Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Jan 19, 2009 1:37 pm Assunto: Pitangueira de um amigo |
|
|
Ei,
essa planta é de um amigo meu o Romulo, apesar de cadastrado, ele ta sem internet rapida e com problemas para postar fotos, a planta é essa aqui;
gostaria da opnião dos amigos;
a minha opnião é q ele poderia deixar um galho secuNdario de sacrificil em cada galho da planta e tentar substituir o galho de fundo q alem de sai
muito proximo ao segundo galho ESTA junto com o 1º e usa-lo como galho de sacrificil tb. Dessa forma da pra almentar a conicidade tanto do tronco
quanto dos galhos, alem de dar uma engoradada na planta como um todo!
vou avisa-lo q já esta postado aqui para q ele possa debater com agente...
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Jan 20, 2009 10:20 am Assunto: |
|
|
Oi Filipe
O que me incomoda na pitangueira do amigo são as curvas do tronco muito "retas"... pouco naturais...
Porém de forma geral aparenta bons tratos e maturidade!!!
Minha idéia seria uma boa redução na altura, aproximando os galhos e arredondando a copa, características da nativa!
Fiz dois projetos:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 20, 2009 10:32 am Assunto: |
|
|
opah,
eu havia pensado nessa ultima projeçãom q vc fez amigo,
mas fiquei sem rgaça de falar pro Romulo na hora... prefire postar aqui pra ver oq os amigos iam sugerir, já avisei a ele q a planta dele esta aqui, .. ..
agora vou avisar q a pitangueira ganhou uma projeção muito BOA!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
GustavoLP 1.o PASSO

Registrado: 27/02/08 Mensagens: 121 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Ter Jan 20, 2009 2:09 pm Assunto: |
|
|
Muito bonita vai ficar essa pitangueira, gosto muito dessa espécie, pois tem que fazer curso para matar. Além disso, tem de monte na minha região.
Gostei das projeções do Alexandre, se fosse minha condiziria para a segunda
Abraço _________________ ___________
"Uma mente que se abre a uma nova idéia jamais retornará ao seu tamanho original" (Albert Einstein). |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Jan 21, 2009 9:19 pm Assunto: |
|
|
Felipe,
assim como o Alexandre a retidão do tronco com curvas muito agudas e sem uma sequência direita/esquerda/direita/esquerda deixou a planta um pouco sem naturalidade. Esta projeção do alexandre foi muito boa e com certeza vai dar uma planta muito melhor.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Jan 21, 2009 9:58 pm Assunto: |
|
|
Essa projeção nesse vaso ficou 10. Tanto a primeira como a segunda. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 22, 2009 12:35 pm Assunto: |
|
|
intaum,
apesar de não ser garoto de recados...rsrsrsrsrs
o Romulo continua com dificuldades pra postar, acho q ele perdeu a senha.
oq ele me escreveu no orkut!!!
acho q ele quase teve um troço:
"Car que coisa radical, ta doido.....to até com pena tanto trabalho "em vão"?!?!?!?! Será?!?!?!?!
Mais heim....Não to conseguindo nem comentar, não sei se é a senha que tá errada ou o que!!!!
Já tentei me cadastrar de novo mas o Mário disse que já estou cadastrado, será que vou ter que inventar um novo nome, data de aniversário e tals....
Inté, vou continuar tentando....até escrivi umas paradas, dúvidas, mas não consegui comentar....
Valew..."
intaum amigos, apreveito pra perguntar como ele pode reaver a senha caso a tenha perdido?
...
e só pra enfatizar; SERROTE NA PITANGA!!!
]RSRSRSRS
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jan 23, 2009 8:09 pm Assunto: |
|
|
Felipe,
o melhor é mandar um e-mail diretamente para o Mário. Aquela resposta deve ser a automática do fórum que vai perceber o registro duplo. Se trocar o nome já basta. Mas se mandar um e-mail ao mário acredito que possa ser resolvido.
Para entrar no côro... serrote nela. A segunda projeção foi órima, ela tira o arco que se formou para a direita, entre o primeiro e segundo patamares.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Sex Jan 23, 2009 8:42 pm Assunto: |
|
|
Muito bonito este exemplar.
Adorei as projeções do Alexandre, parabéns!!!!!
Abraço a todos
Thiago Giaconi |
|
|
 |
Romulo Silva da Costa

|
Enviada: Sáb Jan 24, 2009 9:38 am Assunto: |
|
|
Pessoal finalmente consegui postar... O usuário e a senha não estavam batendo. Agora sim!!!
Filipe, como seria esse galho secundário de sacrifício??? Em cada galho, mesmo os que restassem após a poda drástica sugerida pelo amigo Alexandre, deixaria um crescer livremente com a finalidade de engrossar o galho??? O galho de fundo atual seria de sacrifício também???
Alexandre, essas sua projeções são bem radicais, mas são bem atrativas, to numa duvida se passar a faca mesmo, pois essa pitangueira é o meu primeiro trabalho que realmente tem futuro, mas como vcs são experts, acho que recusar a ideai seria um erro, mas se for seguir sua projeção qual a melhor época para fazer a poda??? E poderia, como sugeriu o Filipe, fazer uma alporquia com o resto. Nas duas projeções o galho de fundo continuaria sendo o atual???
E os novos galhos seguindo a ordem 1º direita, 2º esquerda, 3º fundo e assim pordiante???
Darkaso, o que seria esse arco entre o primeiro e o segundo patamares??? Será o que estou pensando!!!
Obrigado desde já o apoio de todos...  |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jan 24, 2009 11:55 am Assunto: |
|
|
IAEW MEU BROTHER,
intaum, o galho de fundo q sugeri ser de sacrificil... era para outro projeto, nese projeto do alexandre, o galho fica sim!
vai pensando ai, q os amigos aqui do forum não vão deixar vc na mão fih....
Romulo a ordem idealseria 1°, fundo, 2°, frente.
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jan 24, 2009 9:53 pm Assunto: |
|
|
Romulo,
o arco é esse em vermelho. Na segunda projeção ele some, por isso a planta fica mais naural. Acho como você mesmo colocou, ela tem futuro e vale a pena investir em um final melhor para ela.
A alporquia em pirtangueira demora muito, seria para o fim do ano que vem.
A época boa para fazer as modificações é da primavera até o verão, o que ainda é uma boa, até porque a temperatura está ajudando por não estar tão quente no sudeste.
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Jan 24, 2009 10:30 pm Assunto: |
|
|
Oi Romulo
O amigo darkaso explicou bem a parte "não harmônica" que vemos nesta tua pequena árvore.
Realmente a primavera é a melhor época para estes trabalhos... mas aqui no Nordeste seguimos outro calendário  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Jan 25, 2009 3:31 am Assunto: |
|
|
Bela árvore!!
é ótima a segunda projeção do Alexandre + a sugestão do vaso. Não se preocupe em ter que fazer uma poda drástica na copa. Como os amigos já disseram, é investir agora pra ter uma planta de melhor qualidade daqui alguns anos...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Romulo Silva da Costa

|
Enviada: Dom Jan 25, 2009 6:03 pm Assunto: |
|
|
Hum, entendi a falte de harmonia.
Darkaso, umas duas semanas após a poda, arramação e replantio que fiz ela já estava com novas folhagens, bem vigorosa. Acho que se serrar ela agora ainda vai dar certo... ou esperar a próxima primavera, é mais garantia?!?!?!
Tenho muitas outras plantas pra trabalhar, não tenho porque me precipitar, rs...
Abraço e obrigado à todos!!! |
|
|
 |
|