Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Celsius

Registrado: 13/04/09 Idade: 37 Mensagens: 54 Localização: Pouso Alegre-MG
|
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Seg Abr 13, 2009 6:13 pm Assunto: |
|
|
Realmente ficaram muito grandes as fotos. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Abr 13, 2009 7:15 pm Assunto: |
|
|
Escolheria a primeira foto como frente. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Celsius

|
Enviada: Seg Abr 13, 2009 8:14 pm Assunto: |
|
|
bom, eu gostei msm da primeira foto como frente... e quanto a mamadeira!? faço agora ou espero primavera!? |
|
|
 |
Celsius

|
Enviada: Ter Abr 14, 2009 5:16 pm Assunto: |
|
|
acabou de me surgir uma nova duvida... eu li uma materia sobre poda inicial que esta no site nipon bonsai, para definir os galhos e tudo mais tenho q desfolhar a planta? |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Abr 14, 2009 6:36 pm Assunto: |
|
|
Se você vai aramar ela tem que fazer desfolha pois tem que passar os arames no galho sem as folhas. Fica melhor. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Ter Abr 14, 2009 9:23 pm Assunto: |
|
|
Ajudinha com as fotos...
Celsius
Reduzi o tamanho das fotos para uma melhor visualização dos amigos do Fórum. Assim fica + fácil para darmos as opiniões.
 _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Abr 14, 2009 9:31 pm Assunto: |
|
|
Bonita a Jabu, quanto tempo neste substrato? Durante a primavera talvez seja bom trocar...
Por hora, acho que você pode começar a trabalhar a parte aérea, escolher quais galhos ficam, quais saem, e realizar algumas podas visando melhores brotações.. na primavera poderá fazer uma desfolha, sem as folhas é mais facil analisar a estrutura da planta. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Ter Abr 14, 2009 9:55 pm Assunto: |
|
|
Celsius
Citação: | quanto a mamadeira!? faço agora ou espero primavera!? |
Na minha opinião vc poderia colocar ela no escorredor agora + deve mexer com as raizes. Pelo que vejo o pote em que ela está é quase do tamanho de um escorredor, então vc pode coloca-la e completar com substrato do lado e uma pequena camada no fundo.
Quando chegar a primavera as raízes já devem estar aparecendo pelos buraquinhos, ai vc pode colocar ela na mamadeira. O substrato deve ser bem rico em matéria organica para que ela possa engordar + rápido.
Quanto a frente da planta eu, particularmente, gostei da 2ª e 3ª foto para ser a frente, mais isso vc terá + certeza quando verificar o nebari da planta.
Logo + vc poderá retirar um pouco do substrato da base da planta para ver como estão posicionadas as raízes e com um pouco de sorte já terá um "desenho" bem legal do nebari. Depois de decidir a frente cubra e coloque alguma coisa para marcar a frente. Pode ser um palito de sorvete na frente para futuramente não perder a direção certa.
Citação: | acabou de me surgir uma nova duvida... eu li uma materia sobre poda inicial que esta no site nipon bonsai, para definir os galhos e tudo mais tenho q desfolhar a planta? |
Quanto a desfolha a dica do Amigo Margos Castilho é verdadeira + eu não indicaria esse procedimento agora. Deixaria para fazer isso em janeiro ou fevereiro, época + quente e melhor par tal procedimento.
Se planta estiver plenamente saudável pode desfolhá-la para uma segunda brotação mais densa. Caso tenha dúvida quanto a saúde da mesma, deixe-a com folhas. Depois da desfolha proceda com a aramação.
Obs: Ao proceder a desfolha deve se deixar o pecíolo.
Para ter uma idéia de estilos, tem 2 que eu, também particularmente, gosto muito, pois são + naturais em uma Jabujticabeira.
Hokidachi
Moyogi
+ nada impede que tente outro estilo, ok!!!
Espero ter ajudado.
Abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Celsius

|
Enviada: Ter Abr 14, 2009 10:30 pm Assunto: |
|
|
bom, todos ajudaram muito.. eu vou fazer como o rogerio disse e passar para o escorredor... a materia organica pra completar o substrato poderia ser humus de minhoca!? |
|
|
 |
Celsius

|
Enviada: Ter Abr 14, 2009 10:34 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko escreveu: | Bonita a Jabu, quanto tempo neste substrato? Durante a primavera talvez seja bom trocar... |
bom, eu comprei ela tem pouco tempo... exatamente 15 dias... eh dakele tipo de pre bonsai que vende em lojinhas e afins... |
|
|
 |
Celsius

|
Enviada: Qua Abr 15, 2009 6:58 pm Assunto: |
|
|
acabei de plantar a jabuticabeira no escorredor... vou atualizar fotos depois, dei uma limpadinha na terra e começou a aparecer o enbari, ams como fui instruido para nao mecher muito no torrao agora, deichei ele quetinho...
bom, amanha quando a luz estiver favoravel posto as fotos... espero opinioes...
abraços |
|
|
 |
|