penjing-de-pithecolobium-tortum-por-roberto-gerpe/
Obs: Como é um gif com 12 fotos demora um pouquinho para carregar, + vale a espera ...
Abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 21, 2009 7:39 pm Assunto: |
|
|
Rogerio , muito bonito o trabalho do Gerpe. Dificel vai ser transporta-lo
Tenho muitos ptecos , aqui na minha região eles não existem , mas ganhei sementes de um colega do forum (Roberto Teixeira) o ano passado , ja estão com mais de 1m de altura , ganhei tambem 4 mudas de uns 10cm da grande Angela Fernandes , que tambem ja estão bem crescidos. Plantei todos no chão e este ano passei para o escorredor.
Abração
Confúcio |
|
|
 |
Lúcio Manoel Picanço 2.o PASSO

Registrado: 06/08/04 Idade: 82 Mensagens: 290 Localização: Teresópolis - RJ
|
Enviada: Ter Abr 21, 2009 8:24 pm Assunto: |
|
|
Oi companheiros de bonsai,
Não tenho boas notícias sobre estacas de Pitheco. Fiz algumas porém elas crian brotação. Mas depois de seis meses começaram a morrer. Estavam plantadas em areia, usei enraizador, entretanto não foram pra frente, retirei dos vasos e nenhuma tinha raiz. Não tive sucesso.
Um forte abraço a todos,
Lúcio |
|
|
 |
ANDRADE 2.o PASSO

Registrado: 13/10/05 Idade: 44 Mensagens: 272 Localização: ituporanga sc
|
Enviada: Qua Abr 22, 2009 12:22 pm Assunto: |
|
|
CAROS CLOLEGAS EM PRIMEIRO LUGAR QUERO COMPRIMENTAR NOSSO AMIGO LUCIO Q A UNS 2 ANOS ATRAS ME PRESENTIOU COM ALGUMAS SEMENTES DE PITECO QUE ESTÃO FANTASTICOS, MAIS ATE AGORA NAO CONSEGUI MUDAS DE ESTAQUIA E JA TENTEI VARIAS VESES DE INVERNO E VERÃO. UM ABRAÇO |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|